Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Cuidados com a cicatriz da abdominoplastia

Cuidados com a cicatriz da abdominoplastia

Conhecer os melhores cuidados com a cicatriz da abdominoplastia é importante para diminuir o tempo de recuperação e obter resultados estéticos significativos

Os cuidados com a cicatriz da abdominoplastia são indispensáveis para minimizar as chances de complicações pós-operatórias e tornar mais satisfatório o resultado definitivo da cirurgia plástica.

A abdominoplastia é a cirurgia plástica indicada para remoção do excesso de pele do abdômen que causa a flacidez.

Para realização do procedimento, o cirurgião plástico pode optar por uma incisão horizontal de um lado a outro na região acima do púbis (ou uma versão menor na miniabdominoplastia) ou a incisão em T invertido, que inclui uma incisão vertical desde o umbigo.

O tamanho da incisão cirúrgica depende diretamente da extensão da cirurgia, incluindo se haverá correção da diástase abdominal e quantidade de pele removida.

Quais os principais cuidados com a cicatriz da abdominoplastia?

Os cuidados com a cicatriz da abdominoplastia fazem parte das recomendações pós-operatórias que serão devidamente informadas pela equipe médica antes da alta hospitalar.

As indicações a seguir costumam fazer parte dessas recomendações, mas é sempre importante se atentar às prescrições específicas para o caso.

Cinta pós-cirúrgica

Um dos principais cuidados com a cicatriz da abdominoplastia é fazer o uso correto da cinta pós-cirúrgica que, em geral, é colocada ainda no centro cirúrgico, pois garante a estabilização da região operada, além de protegê-la.

O cirurgião plástico pode indicar que a cinta não seja retirada por alguns dias, fazendo a higienização corporal com lenço ou que a remoção ocorra apenas para tomar banho.

O uso contínuo da cinta pós-cirúrgica deve ser feito por todo o primeiro mês, removendo o item apenas para tomar banho, momento que a incisão deve ser higienizada, e nas sessões de drenagem linfática. Ao dormir, deve-se continuar com a cinta.

No segundo e terceiro mês após a cirurgia, a cinta pós-cirúrgica pode ser usada por períodos menores, mas, ao menos, 12 horas por dia.

Higienização

Entre os cuidados com a cicatriz da abdominoplastia está a higienização da incisão cirúrgica nos primeiros dias. A limpeza deve ser feita com sabão neutro e mantida seca antes de colocar a cinta, o que previne a formação de seroma.

O uso de pomadas só deve ser feito caso haja recomendação do especialista, mas, normalmente, recomenda-se manter o local bem sequinho para melhorar a cicatrização.

Repouso

O repouso é indispensável para uma boa cicatrização. Nos primeiro dias, mantenha-se deitada, preferencialmente apoiada em almofadas sem ficar na posição vertical. A partir do dia seguinte é recomendado iniciar leves caminhadas no cômodo para prevenir quadros de trombose e pode ser indicado o uso de cinta compressora na perna, caso houver alguma tendência nesse sentido.

Deve-se evitar ainda incidir força na região operada, mesmo para levantar-se. É importante que a paciente se afaste de atividades que demandam movimentos rápidos e bruscos, como dirigir ou fazer exercícios físicos.

Drenagem linfática

A realização de sessões de drenagem linfática no pós-operatório é mais um dos cuidados com a cicatriz da abdominoplastia, pois a técnica ajuda a amenizar o inchaço, reduzir as chances de complicações, como o seroma ou infecções, e ainda acelera a recuperação e cicatrização dos tecidos.

Alimentação

Dada à localização da cicatriz da abdominoplastia, é importante ter uma alimentação saudável e balanceada nas primeiras semanas, priorizando especialmente uma ingestão adequada de fibras para um bom funcionamento intestinal.

Quadros de constipação no pós-operatório podem causar problemas na cicatrização devido à pressão exercida no abdômen.

Exposição solar

O sol é um inimigo da cicatrização, devendo ser evitada a incidência direta na região operada, especialmente no primeiro mês. A radiação solar pode causar sangramentos no local e manchas, principalmente se a pele estiver com hematomas.

Cigarro

O tabaco é outro vilão da recuperação pós-operatória, pois compromete a microcirculação sanguínea responsável pela oxigenação das células.

A recomendação é que o tabaco seja interrompido, ao menos, três meses antes e três meses da cirurgia plástica, mas a melhor opção é, sem dúvida, parar de fumar definitivamente.

Acompanhamento médico

O acompanhamento médico no pós-operatório é fundamental. Cerca de 14 dias após a cirurgia plástica, será feita a remoção dos pontos com o cirurgião plástico que vai avaliar o quadro e pode fazer recomendações específicas de acordo com a evolução da cicatrização.

Correção das cicatrizes

Os cuidados com a cicatriz da abdominoplastia reduzem as chances de formação de cicatrizes inestéticas, como a queloide e a cicatriz hipertrófica, mas elas ainda podem ocorrer, tendo relação com as características de cada pessoa individual.

Caso identifique qualquer alteração na cicatrização, o médico responsável deve ser informado com urgência para avaliar o caso e prescrever a conduta ideal.

Se formarem cicatrizes inestéticas, pode-se recorrer inicialmente ao uso de medicações tópicas e, caso elas não deem resultados, à cirúrgica de correção de cicatrizes.

Assim, os cuidados com a cicatriz da abdominoplastia são importantes para preservação da saúde da paciente e também melhores resultados estéticos posteriores.

Entre em contato conosco e marque uma consulta para tirar dúvidas sobre esse e outros procedimentos.

Fontes:

Clínica Clincer.