A recuperação da braquioplastia costuma ser tranquila. Conhecer os cuidados e seguir as orientações da equipe médica são passos essenciais para resultados satisfatórios.
A braquioplastia, também chamada de lifting dos braços, é a cirurgia plástica que visa melhorar o contorno dos braços e eliminar o popular “músculo do tchauzinho”.
Para resultados mais satisfatórios, os cuidados durante a recuperação da braquioplastia são fundamentais e precisam estar claros para o paciente desde antes da decisão pela cirurgia plástica. Confira a seguir.
Braços esculpidos e contornados, renovando sua autoconfiança!
Quando a braquioplastia é indicada?
A pele na região interna dos braços é mais fina do que em outras regiões do corpo, o que faz com que ela tenha maior tendência à flacidez.
Assim, a braquioplastia é a cirurgia plástica indicada para pessoas que apresentam acúmulo de pele e tecido adiposo na região interna dos braços. Essa aparência pode ser causada por diferentes fatores, como:
- Envelhecimento;
- Pacientes pós-bariátrica;
- Perda de peso significativa ou efeito sanfona.
Alguns hábitos ruins podem acelerar o surgimento de flacidez na região, como o tabagismo, sedentarismo e má alimentação, por exemplo.
Como é a recuperação da braquioplastia?
A recuperação da braquioplastia tende a ser tranquila e sem dores excessivas, entretanto, sempre é necessário manter-se em contato com a equipe médica responsável para relatar qualquer desconforto e receber orientações corretas.
Em geral, os cuidados pós-operatórios vão contribuir diretamente na qualidade da recuperação da braquioplastia. Eles incluem:
- Repouso de, em média, 7 a 10 dias;
- Não levantar os braços e não pegar peso por cerca de 3 semanas;
- Ter cuidado na amplitude dos movimentos dos braços, mantendo-os mais reduzidos;
- Usar a malha compressora por 6 a 8 semanas após o procedimento;
- Ter uma alimentação leve e balanceada nos dias que se seguem à cirurgia, mas sem restrições específicas;
- Não dirigir pelo período de 15 a 30 dias;
- Tomar a medicação prescrita, incluindo analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios;
- Fazer a higienização das incisões cirúrgicas com água corrente e sabão neutro, secar bem em seguida e fazer os curativos conforme orientação médica;
- Não dormir em cima do braço;
- Caminhadas, desde que leves, poderão ser retomadas em cerca de 30 dias, entretanto, exercícios físicos mais intensos e que façam uso dos braços só serão liberados cerca de 90 dias depois da cirurgia.
Durante a recuperação da braquioplastia, o paciente deve ir às consultas pós-operatórias conforme solicitado pela equipe médica.
Em geral, um acompanhamento mais recorrente é feito durante os três primeiros meses para garantir uma melhor recuperação da braquioplastia. Em seguida, as consultas continuam em intervalos mais espaçados até cerca de 12 meses depois da cirurgia.
Fale com nossa equipe e entenda qual a cirurgia mais indicada para o seu caso!
Como fica a cicatriz na recuperação da braquioplastia?
A cicatrização da braquioplastia é influenciada diretamente pelo repouso, higiene e demais cuidados durante o período de recuperação da braquioplastia, especialmente no primeiro mês.
Inicialmente, com os pontos cirúrgicos ainda no local, a cicatriz tende a ficar um pouco avermelhada e sensível. Com a retirada dos pontos conforme a incisão feche, será possível observar que ela vai se tornando mais esbranquiçada.
A cicatrização dura cerca de 12 meses e só depois de 4 meses, em média, será possível observar que ela vai afinando.
O acompanhamento médico nessa fase é indispensável, pois o cirurgião plástico pode intervir precocemente em caso de má cicatrização ao prescrever pomadas cicatrizantes que melhoram o aspecto final da cicatriz.
O uso desse tipo de medicação, entretanto, só é indicado quando prescrito pelo médico responsável.
Importância de uma recuperação adequada
Os cuidados adequados no período de recuperação da braquioplastia vão minimizar as chances de complicações pós-operatórias do procedimento e também influenciar na estética final do local.
Dessa forma, os bons cuidados são determinantes para resultados mais satisfatórios com a braquioplastia.
Para saber mais sobre a braquioplastia entre em contato com a equipe da Clínica Clincer.
Fonte: