Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Rinoplastia

Rinoplastia
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Procedimento pode ser indicado para fins estéticos ou para correção de alterações estruturais que impactam a funcionalidade nasal

A rinoplastia é um dos procedimentos estéticos mais realizados no Brasil, principalmente entre as pessoas na faixa etária dos 20 anos 35 anos. Mas engana-se quem pensa que a cirurgia tem fins apenas estéticos; ela também pode ser indicada para corrigir alterações que levam à disfuncionalidade nasal.

Quero corrigir a estética do meu nariz!

O que é a rinoplastia?

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico que visa alterar a estrutura do nariz, seja ela óssea, cartilaginosa ou funcional (septo e cornetos). Trata-se de uma cirurgia que pode tanto ter um objetivo clínico, como para corrigir dificuldades respiratórias, quanto estético, para alterar o tamanho ou formato do nariz, por exemplo.

Tipos de rinoplastia

A rinoplastia é classificada em algumas modalidades, dependendo do seu objetivo. Conheça mais cada uma delas a seguir.

Rinoplastia estética

Sem dúvida é o tipo de rinoplastia mais procurado nos consultórios de cirurgiões plásticos. É indicada quando a aparência do nariz causa incômodos e até mesmo constrangimentos. Por isso, a cirurgia é realizada para deixar o rosto mais harmônico, seja pela redução ou aumento do tamanho do nariz ou outras alterações.

Rinoplastia funcional

Este tipo de rinoplastia corrige alterações funcionais na estrutura nasal que podem causar problemas respiratórios, como o desvio no septo e alterações nos seios da face. Essas alterações podem ser congênitas ou adquiridas ao longo da vida.

Rinoplastia étnica

Essa rinoplastia é realizada em pessoas insatisfeitas com traços étnicos presentes no formato do nariz, como abas nasais abertas ou grandes ou quando a ponta do nariz é caída. Mesmo fazendo essas correções, garantir a harmonia facial é o objetivo do procedimento.

Rinoplastia secundária

É chamada rinoplastia secundária a cirurgia de correção ou revisão, ou seja, quando ela é realizada novamente em pacientes que já realizaram uma ou mais rinoplastias, mas que não ficaram satisfeitos com os resultados da cirurgia.

Rinoplastia reconstrutiva

É indicada no caso de traumas que ocorreram no nariz, como nos casos de acidentes, causando danos estruturais. É importante, neste tipo de rinoplastia, que o cirurgião considere as características do rosto e do nariz antes do trauma.

Quando é indicada a rinoplastia?

Conforme comentado anteriormente, a rinoplastia é uma cirurgia que pode ter fins estéticos ou clínicos, melhorando a funcionalidade do nariz. Assim, o procedimento é indicado para diversas situações, como para corrigir:

  • Tamanho do nariz, seja ele grande ou pequeno em relação à face;
  • Giba nasal sobressalente;
  • Abertura ou tamanho das asas nasais;
  • Projeção da ponta;
  • Nariz torto.

A rinoplastia também é uma opção para pessoas que têm dificuldade para respirar, roncam ou sofrem de apneia do sono.

O procedimento é recomendado para pessoas a partir dos 15 anos, idade em que o desenvolvimento facial do paciente já está concluído.

Como se preparar para a cirurgia no nariz?

Antes de realizar a rinoplastia, o paciente passa por uma avaliação com o cirurgião plástico para que sejam alinhadas expectativas em relação à cirurgia, informados os riscos e como o procedimento é realizado, além dos exames que devem ser feitos no pré-operatório. O cirurgião também poderá examinar, medir e fotografar o rosto do paciente para um melhor planejamento da intervenção.

Em geral, são pedidos exames de sangue e avaliações cardiológicas e anestesiológicas. Exames de imagem, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e raio-x também podem ser solicitados.

Além dos exames, o paciente também deve fornecer informações sobre seus hábitos de saúde e histórico médico. Em alguns casos pode ser necessária a suspensão do uso de medicamentos anticoagulantes.

