Conheça quais são os tipos de cirurgia plástica corporal e quando cada abordagem é indicada. Confira ainda como se preparar para esse importante momento.
A cirurgia plástica corporal está entre os procedimentos mais procurados entre brasileiros de diferentes faixas etárias e gênero, pois atende a diversos tipos de demandas estéticas e funcionais.
Entender quais são as opções disponíveis de cirurgia plástica corporal é um primeiro passo para conhecer qual tratamento melhor atende suas expectativas. Conheça quais são elas a seguir.
Entre em contato para agendar uma consulta!
Quais são as cirurgias plásticas corporais?
As cirurgias plásticas corporais são aquelas que viabilizam remodelar o contorno corporal para alcançar mais harmonia e proporcionalidade.
Além dos benefícios estéticos, esses procedimentos também estão associados com o bem-estar e autoestima, principalmente no Brasil que é um país tropical e no qual a maior exposição do corpo é comum.
Assim, homens e mulheres buscam por cirurgias plásticas corporais que viabilizem a estética desejada. Conheça os principais procedimentos a seguir.
Abdominoplastia
A abdominoplastia é a cirurgia plástica que visa a remoção do excesso de pele que causa a flacidez abdominal.
O procedimento é indicado para qualquer pessoa insatisfeita com a flacidez no abdômen, sendo mais procurada por mulheres após a gestação, pessoas com perda significativa de peso, como após a bariátrica, quem sofre do efeito sanfona ou que apresenta tendência à flacidez cutânea nessa região.
Na abdominoplastia tradicional, é removido o excesso de pele desde o abdômen superior até a parte inferior. Já na mini abdominoplastia, é removida apenas a pele excedente da região abaixo do umbigo.
O procedimento também realizar a correção da diástase reto-abdominal, uma demanda frequente entre mulheres pós-gestação.
Lipoaspiração
A lipoaspiração é a cirurgia plástica corporal mais realizada no Brasil. Ela é indicada para remoção dos depósitos de gordura localizada, como do abdômen, culotes, flancos e interior das coxas.
Para viabilizar o descolamento da gordura, o cirurgião plástico faz movimentos intensos de vaivém com uma cânula acoplada a um aspirador cirúrgico que remove a gordura.
A lipoaspiração pode ser associada à abdominoplastia para resultar em uma estética abdominal mais definida, ou com a enxertia, na qual a gordura removida é purifica e enxertada no próprio paciente para ganho de volume em algumas áreas, como seios, glúteos e lábios, por exemplo.
Quero agendar minha lipoaspiração!
Lipoaspiração a laser
Na lipoaspiração a laser, o objetivo é a eliminação de depósitos de gordura localizada, entretanto, a técnica cirúrgica é mais moderna e segura.
Em vez da injeção de solução tumescente e dos movimentos do cirurgião plástico, a quebra das células adiposas é feita por um equipamento a laser responsável por liquefazer a gordura.
Com textura oleosa, a gordura pode ser aspirada mais facilmente da região tratada, reduzindo os danos aos tecidos adjacentes.
O resultado é um procedimento muito eficiente na remoção dos depósitos de gordura e com um menor trauma cirúrgico, o que beneficia o pós-operatório do paciente.
Hidrolipo
A hidrolipo é uma opção cada vez mais comum. Nesta técnica, é usada a solução tumescente (adrenalina e soro) e anestésico local. Esses compostos servem para controlar o sangramento devido à vasoconstrição, inibir a dor e auxiliar no descolamento da gordura dos tecidos adjacentes.
Adicionalmente, outro benefício da hidrolipo é reduzir o trauma cirúrgico em relação à lipoaspiração tradicional.
