Procedimento promove rejuvenescimento facial e correção das pálpebras caídas, trazendo benefícios estéticos e funcionais
Os olhos têm um papel fundamental na expressão facial, pois são capazes de transmitir emoções, sentimentos e traços da personalidade de cada um. No entanto, o envelhecimento provoca várias mudanças na região dos olhos, especialmente nas pálpebras, que ficam flácidas e inchadas por causa da formação de bolsas de gordura.
As chamadas pálpebras caídas, tanto superior quanto inferior, alteram a expressão facial, deixando a pessoa com um olhar cansado e até mesmo um semblante de tristeza, além de prejudicar o campo visual.
Por ser uma região tão marcante, a procura por cirurgias plásticas no rosto vem aumentando muito nos últimos anos e a blefaroplastia, cirurgia das pálpebras, é uma das mais realizadas pelos brasileiros. Conheça todos os detalhes desse procedimento a seguir.
Preciso corrigir a estética das minhas pálpebras para rejuvenescer os meus olhos!
O que é a blefaroplastia?
A blefaroplastia é uma cirurgia plástica que retira o excesso de pele das pálpebras, tanto inferiores quanto superiores. O procedimento também pode retirar bolsas de gordura para tornar o olhar mais rejuvenescido e sem aquele aspecto de cansado. Além de melhorar a questão estética, a blefaroplastia beneficia o aspecto funcional dos olhos em pacientes que têm sua visão prejudicada por conta da ptose palpebral.
Blefaroplastia superior
Cirurgia realizada nas pálpebras superiores para retirar o excesso de pele e gordura. A incisão é feita nas dobras naturais da pálpebra, fazendo com que a cicatriz fique oculta.
Blefaroplastia inferior
A incisão da blefaroplastia inferior pode ser feita pela pele, logo abaixo dos cílios, ou pela conjuntiva, dentro da pálpebra inferior, a chamada bleafroplastia transconjuntival. Em ambos os casos, o objetivo é retirar ou reposicionar a gordura orbital para diminuir o inchaço da região.
Quando fazer a blefaroplastia?
Os sinais de envelhecimento costumam aparecer após os 40 anos, mas qualquer paciente que estiver incomodado com a estética ou funcionalidade das pálpebras pode realizar a blefaroplastia. Desse modo, a cirurgia é indicada para os seguintes casos:
- Excesso de flacidez nas pálpebras;
- Bolsa de gordura na pálpebra inferior;
- Ptose palpebral (queda da pálpebra por fraqueza muscular);
- Pseudoptose palpebral (queda da pálpebra por excesso de pele);
- Remoção de xantelasma (pequenas depósitos de gordura que podem se formar na pálpebra).
Como é o pré-operatório da blefaroplastia?
Primeiramente, é preciso ter uma conversa franca com o cirurgião plástico para tirar todas as dúvidas sobre a cirurgia das pálpebras e alinhar as expectativas quanto aos resultados.
Os demais cuidados pré-operatórios envolvem a realização de exames laboratoriais, como hemograma, glicose, eletrocardiograma, entre outros para verificar a condição clínica do paciente, que também deve informar ao cirurgião a presença de doenças pré-existentes e se faz uso de alguma medicação.
Outras recomendações importantes são:
- Suspender o uso de medicamentos anticoagulantes 15 dias antes;
- Não fumar pelo tempo recomendado pelo médico;
- Trazer óculos escuros;
- Levar um acompanhante no dia da cirurgia;
- Fazer jejum total de 8 horas;
- Comparecer à cirurgia sem lentes de contato, joias, acessórios e maquiagem.
Quero agendar uma consulta para realizar a blefaroplastia!
Como é feita a cirurgia de pálpebras?
A blefaroplastia é um procedimento rápido, leva em torno de 40 minutos a uma hora e meia, realizada em centro cirúrgico com anestesia local com sedação ou geral.
A blefaroplastia pode ser feita conjuntamente nas pálpebras superiores e inferiores ou em apenas uma, de acordo com as vontades do paciente e recomendações do cirurgião. O médico faz a marcação dos locais onde serão feitas as incisões, que ficam na linha da pálpebra ou abaixo dos cílios e proporciona uma cicatriz imperceptível.
Realizada a incisão, é feita a remoção do excesso de pele, gordura e tecidos musculares. Em seguida, pode ser necessário fazer a modelagem dos depósitos de gordura para fechar a incisão com pontos absorvíveis ou adesivo cirúrgico.
O paciente recebe alta no mesmo dia após ficar algumas horas no hospital até que o efeito da anestesia passe.
Quais são os cuidados pós-operatórios?
A blefaroplastia é um procedimento seguro e de baixo risco, mas assim como em qualquer intervenção cirúrgica, podem surgir algumas complicações, entre elas edemas e hematomas, mas eles desparecem em até uma semana. A dor não costuma ser um sintoma relatado pelos pacientes, mas pode ocorrer sensibilidade e ardor na região, condições que podem ser administradas com o uso de analgésicos.
A recuperação leva em torno de 2 semanas e os cuidados necessários para que este período seja tranquilo são:
- Fazer compressas frias na região com algodão e soro nos primeiros dias;
- Repouso parcial de 7 dias;
- Evitar exposição solar por 30 dias e utilizar óculos escuros e chapéu em ambientes abertos;
- Dormir com a cabeça elevada e de barriga para cima;
- Evitar coçar e esfregar os olhos;
- Passar protetor solar mesmo em ambientes fechados para evitar manchas;
- Tomar a medicação indicada pelo médico.
Os pontos serão removidos entre 5 e 7 dias após a cirurgia. Em relação aos resultados, o paciente já pode observar as primeiras mudanças em algumas semanas, mas o resultado definitivo da blefaroplastia aparece em 6 meses, período da cicatrização completa da região.
Como escolher o cirurgião ideal?
O sucesso de qualquer cirurgia plástica começa com a escolha de um cirurgião plástico qualificado e com conhecimento das técnicas cirúrgicas. Além disso, um bom cirurgião consegue entender as expectativas do paciente para passar segurança e indicar o procedimento mais adequado para cada caso.
A Clínica Clincer possui um quadro de cirurgiões experientes que já realizaram mais de 10 mil procedimentos estéticos e funcionais, proporcionando mais segurança e melhora da autoestima aos nossos pacientes.
Entre em contato e saiba mais sobre esse e demais assuntos!
Fontes: