Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Como funciona a rinoplastia aberta?

Como funciona a rinoplastia aberta?

A rinoplastia aberta é uma técnica cirúrgica que traz vantagens como maior segurança durante a cirurgia plástica do nariz. Conheça como é feita e os benefícios dessa opção.

A rinoplastia aberta é uma das técnicas utilizadas na cirurgia plástica do nariz, procedimento indicado para correção de diferentes tipos de insatisfações estéticas relacionadas ao tamanho, formato, angulação ou proeminência nasal.

A definição da técnica da rinoplastia é uma etapa posterior à avaliação do cirurgião plástico, sendo selecionada de acordo com as particularidades do caso.

Entender a opção entre a rinoplastia aberta ou a técnica convencional, bem como resultados e cuidados pós-operatórios, é fundamental desde a etapa de decisão quanto à realização da cirurgia plástica.

Qual a diferença entre a rinoplastia aberta e a convencional?

A principal diferença entre a rinoplastia aberta e a convencional, também chamada de rinoplastia fechada, refere-se à extensão e localização da incisão cirúrgica.

Na técnica cirúrgica convencional, as incisões são realizadas apenas na parte interna do orifício nasal, de forma que nenhuma cicatriz fica na parte externa.

Na rinoplastia aberta, é realizada uma incisão na columela e na parte interna de cada narina, viabilizando o deslocamento da pele e expondo as estruturas internas do nariz, o que melhora a visibilidade do cirurgião plástico durante a execução do procedimento.

São utilizadas tesouras cirúrgicas e retratores para dissecar a pele da estrutura de cartilagem e osso nasal que estão ocultos, com o objetivo de expor totalmente a estrutura do nariz.

Como é feita a rinoplastia aberta?

A rinoplastia aberta pode ser realizada tanto com a anestesia local com sedação como com a anestesia geral, a depender da preferência do cirurgião e recomendação do anestesista responsável.

Durante o procedimento, é realizada a incisão na columela e orifícios nasais, deslocando a pele para exposição das estruturas nasais.

A partir desse ponto, as condutas podem ser diferentes de acordo com o objetivo da rinoplastia, podendo incluir, por exemplo, remoção de tecidos sobressalentes responsáveis pelo tamanho do nariz, fratura do osso nasal para correção da giba, reposicionamento de tecidos para corrigir a angulação da ponta nasal, entre outros.

Dada a complexidade da estrutura nasal e do procedimento em si, a estimativa é que a rinoplastia aberta tenha duração média de duas horas. O paciente pode receber no mesmo dia ou no dia seguinte.

Quando a rinoplastia aberta é indicada?

A rinoplastia aberta é indicada quando consiste na técnica preferencial do cirurgião plástico escolhido, sendo que alguns profissionais optam sempre por esse método devido aos benefícios.

À parte dessa questão, a rinoplastia aberta será mais indicada quando o procedimento envolve alterações mais extensas e invasivas nas estruturas nasais, como fratura óssea, remoção de tecidos e uso de enxertos ou próteses.

Quais as vantagens e desvantagens do procedimento?

Como principal vantagem da rinoplastia aberta, destaca-se que a técnica melhora a visibilidade das estruturas nasais internas pelo cirurgião plástico, o que torna o procedimento mais seguro e detalhado.

A técnica também é vantajosa para a realização de alterações estéticas mais extensas, ampliando as possibilidades da rinoplastia em comparação com o método convencional.

Como desvantagem, trata-se de um procedimento mais invasivo, com duração maior e, consequentemente, com uma recuperação mais lenta, além de cicatrizes externas.

Principais cuidados no pós-operatório da rinoplastia

O pós-operatório da rinoplastia aberta pode ser um pouco mais dolorido e desconfortável em relação à técnica tradicional.

É comum que os pacientes levem de 7 a 10 dias para a retomada das atividades cotidianas, apresentando:

  • Desconfortos como inchaço;
  • Dificuldade para respirar nos primeiros dias;
  • Hematomas na face.

Após uma cirurgia plástica desse porte, o inchaço regride espontaneamente, sendo que internamente as estruturas podem demorar alguns meses para assentar adequadamente.

Durante a recuperação, especialmente enquanto tiver hematomas na face, o paciente deve evitar totalmente a exposição solar na região.

Apesar do tempo de recuperação não ser extenso, atividades mais onerosas, como exercícios físicos e esportes, demoram cerca de três meses para serem retomadas.

A rinoplastia aberta apresenta assim uma série de vantagens, sendo fundamental que o paciente converse sobre as técnicas disponíveis com o cirurgião plástico responsável ainda no pré-operatório.

Entre em contato e agende uma consulta com a Clínica Clincer.

Fonte:

Clínica Clincer