Mamoplastia
A mamoplastia é a cirurgia plástica das mamas, que pode ser usada para diferentes fins, de acordo com a técnica cirúrgica adotada. São elas:
- Mamoplastia de aumento: consiste no procedimento voltado ao aumento do volume das mamas por meio da inserção da prótese de silicone;
- Mamoplastia redutora: cirurgia plástica para retirada do excesso de tecidos mamários que causam hipertrofia da mama. Pode ter indicações estéticas ou funcionais;
- Mastopexia: consiste no procedimento para correção da flacidez mamária, podendo ou não ser associada à colocação da prótese de silicone;
- Mamoplastia reconstrutiva: cirurgia plástica realizada em mulheres após a mastectomia como parte do tratamento de câncer de mama. Inclui tanto a recuperação do volume por meio da prótese de silicone, como reconstrução da aréola, quando necessário.
Para entender as demandas do seu caso é indispensável uma consulta com o cirurgião plástico antes de definir qual a cirurgia plástica corporal da mama mais indicada.
Braquioplastia
A braquioplastia consiste na cirurgia plástica dos braços ou lifting dos braços, sendo indicada para remoção do excesso de pele do chamado “músculo do tchauzinho”.
A flacidez no braço está associada a fatores como obesidade, emagrecimento significativo, sedentarismo e efeito sanfona, por exemplo.
Nesta cirurgia plástica corporal, é feita a remoção das sobras de pele que causam a flacidez, trazendo uma estética mais desejada ao tríceps.
Quais cuidados tomar antes e depois das cirurgias corporais?
Mesmo com as diferentes opções de tratamento, é sempre necessário que sejam adotados cuidados antes e depois da cirurgia plástica corporal para resultados mais satisfatórios.
Pré-operatório
No pré-operatório de qualquer cirurgia plástica corporal, é importante se atentar a fatores como:
- Escolha de um cirurgião plástico qualificado e que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);
- Realização dos exames pré-operatórios;
- Controle de doenças crônicas, quando estas estiverem presentes, como diabetes e hipertensão;
- Revisão, junto ao médico, das medicações de uso contínuo que estão liberadas antes da cirurgia;
- Fazer controle do peso estando, preferencialmente, dentro do peso ideal de acordo com o Índice de Massa Corporal (IMC);
- Interromper hábitos danosos como o tabagismo.
Esses cuidados antes da cirurgia plástica corporal estão associados a realização de um procedimento mais seguro e maiores taxas de sucesso.
Pós-operatório
O pós-operatório da cirurgia plástica corporal depende muito do procedimento realizado e das recomendações da equipe médica antes da alta hospitalar. Em geral, as orientações incluem:
- Repouso;
- Sessões de drenagem linfática;
- Não se expor ao sol;
- Evitar movimentos que acionem a região operada, como levantar os braços em caso de mamoplastia e braquioplastia;
- Uso da cinta/sutiã pós-operatório ou malha compressora;
- Uso apenas da medicação prescrita;
- Boa higienização das incisões cirúrgicas, mantendo-as bem secas;
- Não fazer exercícios físicos sem liberação médica, o que pode demorar até 90 dias, a depender da cirurgia plástica e complexidade do caso.
O acompanhamento médico pós-operatório também faz parte dos cuidados depois da realização da cirurgia plástica corporal.
Além de contribuir na prevenção de complicações pós-cirúrgicas, esses cuidados também impactam diretamente na qualidade dos resultados estéticos da cirurgia.
Qual a cirurgia corporal ideal para o meu caso?
Apesar de ser muito comum ter um desconforto aqui ou ali com a aparência, apenas um cirurgião plástico qualificado e habilitado pela SBCP pode avaliar o caso e determinar se a cirurgia plástica corporal é a abordagem ideal.
O cirurgião plástico vai considerar, por exemplo, as demandas, motivações e expectativas do paciente, bem como seu estado de saúde e histórico médico para encaminhar o tratamento.
Em São Paulo, você pode contar com o atendimento personalizado, empático e humanizado da Clínica Clincer. Agende sua consulta aqui!
Entrar em contato com os especialistas da Clincer
Fontes: