A cicatriz do procedimento torna-se praticamente imperceptível após 1 ano, desde que a paciente adote os cuidados indicados pelo especialista
A cicatriz da mastopexia é, certamente, uma das principais preocupações de quem se submete a este tratamento de lifting mamário. Uma vez que esta é uma cirurgia plástica de caráter estético, uma cicatriz discreta certamente está entre os resultados esperados da intervenção.
Além do aspecto estético, a adoção de cuidados adequados com a cicatriz da mastopexia é essencial para que o paciente se recupere adequadamente do procedimento, sem danos à sua condição física. Ao todo, o processo de cicatrização do lifting de mamas pode levar cerca de 6 meses para estar completo, demandando atenção por todo este período.
O que é mastopexia?
O principal objetivo da mastopexia é corrigir o caimento e flacidez dos seios, elevando as mamas e colocando-as em sua posição original. Para isso, o cirurgião faz uma incisão para remover o excesso de pele e tecidos da região (o que inevitavelmente resulta em uma cicatriz).
Ao longo da vida, o corpo da mulher passa por diversas mudanças hormonais e físicas que impactam diretamente no tamanho de seus seios. Além disso, a pele das mamas perde sua elasticidade natural, favorecendo a flacidez e queda dos seios. A mastopexia é uma cirurgia plástica que visa combater os incômodos estéticos relacionados a este processo, levantando e remodelando os seios.
Como é feito o lifting de mamas?
A mastopexia é feita com a paciente sedada e realização de uma incisão. É por este corte que será removido o excesso de pele que está fazendo com que os seios tenham aparência de flácidos e caídos. Dessa forma, o cirurgião consegue remodelar as mamas para que elas voltem à sua posição original de maneira simétrica e com aspecto natural.
Caso necessário, é possível reposicionar as aréolas, alterar o tamanho dos mamilos ou até mesmo inserir próteses de silicone para devolver volume aos seios. A cirurgia plástica deverá sempre ser personalizada para atender às necessidades e anseios do paciente.
Tipos de cicatriz da mastopexia
A cicatriz da mastopexia depende do tipo de incisão aplicada no procedimento, que pode ser de 3 tipos principais:
- Pariareolar: o corte é feito na aréola, e tem formato de círculo;
- Periareolar e vertical: além da incisão ao redor da aréola, é feito um corte vertical abaixo da linha média da mama;
- T-invertido: é realizado um corte na parte inferior da incisão vertical, resultando em uma incisão parecendo a letra “T” de ponta cabeça.
Como fica a cicatriz da mastopexia?
Quando bem cuidada, a cicatriz da mastopexia se torna apenas uma linha fina de tonalidade muito semelhante à cor da pele do paciente, ficando praticamente imperceptível. As marcas atingem este aspecto mais natural após cerca de 1 ano, embora isso seja variável para cada organismo.
Cuidados pós-operatórios
O pós-operatório do lifting de mamas é considerado simples, com pouco incômodo à paciente. Para favorecer o processo de cicatrização, são recomendados cuidados como:
- Usar sutiã cirúrgico constantemente por, pelo menos, 1 mês;
- Evitar grandes movimentações com o braço;
- Evitar o tabagismo;
- Atentar-se à hidratação do corpo;
- Não tomar sol na área operada;
- Dormir de barriga para cima no primeiro mês da cirurgia;
- Tomar a medicação prescrita pelo cirurgião;
- Não praticar esportes até liberação médica.
Possíveis complicações na cicatrização da mastopexia
Como em todo procedimento cirúrgico, a cicatriz da mastopexia está sujeita a algumas complicações. Os principais riscos estão associados à infecção, sangramento, descoloração da pele, alterações de sensibilidade no local operado e aparência desfavorável.
Esses problemas são bastante raros, principalmente quando são adotados todos os cuidados pré e pós-operatórios. É recomendado acionar o cirurgião plástico assim que for notada qualquer alteração na cicatriz da mastopexia.
Entre em contato conosco e marque uma consulta para tirar dúvidas sobre esse e outros procedimentos.
Fontes: