A cicatriz da mamoplastia geralmente é bastante discreta e imperceptível, mas sua aparência depende dos cuidados tomados no processo de recuperação cirúrgica
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a mamoplastia estética é um dos procedimentos mais realizados no Brasil, sendo realizadas mais de 800 mil cirurgias com esse objetivo.
O procedimento é bastante comum entre as mulheres, uma vez que propõe mudanças na região dos seios. Existem vários tipos de cirurgia de mama e cada uma possui um objetivo diferente. São elas:
- De aumento: é feita a colocação de prótese, apenas, sem que haja a necessidade da retirada da pele;
- Redutora: realizada em mulheres que possuem os seios grandes ou que precisam retirar o excesso de pele. O objetivo é reduzir e promover o levantamento das mamas;
- Mastopexia: é realizada com o intuito de levantar os seios e pode ser com ou sem prótese.
Uma das maiores preocupações quando uma mulher procura pela mamoplastia está relacionada ao resultado apresentado, especialmente no que diz respeito à cicatriz da mamoplastia.
Como é a cicatriz da mamoplastia?
A cirurgia para a realização desses procedimentos é feita por meio de alguns tipos de incisões que podem ser usadas de acordo com o objetivo final, seja ele reduzir ou aumentar. Podem ser:
- Cicatriz da mamoplastia apenas ao redor da aréola: geralmente vista em casos em que se realiza a mastoplastia com prótese ou a paciente apresenta uma mama com pouca flacidez;
- Mamoplastia com cicatriz ao redor da aréola e vertical: este tipo de incisão é indicado para mamas com flacidez moderada. A cicatriz da mamoplastia fica localizada apenas ao redor da aréola e na vertical;
- Mamoplastia com cicatriz em “T” invertida: realizadas por mulheres que possuem muito excesso de pele ou em casos de redução das mamas. A cicatriz da mamoplastia neste tipo de procedimento fica localizada ao redor da aréola, na vertical e na horizontal. Já a sua extensão varia de acordo com a quantidade de pele a ser retirada.
Vale destacar que a cicatriz da mamoplastia é bastante discreta, embora sua aparência geral dependa diretamente da localização da incisão. Nos primeiros seis meses, por ainda não haver pigmentação na região cicatricial, a cor da cicatriz varia conforme a vasodilatação dos vasos da pele que variam com a temperatura. Por isso, a cicatriz pode ficar avermelhada ou arroxeada, dependendo do clima.
Essa é uma reação esperada do organismo, e a tendência é que após 6 meses a cicatriz vá se tornando mais clara e discreta com a produção de melanina. Por isso a importância de não tomar sol nos primeiros seis meses em cima da cicatriz.
Fases da cicatrização
A cicatrização da mamoplastia é muito importante para que a pele da paciente retorne ao normal. Por isso, durante o processo de recuperação, a pele passa pelas seguintes fases:
- Inflamatório: tem duração de 72 horas, havendo dor, calor, inchaço e vermelhidão no local;
- Proliferativo: tem duração de 14 a 21 dias e, nessa fase, ocorre a restituição dos vasos sanguíneos e linfáticos. Além disso, durante esse processo o organismo começa a produzir novamente o colágeno;
- Maturação: ocorre apenas até 2 anos da realização da mamoplastia. Nessa fase há a redução da vascularização e o alinhamento das fibras de colágeno.
Como cuidar da cicatriz mamoplastia?
Os principais cuidados que devem ser tomados com a cicatriz da mamoplastia no pós-operatório são considerados simples e tranquilos, porém devem ser seguidos à risca para evitar possíveis problemas futuros.
O principal ponto é evitar esforço ou exercícios físicos, uma vez que a recomendação é repouso relativo. As primeiras semanas são essenciais para que o tratamento tenha uma eficácia de 100% e uma boa cicatrização da pele, sendo necessário que a paciente respeite o período total de recuperação indicado pelo médico.
Após o procedimento é preciso seguir os seguintes passos:
- Evitar esforço físico e a realização de atividades que envolvam levantar os braços, de modo a não prejudicar a recuperação e a formação da cicatriz da mamoplastia;
- Utilizar o sutiã pós-operatório indicado pelo médico, a fim de garantir a imobilização do local;
- Ter uma boa alimentação para ajudar no processo de cicatrização. O consumo de alimentos ricos em vitamina C é essencial para ajudar na produção do colágeno.
- Realizar a higienização da cicatriz de acordo com a orientação médica, utilizando os medicamentos prescritos pelo especialista;
- Evitar substâncias como cigarro e bebidas alcoólicas principalmente enquanto estiver utilizando medicações prescritas.
Entretanto, o principal ponto é escolher um bom cirurgião plástico para garantir a segurança e o resultado esperado no pós-operatório, o que inclui a aparência da cicatriz da mamoplastia.
Qual a melhor pomada para cicatriz de mamoplastia?
Depois que a cicatriz da mamoplastia estiver bem sequinha, pode ser indicada a utilização de pomadas e cremes que ajudam a melhorar e clarear o local onde foi feita a incisão. Os produtos mais recomendados para a cicatrização são:
- Produtos à base de pantenol (vitamina B5), vitamina A e E: aceleram a formação de uma nova pele;
- Pomada à base de gel de silicone médico: esse produto reduz as chances de cicatrizes hipertróficas e geralmente são usados após 21 dias;
- Creme à base de cepalin, alantoína e heparina sódica: para evitar o surgimento de queloides e cicatrizes hipertróficas e para ajudar na recuperação da pele.
O ideal é que as pomadas e cremes sejam indicados pelo médico responsável pela intervenção. Quer saber mais sobre a cicatriz da mamoplastia e outros detalhes a respeito do procedimento? Entre em contato e agende uma consulta!
Fontes:
Clínica de Cirurgia Plástica – Clincer