Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Qual a melhor opção de cirurgia para levantar a mama?

Qual a melhor opção de cirurgia para levantar a mama?

Cirurgia para levantar a mama pode ser de diferentes tipos de acordo com as necessidades da paciente. Conheça a seguir a mastopexia, a mamoplastia de aumento e redutora.

A cirurgia para levantar a mama é cada vez mais demandada por mulheres insatisfeitas com a estética de seus seios e desejam a correção da flacidez dos peitos, podendo ou não ser associada a outras técnicas para alterações no volume das mamas.

Apesar desse desejo, muitas mulheres têm dúvidas sobre quais são as cirurgias plásticas que podem ser realizadas para obter seios mais firmes e elevados. A seguir, conheça quais são esses procedimentos e quais as indicações de cada um deles.

Cirurgia para levantar a mama: quais as opções?

A cirurgia para levantar a mama ideal depende do tipo de seios da paciente, sendo que a avaliação especializada de um cirurgião plástico é fundamental para uma indicação mais propícia conforme as necessidades do caso.

Considerando que apenas o especialista poderá recomendar a cirurgia plástica ideal para levantar os seios e combater a flacidez mamária, conheça quais opções podem ser avaliadas a seguir:

Mastopexia

A mastopexia é a cirurgia plástica que visa justamente a correção de flacidez das mamas, sendo indicada para seios médios nos quais há um excesso de pele que pode ser decorrente de diferentes fatores, como envelhecimento, múltiplas gestações, perda significativa de peso ou até mesmo efeito sanfona recorrente.

Nesses casos, a cirurgia plástica será responsável pela remoção do excesso de pele e reposicionamento das estruturas mamárias para ter como resultado seios mais firmes e elevados.

Para pacientes que desejam aumentar o volume dos seios juntamente com a correção da flacidez dos peitos, é possível associar a mastopexia com a colocação de prótese de silicone.

Nessa opção, os procedimentos são realizados concomitantemente, evitando a necessidade de duas intervenções cirúrgicas que demandariam a realização de dois pré e pós-operatórios, além de riscos adicionais à paciente.

Mamoplastia de aumento

Quando a flacidez dos seios ocorre em mulheres com mamas pequenas, o excesso de pele pode ser corrigido apenas com a colocação da prótese de silicone por meio da mamoplastia de aumento.

Essa intervenção é indicada caso a paciente deseje aumentar os seios, além de corrigir a mama caída. É importante, nesses casos, que haja uma indicação do cirurgião plástico quanto aos resultados possíveis com a intervenção.

Caso a paciente não almeje o aumento das mamas, pode ser realizada apenas a mastopexia para correção de flacidez na mama, no entanto, é preciso avaliar com o especialista se essa abordagem trará resultados esteticamente satisfatórios à paciente.

Mamoplastia redutora

Em alguns casos, a cirurgia para levantar a mama pode ser a mamoplastia redutora. Essa intervenção é indicada para casos nos quais a flacidez e caimento dos seios estão relacionados com o volume excessivo dos peitos.

Nesses casos, a mamoplastia contempla a remoção do excesso de pele, mas também de tecidos, como glândulas e gordura que fazem com que os seios adquiram um tamanho desconfortável à paciente e inestético.

Em alguns casos, dependendo das recomendações médicas e da vontade da paciente, a mamoplastia redutora pode ser associada à colocação de prótese de silicone para manter os seios mais elevados e firmes.

A opção de qual a cirurgia para levantar a mama mais indicada à paciente, se a mastopexia, mamoplastia de aumento ou mamoplastia redutora, vai depender da análise do cirurgião plástico juntamente com a consideração das expectativas e desejos da paciente.

A motivação para realizar a cirurgia para levantar a mama é estética, de forma que se a mulher se sentir insatisfeita com essa característica deve buscar auxílio especializado de um cirurgião plástico.

Na avaliação do caso o profissional vai considerar as expectativas da paciente, mas também seu estado de saúde e possibilidades da cirurgia para levantar a mama.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.