Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Lifting de mama: cuidados antes e depois

Lifting de mama: cuidados antes e depois

A atenção aos cuidados pré e pós-operatórios do lifting de mamas é fundamental para o sucesso do procedimento

Realizada com o intuito de levantar as mamas, removendo o excesso de pele e reposicionando o tecido da região, o lifting de mama é chamado “mastopexia” e visa corrigir seios caídos e com flacidez. A adoção de determinados cuidados antes e depois do lifting de mama são fundamentais para o sucesso do procedimento.

Assim como ocorre com qualquer cirurgia plástica, a recuperação do paciente e os resultados obtidos não dependem apenas da técnica utilizada pelo cirurgião que realizou a mastopexia. Todo o processo antes e depois do lifting de mama influencia diretamente no resultado, garantindo a recuperação adequada da paciente e possibilitando que os objetivos da intervenção sejam alcançados de maneira satisfatória.

Explore as opções disponíveis para lifting das mamas.

Falar com especialista!

Clincer

O que é o lifting de mamas?

O lifting de mamas é uma cirurgia plástica que eleva os seios, colocando-os de volta em sua posição original. Trata-se de uma intervenção que não aumenta o volume mamário, mas soluciona a flacidez dos seios com o intuito de reduzir seu caimento (um efeito natural do processo de envelhecimento do organismo feminino).

Também chamada de mastopexia, o lifting de mamas é um dos procedimentos mais realizados no Brasil, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. A intervenção é muito procurada por mulheres que desejam reverter a queda natural dos seios e recuperar sua autoestima, e os cuidados antes e depois do lifting de mama fazem toda a diferença neste processo.

Como é feita a cirurgia?

Para a realização da mastopexia, a paciente precisa se submeter à anestesia peridural ou geral. Após o efeito da medicação, o cirurgião plástico faz uma incisão que pode ser localizada apenas ao redor da aréola do seio ou ser acompanhada de outra incisão vertical. A partir deste corte, é possível fazer a remoção do excesso de pele que faz os seios ficarem caídos e flácidos.

Em seguida, o cirurgião comprime os tecidos da região para que eles fiquem elevados e firmes. O último passo é o reposicionamento da aréola e sutura das incisões. Dependendo do nível de flacidez apresentado e dos objetivos da paciente, pode ser necessário inserir um implante de silicone para dar mais volume e firmeza aos seios.

Antes e depois do lifting de mama: quais os principais cuidados?

As recomendações para antes e depois do lifting de mama são muito semelhantes a qualquer outro tipo de mamoplastia. O pré-operatório inclui a realização de exames laboratoriais, avaliações médicas e mamografia, além de possíveis ajustes no estilo de vida da paciente.

O pós-operatório não é muito doloroso e apresenta riscos mínimos, desde que todas as recomendações de antes e depois do lifting de mama tenham sido seguidas adequadamente. Os principais cuidados nesta etapa são:

  • Repouso por cerca de uma semana;
  • Evitar movimentos bruscos e amplos com os braços;
  • Dormir de barriga para cima;
  • Usar sutiã cirúrgico por 30 dias, retirando apenas para tomar banho;
  • Tomar todas as medicações prescritas pelo especialista.

Marque uma avaliação com uma clínica especializada.

Falar com especialista!

Clincer

Para quem o tratamento é indicado?

A mastopexia é indicada para todas as pacientes que se sentem incomodadas com o caimento dos seios e apresentam condições de saúde para se submeter ao tratamento. A mulher também deve estar apta a se comprometer com todos os cuidados necessários antes e depois do lifting de mama.

Os principais fatores que contribuem para a flacidez das mamas e podem levar à indicação deste tipo de procedimento são:

  • Processo natural de envelhecimento;
  • Gestação e amamentação;
  • Oscilações significativas de peso;
  • Hereditariedade.

Mastopexia com ou sem prótese de silicone?

Dependendo das necessidades e expectativas apresentadas pela paciente em relação ao antes e depois do lifting de mama, a intervenção pode ser realizada com ou sem prótese de silicone. A mastopexia sem prótese é considerada a cirurgia clássica, na qual é corrigida a flacidez e queda das mamas.

Na mastopexia com silicone, é possível aumentar o volume dos seios, além de torná-los mais firmes e levantados. Esta é uma opção indicada para mulheres que acham que suas mamas são pequenas demais.

Entre em contato conosco e marque uma consulta para tirar dúvidas sobre esse e outros procedimentos.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

Clínica Clincer;

Portal PebMed.