Saiba quais são as indicações e como é feita a ritidoplastia com blefaroplastia, cirurgia plástica associada para rejuvenescimento da face
A associação de cirurgias plásticas é uma opção frequente de pacientes e cirurgiões plásticos devido aos benefícios promovidos, como redução de custos, resultados mais satisfatórios e um único pós-operatório. Uma das mais comuns é a associação da ritidoplastia com blefaroplastia.
Para uma escolha mais consciente e bem-informada sobre a possibilidade de junção da ritidoplastia com blefaroplastia, é fundamental entender mais sobre cada uma dessas cirurgias plásticas. Confira a seguir.
Entre em contato para agendar uma consulta!
O que é ritidoplastia com blefaroplastia?
A ritidoplastia com blefaroplastia é uma opção de associação de cirurgias plásticas faciais para rejuvenescimento do rosto. Entenda como elas funcionam.
O que é a ritidoplastia?
A ritidoplastia, também chamada de lifting facial, é uma cirurgia plástica voltada ao rejuvenescimento facial como um todo. Ela pode ser:
- Ritidoplastia frontal: restringe-se às correções estéticas na testa e linha dos olhos;
- Ritidoplastia do terço médio: inclui a correção da linha média da face, contemplando bochechas e sulco nasogeniano;
- Ritidoplastia do terço inferior: são as alterações estéticas na região malar e da papada;
- Ritidoplastia geral: inclui toda a face, para um rejuvenescimento completo.
O procedimento, apesar de poder ser dividido de acordo com as diferentes regiões da face, promove essencialmente a remoção do excesso de pele, corrigindo a flacidez e amenizando rugas e sulcos faciais devido ao reposicionamento dos tecidos, bem como com a realização de suturas para firmeza da cútis.
O que é a blefaroplastia?
A blefaroplastia é a cirurgia plástica voltada à correção de aspectos inestéticos das pálpebras, como ptose palpebral (queda do músculo) ou pseudoptose (flacidez).
Assim, a cirurgia permite amenizar características do envelhecimento facial que se localizam nas pálpebras, incluindo rugas, bolsas de gordura abaixo dos olhos e xantelasmas.
Quando a combinação é indicada?
Ainda que a ritidoplastia frontal ou geral inclua a correção de sinais de envelhecimento facial da região da testa, ela não é focada na correção de insatisfações mais localizadas nas pálpebras – seja superior ou inferior.
Assim, a junção da ritidoplastia com blefaroplastia é recomendada para pacientes que estejam insatisfeitos com os sinais de envelhecimento da face e com a estética atual das pálpebras.
Mesmo com essa recomendação, a avaliação especializada do cirurgião plástico é indispensável, pois ele é o mais qualificado para verificar quais são as demandas, insatisfações e expectativas do paciente e, a partir disso, indicar o procedimento mais adequado e propenso a entregar os resultados desejados.
Como a associação de cirurgias plásticas também exige maior tempo cirúrgico, a condição de saúde do paciente é determinante para que essa abordagem possa ser indicada com segurança, o que só pode ser avaliado por um médico.
Quero entrar em contato com a Clincer
Como é realizada a ritidoplastia com blefaroplastia?
Na ritidoplastia com blefaroplastia, é utilizada, geralmente, a anestesia geral, sendo necessária internação hospitalar. O procedimento tem duração variável de 2 a 5 horas, a depender da extensão das correções planejadas.
Na ritidoplastia geral, por exemplo, a incisão cirúrgica é realizada na linha do cabelo, percorrendo toda a extensão de orelha a orelha. A partir disso, o cirurgião plástico consegue fazer o descolamento dos tecidos faciais para remoção do excesso de pele, sutura da musculatura e reposicionamento dos tecidos subcutâneos para melhor harmonia e proporcionalidade da face.
Para a blefaroplastia, as incisões são feitas na linha dos cílios para que também seja feita a remoção dos tecidos excedentes e reposicionamento das estruturas para um aspecto mais firme e plano.
Em seguida, as incisões cirúrgicas são suturadas, podendo ser usada fita ou cola cirúrgica. Como são feitas nas dobras naturais da pele, as cicatrizes costumam ser bem discretas após a recuperação.
O resultado da ritidoplastia com blefaroplastia é uma estética facial rejuvenescida, com amenização da flacidez, vincos, sulcos e rugas.
O paciente costuma receber alta hospitalar entre 12 e 24 horas após o procedimento e deverá manter em casa as orientações informadas pela equipe médica.
Portanto, a ritidoplastia com blefaroplastia oferece resultados satisfatórios e uma recuperação tranquila, mas é indispensável contar com um cirurgião plástico qualificado e de confiança para indicação e execução do tratamento.
Entre em contato com a equipe da Clínica Clincer e marque uma consulta para tirar dúvidas sobre esse e outros procedimentos.
Entrar em contato com os especialistas da Clincer
Fontes: