Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Reconstrução mamária pós-mastectomia: como é feita?

Reconstrução mamária pós-mastectomia: como é feita?

A reconstrução mamária pós-mastectomia é uma opção de cirurgia plástica que contribui para a autoestima das pacientes. Saiba quais as indicações e como é feita.

A reconstrução mamária pós-mastectomia é uma cirurgia plástica funcional e estética que contribui diretamente para a autoestima da paciente, auxiliando diretamente na promoção da saúde e bem-estar.

A mastectomia é a cirurgia para remoção total ou parcial do tecido mamário de um ou ambos os seios como parte do tratamento do câncer de mama. Saiba mais a seguir.

Entre em contato para agendar uma consulta!

Falar com especialista!

Clincer

Como é realizada a mastectomia?

A mastectomia é uma cirurgia que deve ser realizada pelo cirurgião oncológico em ambiente hospitalar devidamente equipado.

Existem diferentes abordagens da mastectomia, a depender das particularidades do caso, como mastectomia radical, total ou parcial, podendo abranger uma ou ambas as mamas.

Inicialmente, a paciente recebe anestesia geral. Na sequência, é feita a incisão cirúrgica, sendo que o tamanho e a localização dependem do tipo e abrangência da mastectomia.

O cirurgião faz então a remoção do tecido mamário, podendo incluir glândulas mamárias, aréola, mamilo e, em alguns casos, os linfonodos axilares.

Segue-se com o fechamento das incisões, mas a reconstrução mamária pós-mastectomia pode ser realizada no mesmo procedimento cirúrgico, a depender das indicações médicas. Nesse caso, após a remoção dos tecidos feita pelo cirurgião oncológico ou mastologista, o cirurgião plástico realiza a segunda etapa do tratamento.

Quando é indicada a reconstrução mamária pós-mastectomia?

A reconstrução mamária pós-mastectomia é uma opção para todas as mulheres após a remoção do tecido mamário, seja como parte do tratamento do câncer de mama, prevenção do câncer ou outros motivos.

O que vai variar de caso a caso é se a reconstrução mamária pós-mastectomia poderá ser realizada na mesma intervenção cirúrgica ou se será necessário separar os procedimentos em duas cirurgias. Essa definição é feita em conjunto com paciente, oncologista e cirurgião plástico.

Estudos apontam que a reconstrução mamária pós-mastectomia contribuem para a autoestima, gratificação pessoal e qualidade de vida das pacientes, reduzindo a incidência de quadros de depressão e ansiedade dentre esse público.

Quero realizar minha reconstrução mamária pós-mastectomia

Falar com especialista!

Clincer

Quanto tempo depois pode ser feita a reconstrução mamária?

Como visto, existe a opção entre a reconstrução mamária imediata (junto com a mastectomia) ou tardia.

Apesar de o desejo da paciente ter peso importante nessa decisão, ela também é influenciada por fatores médicos.

Dessa forma, a avaliação individualizada e multidisciplinar é sempre indispensável para definir o que é mais seguro e adequado ao caso.

Pacientes que, mesmo após a mastectomia precisam realizar outros tratamentos oncológicos, como a quimioterapia ou radioterapia, podem ser orientadas a esperar para realizar a reconstrução mamária pós-mastectomia.

Nesses casos, esses tratamentos adicionais podem interferir negativamente na cicatrização, comprometendo os resultados estéticos da reconstrução mamária.

Além disso, ao afetar a imunidade da paciente, podem deixá-la mais suscetível a infecções pós-operatórias que são mais perigosas nesse contexto.

Assim, a paciente pode ser orientada a esperar para que a reconstrução mamária pós-mastectomia seja realizada ao fim do tratamento oncológico.

A avaliação individualizada é fundamental e deve considerar a preservação da saúde da paciente e seu bem-estar físico e emocional.

Como é realizada a reconstrução mamária pós-mastectomia?

A reconstrução mamária pós-mastectomia pode ser planejada considerando diferentes técnicas cirúrgicas, a depender das particularidades do caso.

O uso da prótese de silicone é uma opção comum, mas não a única caso a paciente prefira outro tipo de abordagem. A reconstrução com gordura é uma opção segura e eficaz. Nesse caso, é realizada a lipoenxertia (lipoaspiração + enxertia com gordura autógena).

Além do uso de gordura da própria paciente, alguns casos de reconstrução mamária incluem técnicas de retalhos com músculo e pele próprios em caso de tecido insuficiente na parede torácica.

A expansão de pele saudável é outra opção às pacientes com pouca pele torácica após a mastectomia. Apesar de mais lento, o tratamento é menos invasivo que a o uso de retalhos da própria paciente.

A reconstrução mamária pós-mastectomia também inclui a reconstrução da aréola, o que pode ser feito com o uso de retalhos autógenos, técnicas de micropigmentação e tatuagem.

O pré-operatório da reconstrução mamária é indispensável para um planejamento cirúrgico que contemple essas opções e para esclarecer dúvidas da paciente sobre o tratamento, definindo uma abordagem mais adequada e esteticamente satisfatória.

Cuidados antes e depois da cirurgia de reconstrução

Caso a paciente opte pela reconstrução mamária pós-mastectomia tardia, será necessário fazer o pré-operatório, incluindo exames completos.

Quando a cirurgia plástica é realizada imediatamente após a mastectomia, o pré-operatório é conjunto, mas são realizados todos os exames e orientações igualmente.

No caso de pacientes em tratamento de câncer de mama, é indispensável que o pré-operatório seja conjunto entre a equipe oncológica e a equipe do cirurgião plástico.

No pós-operatório da reconstrução mamária pós-mastectomia, é necessário seguir corretamente as indicações médicas, como:

  • Repouso de 7 a 14 dias;
  • Usar sutiã cirúrgico;
  • Tomar apenas a medicação prescrita;
  • Não dormir de lado ou de bruços;
  • Fazer a higienização das incisões e curativos, como orientado;
  • Não apoiar o peso nos braços, tendo ajuda para levantar e outras atividades;
  • Não levantar os braços acima da linha do ombro por 15 a 30 dias;
  • Não expor a região operada ao sol;
  • Fazer sessões de drenagem linfática.

A recuperação depende do bom cumprimento das orientações pós-operatórias, mas também do acompanhamento médico adequado.

A reconstrução mamária pós-mastectomia entrega resultados satisfatórios e melhora a autoestima da paciente, entretanto, é preciso ajustar as expectativas uma vez que o resultado não será idêntico à estética natural das mamas.

Para saber mais sobre a reconstrução mamária, entre em contato com a equipe de especialistas da Clínica Clincer. Agende sua avaliação aqui!

Entrar em contato para saber tudo sobre reconstrução mamária

Falar com especialista!

Clincer

 

Referências:

Oncoguia

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica