A mastopexia é a cirurgia plástica indicada para os casos em que não foi possível prevenir a flacidez nos seios
O caimento das mamas é considerado uma das principais inimigas da autoestima feminina, já que esta alteração é capaz de causar um grande incômodo estético. O problema é chamado pela medicina de ptose mamária e, embora esteja diretamente associada ao envelhecimento do corpo, a idade não é a única entre as causas de flacidez nos seios.
Diversos fatores podem levar ao excesso de pele nas mamas, e conhecer as causas de flacidez nos seios é a melhor forma de aprender como evitar e combater este incômodo. Entenda melhor a seguir:
Causas de flacidez nos seios
A ptose mamária pode acometer seios de todos os tamanhos, e muitos especialistas defendem que não há como escapar da flacidez: cedo ou tarde, este problema acabará afetando as mamas (seja por causa da gravidade ou pela perda da elasticidade da pele).
Além do tempo e da gravidade, existem diversas outras causas de flacidez nos seios que podem acelerar o desenvolvimento deste incômodo estético. São eles:
Amamentação
Durante o período de amamentação, a glândula mamária aumenta de maneira significativa para conseguir produzir e armazenar leite. Como consequência, há um aumento do tecido gorduroso e estiramento da pele dos seios, favorecendo a flacidez.
Tabagismo
O consumo de tabaco prejudica as fibras elásticas da pele, que se torna mais flácida e favorecer a ptose.
Perda de peso
O chamado efeito sanfona, que consiste no constante ganho e perda de peso, pode prejudicar bastante a elasticidade da pele, que se torna mais fina e frouxa.
Exposição excessiva ao sol
Quando a pele fica exageradamente exposta aos raios solares sem a devida proteção, o processo de degeneração do colágeno é acelerado, favorecendo assim a flacidez nas mamas.
Hereditariedade
A herança genética tem grande influência sobre a firmeza das mamas: caso haja histórico familiar de ptose mamária, há uma grande chance de que você também apresente a alteração.
Uso inadequado de sutiã
Além das causas de flacidez nos seios descritas acima, o uso inadequado de sutiã pode favorecer a ptose, especialmente em mulheres com mamas volumosas e pesadas.
É possível prevenir a flacidez nos seios?
Embora esta não seja uma alteração que possa ser totalmente prevenida, evitar as principais causas de flacidez nos seios é uma excelente maneira de combater este incômodo estético. Alguns dos principais cuidados que devem ser adotados são:
- Praticar exercícios físicos para os peitorais;
- Manter o peso corporal adequado e estável;
- Alimentar-se de maneira adequada;
- Investir na hidratação do corpo e da pele;
- Evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas;
- Escolher um modelo de sutiã adequado para o busto e peso dos seus seios;
- Usar protetor solar para prevenir o envelhecimento da pele.
Mastopexia: cirurgia para levantar as mamas
Se, mesmo com todos os cuidados para evitar as causas de flacidez nos seios, o problema não pôde ser evitado, a única solução possível é a cirurgia de lifting de mamas: a chamada mastopexia. Neste procedimento, o cirurgião plástico remove os excessos de pele e remodela os seios da paciente, tornando-os firmes novamente.
A intervenção pode ser associada ao uso de próteses de silicone para reposição do volume mamário, dependendo das características e vontades da paciente. Para fazer com que os seios retornem a seu local original, o cirurgião plástico também pode reposicionar e remodelar as aréolas.
É importante lembrar que a mastopexia requer a adoção de cuidados específicos tanto para recuperação do procedimento, como para manutenção dos resultados alcançados. Se a paciente continuar sendo descuidada em relação às causas de flacidez nos seios, a ptose mamária pode voltar a se desenvolver com o passar do tempo.
Entre em contato conosco e marque uma consulta para tirar dúvidas sobre esse e outros procedimentos.
Fontes: