Tratamento reúne diferentes procedimentos que, combinados, trazem harmonia e jovialidade ao rosto do paciente
A harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos combinados que são aplicados no rosto do paciente com o intuito de melhorar a aparência geral da face, suavizando traços e tratando os sinais de envelhecimento. O tratamento é totalmente feito com uso e aplicação de produtos, sem cortes e incisões.
Indicada para homens e mulheres que desejam melhorar a aparência do rosto, a harmonização facial melhora o equilíbrio e a proporção entre as variadas áreas do rosto, tais como nariz, sobrancelhas, queixo e bochechas. As regiões são escolhidas de acordo com as características faciais de cada paciente e suas necessidades estéticas.
Como é feita a Harmonização facial?
Uma vez que combina diferentes técnicas, escolhidas de acordo com o objetivo de cada paciente, e áreas que serão tratadas, a harmonização facial pode ser executada de diferentes maneiras. Não existe, portanto, uma única e definitiva forma de realizar o procedimento.
Cabe a um profissional especializado a tarefa de avaliar cuidadosamente o rosto do paciente, identificando quais substâncias podem ser aplicadas em cada região. Em geral, os principais produtos e tratamentos utilizados na harmonização facial são:
- Ácido hialurônico;
- Toxina botulínica;
- Colágeno;
- Ultrassom microfocado.
Quais são os riscos da Harmonização facial?
Por mais que a harmonização facial seja um procedimento seguro, é essencial que o tratamento seja realizado por um profissional devidamente capacitado a aplicar cada uma das técnicas que serão utilizadas.
Os riscos do procedimento estão relacionados, principalmente, à má execução dos tratamentos, o que pode levar à deformação facial, necrose dos tecidos e obstrução do fluxo sanguíneo. As condições de higiene do local onde o procedimento é realizado também são essenciais, evitando infecções.
Quais os cuidados após o procedimento?
Considerando que a harmonização facial é bastante individualizada, os cuidados após o procedimento e o processo de recuperação podem depender bastante. Normalmente, pacientes que receberam aplicação de toxina botulínica e fizeram preenchimentos faciais poderão retomar a rotina já no dia seguinte.
Em geral, é recomendado apenas evitar a exposição solar para evitar manchas. Outros cuidados devem ser recomendados pelo especialista, conforme necessidade e de acordo com os tratamentos realizados.
Quais os benefícios?
A harmonização facial é capaz de promover um aspecto mais jovem e equilibrado ao rosto do paciente, e tem como principais benefícios:
- Resultados imediatos;
- Procedimento rápido;
- Tratamento minimamente invasivo;
- Ajuda na prevenção do envelhecimento;
- Realça a beleza natural de cada paciente;
- Promove satisfação e bem-estar estético, aprimorando a autoestima do paciente;
- Resultado individualizado e personalizado às necessidades de cada pessoa.
Vale lembrar, entretanto, que muitos dos efeitos da harmonização facial não são permanentes, sendo indicado repetir o procedimento periodicamente, caso o paciente deseje. É o caso, por exemplo, da aplicação de toxina botulínica.
Como procurar um bom especialista?
Atualmente, esse é um ponto muito discutido entre os profissionais de saúde e estética. O ideal é que o tratamento de harmonização facial seja feito por um médico que tenha conhecimento especializado na área de estética facial, com experiência nos procedimentos que serão realizados.
A Clínica Clincer, por exemplo, acumula mais de 45 anos de experiência no segmento de cirurgias plásticas. Para quem deseja trazer mais harmonia ao rosto, os especialistas da clínica estão aptos a realizar cirurgias de lifting facial, mentoplastia, otoplastia, rinoplastia e blefaroplastia. Quando combinados a tratamentos de harmonização facial, esses procedimentos podem trazer resultados ainda mais satisfatórios ao paciente.
Saiba mais sobre essa e demais cirurgias com a Clínica Clincer. Entre em contato agora mesmo!
Fontes: