Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Mamoplastia redutora: indicação e riscos

Mamoplastia redutora: indicação e riscos
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Saiba quando a cirurgia para redução das mamas é indicada e quais são os principais riscos

A cirurgia de redução de mama, também conhecida como cirurgia de mamoplastia redutora, é um procedimento procurado por quem deseja diminuir o tamanho dos seios. Os motivos podem ser os mais variados e vão desde razões estéticas até questões de saúde.

Antes de realizar a cirurgia de mamoplastia redutora é importante que a paciente conheça bem os seus riscos e indicações, além de ter confiança no cirurgião plástico escolhido, que deve ser um profissional competente e capacitado. Para ajudar nesse momento de decisão, separamos as principais indicações e riscos da intervenção cirúrgica para as mulheres.

Quero reduzir o tamanho dos meus seios!

Quando a cirurgia de mamoplastia redutora é indicada?

Para a cirurgia de mamoplastia redutora ser indicada, a paciente precisa ter o desenvolvimento completo da mama, que costuma acontecer na maioridade, por volta dos 18 anos. Esperar o desenvolvimento completo é importante para que a paciente não precise ser submetida a mais um procedimento cirúrgico caso as mamas cresçam ainda mais.

Outra situação em que a cirurgia de redução de mama pode ser indicada é quando as mamas possuem, cada uma, mais de 800 gramas. Essa é uma condição que faz com que os tecidos mamários se desenvolvam além do usual, podendo causar problemas de saúde — como a sobrecarga da coluna — pelo excesso de peso das mamas, além da insatisfação da paciente com o próprio corpo.

Como é o pré-operatório da cirurgia de redução de mama?

A principal avaliação antes da cirurgia de mamoplastia redutora acontece no consultório médico e analisa o estado clínico geral da paciente. Nessa consulta, o cirurgião deverá solicitar exames laboratoriais, exames de imagem, avaliações psicológicas e entender melhor o estilo de vida da paciente.

Esses critérios são importantes para a possível indicação de cirurgia de redução de mama, que ainda leva em conta outras características, como:

  • Tamanho da mama;
  • Firmeza e elasticidade da pele;
  • Localização do mamilo nos seios.

Assim que todos esses pontos forem entendidos pelo médico, a paciente estará apta ou não para a cirurgia de mamoplastia redutora e deverá seguir as orientações corretamente.

Como é a cirurgia de mamoplastia redutora?

Durante a cirurgia, o médico realiza uma pequena incisão para a retirada dos excessos das mamas, que podem envolver tanto a gordura, quanto o tecido, quanto a pele.

Na sequência, acontece o reposicionamento das mamas e das aréolas, que podem ser reduzidas. Para finalizar o procedimento, o médico cirurgião fecha a incisão de acordo com o método escolhido no plano de cirurgia.

Quero agendar uma avaliação para realizar a mamoplastia redutora!

Como é o pós-operatório da cirurgia de redução de mama?

Após a cirurgia de mamoplastia redutora, a paciente deve respeitar o período de repouso recomendado pelo médico, que pode levar de 7 a 15 dias.

Tempo de recuperação

Algumas atividades físicas mais intensas, que envolvem o uso dos braços, devem ser evitadas nos primeiros seis meses após a cirurgia de mamoplastia redutora. Contudo, as tarefas mais corriqueiras, como trabalhar e dirigir, podem ser retomadas aos poucos após cerca de 30 dias de cirurgia.

Cuidados com a cicatriz

Apesar da incisão para a cirurgia de redução de mama ser bem pequena, a cicatrização pode levar até um ano para acontecer. Durante esse período, a paciente deverá adotar algumas medidas preventivas para que o procedimento aconteça da melhor forma possível.

Entre os principais cuidados, podemos citar:

  • Usar sutiã cirúrgico pelo tempo indicado;
  • Manter os cuidados com os curativos e higiene local;
  • Evitar exposição da região operada ao sol sem proteção;
  • Evitar movimentos bruscos e carregar peso;
  • Fazer drenagem linfática de acordo com a indicação médica.

O que esperar dos resultados?

Embora os resultados possam ser notados logo que o procedimento é realizado, os efeitos definitivos da cirurgia de mamoplastia redutora serão vistos depois de alguns meses, quando não houver mais inchaço na região. O período total de recuperação demora, em média, um ano.

mamoplastia redutora é uma cirurgia que traz diversos benefícios à mulher, como:

  • Elimina a queda das mamas;
  • Diminui as dores nas costas e no pescoço;
  • Corrige a má postura;
  • Evita machucados no local da alça do sutiã;
  • Elimina o risco de assaduras abaixo dos seios, causadas pelo suor;
  • Aumenta a autoestima da paciente.

Entre em contato com a Clincer e agende sua consulta agora mesmo!

Fonte:

Clínica Clincer

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Revista Brasileira de Cirurgia Plástica