Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Tipos de prótese de silicone: como escolher o ideal?

Tipos de prótese de silicone: como escolher o ideal?

Saiba o que considerar para escolher o implante mais adequado

A mamoplastia de aumento é uma das cirurgias plásticas bastante realizadas para quem está insatisfeita com o tamanho ou formato das mamas. Entretanto, antes de realizar o procedimento, é preciso, além de escolher o melhor implante dentre os diversos tipos de prótese de silicone, procurar por um especialista com experiência neste tipo de cirurgia.

No texto a seguir, falaremos sobre os tipos de próteses de silicone, diferenças entre elas e como fazer sua escolha.

Tipos de prótese de silicone

Podemos classificar as próteses de silicone em três tipos: redondas, anatômicas e cônicas.

Redondas

Proporcionam uma aparência mais volumosa ao colo da mama, pois este tipo de prótese de silicone tem a base mais larga e uma projeção simétrica em todos os ângulos, fazendo com o silicone do implante esteja distribuído de maneira mais uniforme. As próteses redondas deixam os seios com um formato mais arredondado e “empinado”, dando maior destaque e valorizando mais o decote. O resultado da prótese redonda proporciona um contorno natural, sem uma grande projeção no centro dos seios.

É o tipo de prótese de silicone mais indicado para pessoas de altura mediana, com tronco proporcional ao corpo e que já possui um pouco de volume nas mamas.

Anatômicas (ou em gota)

Esse tipo de prótese de silicone fica mais concentrado na parte de baixo da mama, dando a ela um efeito mais natural, ou seja, com ele, é possível conquistar um aumento no volume dos seios, mas sem perder o contorno natural e sem marcar demasiadamente o colo.

Cônicas

O implante de formato cônico proporciona maior projeção na região dos mamilos. É o tipo de prótese de silicone que possui menor base e maior projeção, deixando a mama mais “pontuda”, mais projetada para a frente. O resultado da prótese cônica é mais discreto, sem grandes volumes.

Perfil de prótese de silicone

Além do tipo de prótese de silicone, os implantes também são classificados por perfil, que é tão importante quanto o formato da prótese para garantir o resultado desejado. É o perfil que define se a prótese deixará a mama mais uniforme, com o volume distribuído de maneira equilibrada por todo o seio, ou se a proposta é que o silicone fique mais concentrado na parte superior da mama, dando mais volume a esta região.

Assim, os tipos de prótese de silicone são divididos em:

  • Baixo;
  • Médio;
  • Alto;
  • Super alto.

Quais as diferenças entre os tipos de prótese de silicone?

Como vimos, os tipos de prótese de silicone variam em formato e perfil, o que impacta o resultado, que pode deixar a mama mais natural, mais volumosa ou “empinada”. Cada tipo é indicado conforme as características da pessoa — a avaliação da estrutura corporal é fundamental para a escolha da prótese mais adequada.

Além de diferenças entre formatos e perfis, as próteses de silicone também diferem em relação ao material utilizado. Atualmente, as mais usadas sãs as próteses com revestimento texturizado ou em poliuretano, que reduzem o risco de contratura capsular (endurecimento) dos implantes.

O que considerar ao escolher uma prótese de silicone?

A escolha pelo melhor tipo de prótese de silicone leva em consideração questões como:

  • Objetivo da paciente com o procedimento;
  • Sua estrutura corporal (altura da paciente, circunferência do tórax e dos quadris, largura dos ombros, volume natural das mamas, espessura da pele, tendência à flacidez e a estrias, entre outras características);
  • Estilo de vida.

Como escolher o tipo certo de prótese de silicone?

O tamanho ideal da prótese difere para cada pessoa, pois diversas características individuais devem ser analisadas no momento da escolha, além, é claro, das expectativas em relação ao resultado.

A escolha da prótese ideal para você será feita junto ao seu cirurgião plástico, pois ele é o profissional capacitado a avaliar o tipo e o formato mais adequado e que consiga proporcionar resultados mais harmônicos.

Entre em contato e saiba mais sobre esse e demais assuntos.

 Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

Clincer.