É recomendado que seja realizado jejum de oito horas, suspensão do tabaco por cerca de 30 dias, assim como do consumo de bebidas alcoólicas antes da rinoplastia. Se possível, o paciente deve comparecer no dia da cirurgia acompanhado.

Como é feita a rinoplastia?

A rinoplastia é realizada com sedação intravenosa ou anestesia geral e dura, em média, de uma a duas horas. O procedimento deve ser realizado em centro cirúrgico hospitalar por profissional capacitado e especializado neste tipo de cirurgia. O período de internação, em geral, é de 24 horas.

O procedimento pode ser realizado de duas maneiras: aberto ou fechado. Independentemente da técnica escolhida, quando o objetivo da rinoplastia é diminuir o nariz, partes da cartilagem são retiradas, sendo necessário, em alguns casos, realizar uma raspagem ou lixamento do osso. Se o objetivo é aumentar o tamanho do nariz, o cirurgião realiza um enxerto feito com cartilagem, implante de próteses ou preenchimento no local.

Rinoplastia aberta

A técnica aberta, chamada exorrinoplastia, é feita por meio de uma pequena incisão realizada na faixa que tecido que separa as duas narinas, a columela.

Rinoplastia fechada

Nesta técnica, chamada endonasal, as incisões são feitas dentro das narinas. É por elas que o cirurgião consegue remodelar a estrutura do nariz.

Quero agendar uma consulta para realizar a rinoplastia!

Como é a recuperação da rinoplastia?

O paciente recebe alta hospitalar um dia após a realização da rinoplastia e, neste momento, é orientado pelo cirurgião sobre como proceder com os cuidados pós-operatórios para evitar complicações, dores e desconfortos. É comum, nas primeiras semanas, o aparecimento de inchaço e hematomas. O retorno às atividades de rotina costuma ocorrer após duas ou três semanas.

Em geral, são recomendados:

  • Uso de medicamentos analgésicos para controle da dor;
  • Manter repouso conforme orientação médica;
  • Evitar assoar ou esfregar o nariz durante o período de recuperação;
  • Não retirar o curativo sem autorização do cirurgião;
  • Repousar com a cabeça mais elevado do que o tronco;
  • No primeiro dia após a rinoplastia, recomenda-se uma dieta leve, fria ou morna. A partir do segundo dia, a alimentação é livre;
  • Voltar ao consultório para curativos e avaliação pós-operatória nos dias e horários estipulados;
  • Evitar se expor ao sol nos primeiros dias e até que o hematoma e o inchaço tenham desaparecido;
  • Retomar a prática de atividades físicas após 30 dias, desde que com aval do médico.

Resultados da rinoplastia

Os resultados da rinoplastia são permanentes e podem ser vistos após 30 dias depois da realização da cirurgia, porém, é apenas após cerca de um ano que o novo contorno nasal pode ser observado de maneira definitiva.

É importante destacar que, ao longo desse tempo, a estrutura pode sofrer mudanças graduais em sua aparência e, em alguns casos, ajustes menores podem ser necessários.

A rinoplastia deixa cicatrizes?

Depende do tipo de técnica usada pelo cirurgião. Na rinoplastia aberta, como a incisão é feita na columela, a cicatriz fica quase imperceptível, pois é bem pequena e fica em uma região em que é possível que ela fique escondida. Na técnica fechada, a cicatriz praticamente não aparece, pois as incisões são feitas dentro das narinas. Podemos dizer que esta é uma das principais vantagens da técnica.

Como escolher o cirurgião ideal?

Ao decidir realizar a rinoplastia, procure por um cirurgião plástico especializado neste tipo de procedimento, que seja membro de uma sociedade de especialidades, como da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Na consulta, tire todas as suas dúvidas sobre o procedimento e questione o médico. Não realize a rinoplastia se não estiver se sentindo seguro e bem-informado. Também é preciso estar atento ao local onde a cirurgia será realizada — em centro cirúrgico que conte com infraestrutura completa para este tipo de procedimento.

Também é válido buscar informações com quem já realizou a rinoplastia com o médico escolhido.

Entre em contato com a Clincer e agende sua consulta agora mesmo!

 Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

Revista Brasileira de Cirurgia Plástica;

Clincer.