Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Braquioplastia

Braquioplastia
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

A braquioplastia é a cirurgia plástica recomendada para tratar o “músculo do tchauzinho” que se forma devido à falta de tônus e excesso de pele. Conheça mais.

A flacidez nos braços, conhecida popularmente como gordura do “tchauzinho”, pode estar associada a diferentes fatores, em especial o excesso de peso, e demanda a realização da braquioplastia para correção.

Em geral, a flacidez na região deve-se à pele sobressalente e perda do tônus muscular, ocorrências que têm relação com obesidade, idade, sedentarismo, má alimentação e consumo excessivo de álcool.

Portanto, diferentes fatores podem influenciar nessa estética indesejada e demandar a realização da cirurgia para flacidez nos braços para a correção. Saiba mais sobre o procedimento a seguir.

Preciso reduzir a flacidez nos meus braços e eliminar o “tchauzinho”!

Para quem ela é indicada?

Uma vez que a braquioplastia consiste na cirurgia que promove a remoção de pele e gordura dos braços, ela é recomendada para qualquer pessoa que tenha essa estética indesejada.

A formação do excesso de pele na região do tríceps está associada a diferentes processos, incluindo sedentarismo, sobrepeso, alimentação inadequada e outros.

A recomendação da braquioplastia, às vezes chamada de lifting de braços, também pode ocorrer para pacientes que passaram por cirurgia bariátrica e apresentaram significativa perda de peso.

Nesses casos, uma série de procedimentos para remoção do excesso de pele pode ser necessário para que o paciente tenha benefícios na mobilidade e qualidade de vida.

A cirurgia para flacidez nos braços só não vai ser indicada se o paciente ainda não tiver estabilização do peso, pois caso ganhe peso e volte a emagrecer pode voltar a ter o excesso de pele na região.

Apesar da braquioplastia ser uma opção para a maior parte das pessoas com incômodo estético no tríceps, apenas uma avaliação especializada do cirurgião plástico pode confirmar que ele está apto à realização do tratamento.

Como é o pré-operatório da braquioplastia?

O pós-operatório de uma cirurgia plástica sempre envolve uma avaliação individualizada do caso e inclui diferentes etapas.

Na consulta inicial, o paciente deve informar ao médico sobre seu histórico de saúde pessoal e familiar, bem como doenças crônicas, medicamentos que faz uso e até mesmo insatisfações estéticas e motivações e expectativas com a braquioplastia.

A partir disso, o médico vai avaliar se o paciente é um bom candidato ao procedimento e se há necessidade de condutas adicionais – sejam exames pré-operatórios, como fazer uma associação da cirurgia para flacidez nos braços com a lipoaspiração.

Posteriormente o paciente recebe os encaminhamentos médicos, sendo necessário fazer:

  • Exames de sangue, como coagulograma, hemograma, glicose, creatinina, ureia, entre outros;
  • Exames de urina;
  • Exames cardíacos, em especial o eletrocardiograma, podendo ser necessária uma avaliação com cardiologista para liberação do procedimento.

No pré-operatório da braquioplastia, também é realizada a avaliação com anestesista. Caso todas as etapas anteriores sejam satisfatórias, o paciente é liberado para realizar a cirurgia plástica, sendo feito o planejamento cirúrgico e agendado o dia.

Como é feita a cirurgia para flacidez nos braços?

A braquioplastia tem duração de 2 a 4 horas, a depender da complexidade do quadro e pode ser feita com anestesia local com sedação, bloqueio do plexo com sedação ou anestesia geral, especialmente se associada com lipoaspiração, abdominoplastia e mamoplastia.

A incisão cirúrgica costuma ser feita na região axilar e estendida para a face interna dos braços ou na parte de trás do braço, a depender do grau de flacidez.

Durante o procedimento cirúrgico, o especialista remove o excesso de tecido pela incisão, fazendo o ressecamento da pele. Em alguns casos, a gordura é removida no próprio lifting, mas quando se trata de um depósito adiposo significativo, o cirurgião pode associar à lipoaspiração.

Após a correção do contorno do braço, deixando-o mais harmônico em relação ao corpo, a incisão cirúrgica é fechada usando, geralmente, suturas absorvíveis ou pontos.

Como é a cicatriz da cirurgia?

Por ser uma região de mais mobilidade e pele mais espessa, a cicatriz da braquioplastia não fica tão discreta como em locais de pele mais fina, mas a localização dela, geralmente na parte interna do braço, evita que seja muito aparente.

Quero agendar uma consulta para realizar a braquioplastia!

Cuidados pós-operatórios da braquioplastia?

O pós-operatório da cirurgia para flacidez nos braços é determinante nos resultados alcançados, uma vez que quanto melhor o repouso, menores as chances de complicações.

Nesse sentido, as orientações da recuperação da braquioplastia serão informadas pela equipe médica e devem ser seguidas à risca pelo paciente. Os cuidados incluem:

  • Repouso moderado de 7 a 10 dias;
  • Uso de malha compressiva por 30 dias, em média;
  • Poupar os braços, evitando movimentos excessivos, especialmente acima do nível do ombro;
  • Não realizar esforço físico pelo período de 60 dias, o que inclui levantar peso ou musculação;
  • Evitar tomar sol na região operada, especialmente no primeiro mês;
  • Fazer sessões de drenagem linfática se indicado pelo médico, principalmente em caso de inchaço.

Com melhores cuidados será possível alcançar um resultado mais satisfatório com a braquioplastia.

Qual profissional procurar para o procedimento?

Uma dúvida comum é quem procurar para realizar a cirurgia para flacidez nos braços. O especialista mais qualificado é o cirurgião plástico, sendo importante verificar se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Esse é o profissional mais apto para realizar a braquioplastia, bem como orientar o pré e pós-operatório e conduzir tratamentos adicionais, se necessário, como a lipoaspiração.

Entre em contato com a Clincer e agende sua consulta agora mesmo!

Fonte:

Clínica Clincer