Cirurgia plástica do rosto suaviza os sinais do envelhecimento e proporciona uma aparência mais rejuvenescida
Conforme os anos passam, a pele do rosto vai perdendo sua firmeza e elasticidade e é natural que ela fique mais flácida com algumas marcas de envelhecimento. Por esse motivo, as buscas por cirurgias plásticas estão em grande evidência na atualidade, afinal as pessoas estão mais preocupadas em manter uma aparência bonita e saudável por mais tempo.
Um dos procedimentos mais procurados nas clínicas de cirurgia plástica é justamente a ritidoplastia, um tratamento estético indicado para amenizar os sinais do envelhecimento facial. Neste conteúdo, vamos falar todos os detalhes da ritidoplastia, como é feita, para quem é indicada e os cuidados pré e pós-operatórios desta cirurgia plástica.
Quero realizar um tratamento para rejuvenescer o meu rosto!
O que é ritidoplastia?
A ritidoplastia é a cirurgia plástica facial indicada para amenizar os sinais de envelhecimento do rosto e pescoço, tais como rugas, vincos, linhas de expressão e flacidez. Conhecida popularmente como lifting facial, a cirurgia remove o excesso de pele e reposiciona as estruturas da face para o paciente ficar com uma aparência mais rejuvenescida, mas sem que perca seu aspecto natural.
Tipos de ritidoplastia
Existem três tipos de ritidoplastia, sendo que cada um corresponde a uma parte do rosto onde o procedimento é realizado, são eles:
- Ritidoplastia frontal: promove o rejuvenescimento no terço superior da face, na região da testa e glabela;
- Ritidoplastia malar: feita no terço médio, a parte central do rosto, para corrigir imperfeições nas bochechas, pálpebras e bigode chinês;
- Ritidoplastia cervical: realizada no terço inferior, na região do pescoço, geralmente para reduzir a papada.
O lifting facial também pode ser feito nas três áreas do rosto, neste caso o procedimento é chamado de ritidoplastia completa.
Para quem é indicada a ritidoplastia?
O procedimento é indicado para pessoas com mais de 40 anos que estão incomodadas com os sinais do envelhecimento em sua aparência. A ritidoplastia também é um tratamento viável para pacientes que apresentam um envelhecimento precoce da pele do rosto, seja ocasionado por fatores genéticos ou maus hábitos, como tabagismo, consumo exagerado de álcool e exposição excessiva ao sol sem proteção.
O lifting facial pode corrigir algumas imperfeições que surgem com o nosso envelhecimento, tais como:
- Rugas e linhas de expressão na testa;
- Excesso de gordura e flacidez na região das bochechas e papada;
- Vincos nas pálpebras inferiores;
- Flacidez e acúmulos de gordura na região do queixo e a mandíbula;
- Perda de tônus muscular;
- Caimento das sobrancelhas e dos lábios por flacidez;
- Sulco nasogeniano, linha de expressão conhecida como bigode chinês.
A indicação da ritidoplastia deve ser feita pelo cirurgião plástico após ouvir as queixas do paciente e avaliar seu quadro de saúde para considerá-lo apto ao procedimento.
Como se preparar para a cirurgia?
O pré-operatório começa com uma conversa com o cirurgião plástico para alinhar as expectativas do paciente em relação aos resultados do lifting facial. Vale dizer que essa cirurgia plástica não é capaz de impedir o processo natural do envelhecimento, já que ela só corrige algumas imperfeições que ocorrem com o passar dos anos e podem voltar se o paciente não tomar os cuidados necessários.
Em seguida, são solicitados exames laboratoriais para comprovar que o paciente se encontra em bom estado de saúde. Além disso, o médico recomenda os seguintes cuidados pré-operatórios:
- Parar de fumar alguns dias antes da cirurgia;
- Interromper o uso de medicamentos anticoagulantes;
- Fazer um jejum mínimo de 8 horas;
- Não utilizar maquiagem, creme facial ou joias no dia da ritidoplastia.
Quero agendar uma consulta para realizar a ritidoplastia!
Como é feita a ritidoplastia?
A ritidoplastia é feita em ambiente hospitalar pelo cirurgião plástico, um procedimento que costuma durar de 2 a 5 horas, dependendo da área operada. O paciente recebe anestesia local com sedação intravenosa ou geral.
Na ritidoplastia completa, o cirurgião faz uma incisão na linha do couro cabeludo para visualizar as estruturas faciais. Em seguida, ele remove o excesso de pele e gordura para melhorar o contorno facial e amenizar as rugas, além de reposicionar as estruturas da face para dar mais sustentação ao rosto. Por fim, a incisão é fechada com sutura e bandagem para proteger o local.
O lifting facial é um procedimento seguro, mas apresenta riscos como toda intervenção cirúrgica, tais como infecções, sangramentos, inflamação nos pontos, seroma e problemas de cicatrização.
Como é o pós-operatório da ritidoplastia?
O pós-operatório da ritidoplastia costuma ser tranquilo, principalmente se o paciente seguir todas as recomendações médicas. O tempo médio de recuperação leva em torno de 15 dias, podendo variar de paciente para paciente. Neste período, é recomendado repouso, além de dormir de barriga para cima com a cabeça elevada e fazer compressas geladas na face. Outros cuidados recomendados são:
- Evitar exposição solar por 30 dias;
- Não molhar o rosto durante o banho;
- Limpar o rosto com algodão e água;
- Não retirar a bandagem até retornar ao médico;
- Tomar medicamentos indicados pelo médico.
Inchaço e hematomas são normais e desaparecem após alguns dias. Os primeiros resultados já podem ser vistos após 3 meses com uma aparência mais jovem, descansada e que otimiza as características naturais do rosto, mas o resultado definitivo da ritidoplastia aparece em 12 meses.
Como escolher um especialista em cirurgia plástica facial?
Para colher todos os benefícios do lifting facial, é fundamental escolher um bom cirurgião plástico. Para isso, certifique-se que o profissional seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o que atesta que é um cirurgião com o conhecimento e experiência necessários para realizar uma cirurgia plástica facial.
Além disso, procure saber a opinião de outros pacientes que passaram pelo mesmo procedimento e agende uma consulta para conhecer as instalações da clínica e conversar com o cirurgião plástico para tirar todas as suas dúvidas e alinhar expectativas.
Entre em contato e saiba mais sobre esse e demais assuntos!
Fontes: