Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Ritidoplastia antes e depois: quais cuidados tomar?

Ritidoplastia antes e depois: quais cuidados tomar?

Os cuidados na antes e depois da ritidoplastia garantem o efeito rejuvenescedor do rosto

A queda na produção de colágeno e elastina é uma consequência natural do envelhecimento. Entre as principais consequências, estão a flacidez da pele devido à pouca elasticidade e sustentação. A ritidoplastia é uma intervenção estética indicada para esses casos por restaurar a aparência jovial.

Entenda, neste conteúdo, quais são os principais cuidados a serem tomados antes e depois da ritidoplastia.

Entre em contato para agendar uma consulta!

Falar com especialista!

Clincer

O que é a ritidoplastia?

Também conhecida como lifting facial, a ritidoplastia é uma cirurgia focada na diminuição de sinais de envelhecimento no rosto e no pescoço. O procedimento retira o excesso de pele e reposiciona estruturas faciais, o que disfarça rugas, linhas de expressão e flacidez.

O paciente deve considerar todas as etapas da ritidoplastia — antes e depois da cirurgia — para optar pela operação. As expectativas devem ser alinhadas com o cirurgião responsável após análise das características do paciente, mas é esperado um aspecto rejuvenescido.

A ritidoplastia pode ser completa, quando é feita na face inteira, ou parcial, quando é realizada em apenas uma área. Existem tipos diferentes e que são classificados de acordo com a região a ser operada. São eles:

  • Frontal: focado na testa ou terço superior, que além de melhorar linhas finas também corrige sobrancelhas caídas;
  • Malar: intervenção limitada às bochechas ou ao terço médio, amenizando o bigode chinês;
  • Cervical: quando a técnica é feita no pescoço ou no terço inferior, com foco na redução da papada.

Cuidados antes e depois da ritidoplastia

Os cuidados na ritidoplastia, antes e depois, são informados pelo médico em consultório. As recomendações evitam complicações tanto na cirurgia quanto na fase de recuperação.

Preparação para a ritidoplastia

A preparação começa com a avaliação da condição de saúde e a adequação da rotina do paciente considerando antes e depois da ritidoplastia. Entre as orientações para a cirurgia, estão:

  • Realização de exames pré-operatórios, como hemogramas e testes cardiovasculares;
  • Proibição de cigarro por aproximadamente 30 dias antes da cirurgia e de bebidas alcoólicas nas 48h anteriores;
  • Suspensão de medicamentos e suplementos que influenciam na coagulação sanguínea, como AAS;
  • Jejum de oito horas;
  • Não utilização de maquiagem e joias no dia da operação.

Recuperação e cuidados após a ritidoplastia

A conversa com o médico sobre o que esperar da ritidoplastia, antes e depois da cirurgia, também auxilia na fase pós-operatória. Sabendo dos efeitos, o paciente segue recomendações que incluem:

  • Manter os curativos e realizar a limpeza facial;
  • Usar compressas frias para amenizar o inchaço na região;
  • Evitar esfregar os olhos;
  • Dormir de barriga para cima;
  • Pentear os cabelos com cuidado, seguindo as orientações médicas.

Assim, o acompanhamento é importante na ritidoplastia, antes e depois da operação. Ainda que não seja uma intervenção complexa, é preciso seguir alguns métodos para impedir infecções e outras intercorrências que impactam no resultado.

Entrar em contato e agendar minha consulta!

Falar com especialista!

Clincer

Como é realizado o lifting facial?

No centro cirúrgico e após a aplicação da anestesia geral e sedação, a incisão é realizada próxima à orelha nos casos de ritidoplastia cervical e malar. Já para a frontal o corte é próximo ao couro cabeludo. Isso significa que a cicatriz fica disfarçada.

Em seguida, o cirurgião reposiciona as estruturas faciais, retira excessos de pele e gordura, estica a pele e sutura. O tempo médio da cirurgia é entre 2 a 5 horas, alterando se houver a associação com outras técnicas, como a blefaroplastia.

Quais os riscos do lifting facial?

Os riscos do lifting facial envolvem infecção e hemorragia. A realização dos exames pré-operatórios reduz as chances de complicações durante e após a cirurgia. Mas é necessário observar sinais como perda de sensibilidade ou movimento do rosto, sangramentos e dores intensas para contatar o médico.

Para diminuir os riscos e garantir a aparência jovial ao comparar os efeitos d e antes e depois da ritidoplastia, a escolha de uma equipe experiente e de um centro cirúrgico que ofereça o suporte e os recursos adequados é fundamental.

 

A Clincer oferece a infraestrutura e os profissionais capacitados para a realização do lifting facial. Agende uma consulta e saiba mais sobre as expectativas da ritidoplastia, antes e depois, de acordo com as suas características. Entre em contato com a gente!

Entrar em contato com os especialistas em ritidoplastia

Falar com especialista!

Clincer

 

Fonte

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica