Cirurgia para colocação de implantes de silicone é uma das mais buscadas por mulheres que desejam melhorar sua autoestima
Uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil e no mundo, a mamoplastia de aumento é um procedimento cirúrgico cujo objetivo é dar mais volume aos seios por meio da colocação de implantes de silicone. As próteses aumentam o tamanho e a projeção das mamas, proporcionando mais equilíbrio e harmonia ao corpo.
Mulheres que possuem mamas pequenas e estão insatisfeitas com sua aparência, ou ainda que sofreram alguma alteração nos seios por motivos de gravidez, perda de peso e retirada das mamas como consequência de um câncer, podem recorrer à mamoplastia de aumento para recuperar sua autoestima e autoconfiança.
Aumente o tamanho dos seus seios!
O que é a mamoplastia de aumento?
Essa é uma cirurgia que visa aumentar o tamanho dos seios e corrigir problemas de assimetria com a implantação de próteses de silicone. A mamoplastia de aumento é considerada um procedimento seguro e de baixo risco, mas é necessário que seja executado por um cirurgião plástico experiente e com bastante conhecimento da técnica para que o resultado seja o melhor possível na autoestima da mulher.
Para quem é indicada essa cirurgia?
Muitas mulheres sonham em ter uma silhueta mais harmônica e isso passa pelos seios, que têm uma grande importância na estrutura do corpo feminino. Desse modo, a mamoplastia de aumento é indicada para os seguintes casos:
- Mulheres com expectativas realistas e fisicamente saudáveis;
- Mulheres que estão insatisfeitas com o tamanho dos seios;
- Perda de volume das mamas em decorrência da amamentação, emagrecimento ou envelhecimento;
- Mamas de tamanhos e formatos diferentes;
- Quando uma ou ambas as mamas não se desenvolveram normalmente;
- Reconstrução da mama após mastectomia.
Um ponto que vale a pena ser ressaltado é que a mamoplastia de aumento é um procedimento totalmente individualizado, indicado para satisfazer as vontades próprias e jamais para atender aos desejos de terceiros ou padrões de beleza considerados ideais.
Uma conversa franca com o cirurgião, que possui experiência e qualificação necessárias, pode esclarecer essas questões e alinhar expectativas antes da realização do procedimento.
Cuidados antes da cirurgia
A conversa com o cirurgião é uma das etapas mais importantes do período pré-operatório para esclarecer as dúvidas e avaliar o caso de maneira individual. Para minimizar os riscos e garantir uma recuperação adequada, o cirurgião solicita alguns exames para verificar o estado de saúde da paciente, entre eles:
- Mamografia;
- Ultrassonografia das mamas;
- Eletrocardiograma;
- Hemograma e coagulograma.
Além disso, é necessário que a paciente tome alguns cuidados antes de realizar a mamoplastia de aumento para evitar complicações durante a cirurgia e problemas de cicatrização, como:
- Parar de fumar e evitar o consumo de álcool alguns dias antes da cirurgia;
- Interromper o uso de alguns medicamentos;
- Fazer jejum total 8 horas antes da cirurgia;
- Tomar medicamentos indicados pelo médico.
Agende uma cosnulta para realizar a mamoplastia de aumento!
Como escolher a prótese para a mamoplastia de aumento?
Ainda na etapa pré-cirúrgica, é necessário escolher as características da prótese de silicone a ser implantada, como formato, perfil e tamanho. Essa é uma decisão conjunta entre médico e paciente, que leva em consideração o biotipo da mulher e a vontade da paciente.
Os formatos dos implantes variam entre redondo, anatômico e gota, sendo que o último traz um aspecto mais natural aos seios. A escolha do perfil influencia em quanto os seios ficarão empinados, por isso quanto mais alto, mais erguido. Por fim, o tamanho da prótese, que pode variar entre 150ml e 600ml, sendo que as próteses maiores são indicadas para mulheres mais altas e de estrutura grande.
Como é realizado o procedimento?
A mamoplastia de aumento é um procedimento simples que pode ser dividido em algumas etapas:
Anestesia
O primeiro passo é a aplicação da anestesia, que pode ser local com sedação ou geral. A escolha vai depender da preferência do cirurgião e do estado de saúde da paciente. No geral, todo o procedimento costuma durar por volta de uma hora.
Incisão
Em seguida, são feitas pequenas incisões para a inserção do implante de silicone. O local do corte pode ser na região das axilas, ao redor da aréola ou logo abaixo dos seios, na região inframamária. O local da incisão varia de acordo com o tipo de prótese escolhido, o volume desejado e algumas características da paciente.
Inserção do implante
Assim como o tipo de incisão, o local onde o implante será alojado também depende de fatores anatômicos e da prótese escolhida, mas ele pode ser colocado na frente ou atrás do músculo peitoral.
A última etapa é o fechamento das incisões por meio de suturas feitas por camadas para assegurar uma melhor fixação e cicatrização.
Cuidados após a cirurgia
Se tudo ocorrer bem durante a cirurgia, a paciente pode voltar para casa no mesmo dia e já começar a seguir as recomendações médicas para ter uma boa recuperação após a mamoplastia de aumento. É aconselhável manter repouso de 15 dias e tomar os seguintes cuidados no período pós-operatório:
- Fazer uso do sutiã cirúrgico para dar sustentação às mamas por, pelo menos, 30 dias;
- Não carregar peso e evitar esforço físico;
- Evitar movimentos bruscos com os braços, principalmente o de levantá-los acima dos ombros;
- Dormir de barriga para cima nos primeiros 30 dias;
- Realizar sessões de drenagem linfática.
Para garantir uma boa cicatrização, é igualmente importante que a paciente siga todas as orientações passadas no pós-operatório e faça consultas regulares com o cirurgião plástico para retirar os pontos e verificar o estado das mamas.
Como é o resultado da mamoplastia de aumento?
Depois que o inchaço terminar, período que varia de 4 a 8 semanas, as pacientes já podem observar o resultado da mamoplastia de aumento. Em relação às cicatrizes da cirurgia, é preciso dizer que elas são pequenas e discretas e o local vai depender de onde foi feita a incisão (axila, parte inferior da mama ou aréola).
Entre em contato e saiba mais sobre esse e demais procedimentos
Fontes: