Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Mamoplastia

Mamoplastia
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

A cirurgia plástica que modifica o aspecto das mamas pode trazer inúmeros benefícios às mulheres. Conheça os diferentes tipos de mamoplastia.

A mamoplastia é uma das cirurgias plásticas mais realizadas em todo o mundo, muito procurada por mulheres que desejam melhorar a aparência e harmonia dos seios com o restante do corpo. Isso porque o termo mamoplastia se refere a qualquer cirurgia plástica que altera o formato ou volume das mamas e não somente à colocação de implantes de silicone para aumentar o volume e dar sustentação aos seios, como muitas pessoas pensam.

O procedimento tem diversas outras finalidades que vão além apenas da estética, como redução do tamanho para seios excessivamente grandes, que causam dores nas costas e pescoço, ou também na reconstrução das mamas em casos de câncer.

Fale com a nossa equipe!

Falar com especialista!

Clincer

Tipos de mamoplastia

Como dito anteriormente, a mamoplastia possui diferentes finalidades, mas todos os procedimentos têm um mesmo objetivo: melhorar a autoestima das pacientes ao trazer mais harmonia e assimetria ao corpo feminino. Conheça os diferentes tipos de mamoplastia a seguir:

Mamoplastia de aumento

A mamoplastia de aumento é a cirurgia plástica dos seios mais conhecida e uma das mais realizadas em todo o mundo, afinal, é o procedimento que utiliza implantes de silicone para dar mais volume aos seios. Essa cirurgia é indicada para pacientes que estão insatisfeitas com o tamanho pequeno de suas mamas ou que são desproporcionais ao corpo, assimétricas ou ainda desejam restaurar o volume das mamas após gravidez, perda significativa de peso e doenças como câncer.

Esta cirurgia é realizada com anestesia local com sedação ou geral e dura cerca de uma hora. O cirurgião faz uma incisão, que pode ser na região da aréola, axilas ou abaixo dos seios, para inserir o implante de silicone, que pode ficar posicionado na frente ou atrás do músculo, decisão que varia de acordo com as características de cada paciente.

Mamoplastia redutora

O objetivo da mamoplastia redutora é diminuir as mamas muito grandes, que podem causar prejuízos físicos e emocionais às mulheres, pois seios muito volumosos podem causar problemas como:

  • Dores nas costas, ombros e pescoço;
  • Irritação na pele abaixo das mamas;
  • Flacidez e falta de sustentação nos seios;
  • Seios desproporcionais ao corpo.

A cirurgia retira o excesso de pele, gordura e tecido glandular por meio de incisões feitas em volta da aréola (no formato em L) ou no sulco mamário (formato de T invertido ou âncora). Os resultados da mamoplastia redutora são seios com aspecto mais natural e harmônicos ao restante do corpo.

Mastopexia

Também conhecido como lifting de mamas, o procedimento é indicado para dar mais firmeza aos seios e elevar as mamas caídas, uma consequência natural do processo de flacidez na região. Mulheres que possuem seios caídos (ptose mamária) ou assimétricos podem se beneficiar da mastopexia, que pode ser feita em conjunto com a mamoplastia redutora ou de aumento, dependendo do caso.

Mastoplastia

A mastoplastia, ou mamoplastia reparadora, é uma cirurgia plástica que visa corrigir algumas imperfeições mamárias, como formato e tamanho diferentes da aréola ou posição assimétrica dos seios.

Mamoplastia reconstrutiva

Esta cirurgia tem a finalidade de reconstruir as mamas, muito indicada para pacientes que sofreram algum tipo de trauma ou precisaram remover de forma parcial ou total os seios em decorrência de um tumor.

A mamoplastia reconstrutiva com a colocação de um implante de silicone pode ser feita posteriormente à mastectomia ou ser realizada ao mesmo tempo da retirada das mamas, tudo vai depender da avaliação individual do cirurgião do caso.

Agende uma consulta para realizar uma avaliação!

Falar com especialista!

Clincer

Cuidados pós-operatório

O período pós-operatório da mamoplastia envolve alguns cuidados para uma boa recuperação e cicatrização do local operado. Alguns cuidados podem variar de acordo com a técnica utilizada, mas independentemente do tipo de mamoplastia realizada, a paciente deve fazer uso do sutiã cirúrgico – inclusive para dormir – durante o período de um mês, no mínimo.

O período de recuperação pode ser maior ou menor, a depender de cada paciente, mas no geral o retorno às atividades de rotina ocorre depois de 30 dias. Outros cuidados recomendados são:

  • Evitar levantar os braços acima dos ombros;
  • Evitar esforços físicos ou levantamento de peso;
  • Realizar sessões de drenagem linfática de acordo com as orientações médicas;
  • Evitar exposição do local ao sol pelo período de 3 meses;
  • Não dormir de bruços por 30 dias;
  • Não fazer movimentos bruscos com os braços;
  • Retornar às consultas médicas nas datas marcadas.

Como é o resultado da mamoplastia?

Uma das maiores preocupações das pacientes que pensam em realizar essa cirurgia plástica é em relação à cicatriz. Com o avanço das técnicas utilizadas, as cicatrizes estão cada vez mais discretas e imperceptíveis, pois elas ficam escondidas debaixo de sutiãs ou biquinis. Já em relação ao formato e tamanho, isso vai depender da técnica utilizada e da quantidade de tecido removido durante o procedimento.

Os diferentes tipos de mamoplastia podem devolver a autoestima às mulheres e trazer mais satisfação com seu próprio corpo.

Entre em contato e saiba mais sobre esse e demais procedimentos!

Falar com especialista!

Clincer

Fontes:

Clínica Clincer

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica