Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Quem faz abdominoplastia pode engravidar?

Quem faz abdominoplastia pode engravidar?

Saiba se quem faz abdominoplastia pode engravidar e quais os cuidados indicados para uma gestação mais segura e com manutenção dos resultados da cirurgia plástica prévia

A abdominoplastia consiste na cirurgia plástica para correção da flacidez abdominal por meio da remoção cirúrgica do excesso de pele.

Por suas características, essa cirurgia é muito indicada para pacientes após múltiplas gestações e para quem passou pela cirurgia bariátrica. Dada a finalidade do tratamento, é comum ter dúvidas se quem faz abdominoplastia pode engravidar posteriormente ao procedimento.

Considerando essa e outras dúvidas comuns, veja a seguir se quem faz abdominoplastia pode engravidar e quais as consequências disso.

Quem faz abdominoplastia pode engravidar depois da cirurgia plástica?

Na abdominoplastia são realizadas duas incisões, uma vertical e uma horizontal, com o objetivo de remover a pele sobressalente da região abdominal. No procedimento cirúrgico, também é possível corrigir a diástase, ocorrência relacionada a gestações prévias. Para isso, realiza-se a sutura da parede abdominal.

Apesar disso, quem faz abdominoplastia pode engravidar sim posteriormente à cirurgia plástica, mas é recomendado aguardar, no mínimo, um ano antes da concepção, devido ao processo de cicatrização interna.

Essa possibilidade de gestação futura é particularmente importante para mulheres que recorrem à abdominoplastia para tratamento da flacidez pós-bariátrica e que têm o sonho da maternidade.

Entretanto, mesmo mulheres que realizaram a cirurgia para correção de insatisfações relacionadas a gestações prévias podem engravidar também. Essa cirurgia plástica em nada altera o potencial fértil da mulher, mas alguns cuidados podem ser indicados, uma vez que quem faz abdominoplastia pode engravidar posteriormente.

Quais cuidados ter na gestação pós-abdominoplastia?

Com a abdominoplastia, há formação de tecido cicatricial na região do abdômen, além de melhor disponibilidade de pele e musculatura, que é suturada no procedimento. Por conta disso, ainda que quem faz abdominoplastia pode engravidar depois, a tendência é que haja maior estiramento da pele e mesmo da musculatura. Isso faz com que a gestante tenha uma maior percepção dos movimentos do bebê durante a gestação.

Ocorre ainda um menor crescimento abdominal, ainda que essa característica não prejudique o desenvolvimento fetal.

Por fim, outra característica da gravidez após abdominoplastia é que a maior rigidez da região pode resultar em uma sensação mais dolorida, como se tivessem sido realizados exercícios físicos localizados.

Considerando a evolução da gestação pós-abdominoplastia, alguns cuidados importantes incluem:

  • Informar o médico obstetra da realização anterior da abdominoplastia para que ele possa avaliar a necessidade de exames complementares;
  • Boa hidratação da pele para prevenir o surgimento de estrias, uma vez que ocorre um maior estiramento da pele;
  • Realizar corretamente o pré-natal com acompanhamento médico adequado, seja em consultas ou exames obstétricos;
  • Ter um bom acompanhamento com nutricionista para evitar o ganho excessivo de peso que pode comprometer a segurança da gestação, bem como a manutenção dos resultados da abdominoplastia;
  • Quando liberado pelo médico obstetra, realizar exercícios físicos regularmente na gestação para promoção da saúde, bem-estar e controle do peso.

Portanto, quem faz abdominoplastia pode engravidar sem que haja riscos à mãe ou ao bebê, mas é sempre importante observar os cuidados recomendados pela equipe médica responsável.

Os resultados da abdominoplastia são mantidos mesmo na gravidez?

Uma vez que na gravidez após abdominoplastia há uma menor tendência ao crescimento da região abdominal, em geral, não há perda dos resultados da cirurgia plástica.

Entretanto, a preocupação com a manutenção da estética abdominal é sempre secundária durante a gestação, na qual a saúde materna e fetal são prioridades.

O ganho de peso considerado saudável durante a gestação varia de acordo com o IMC da mulher antes. Em geral, o ganho de 10 a 17 kg é considerado dentro do normal.

Caso haja um ganho de peso adequado e condizente com o peso anterior da mulher, a tendência é que a gravidez não crie alterações significativas nos resultados da abdominoplastia realizada previamente.

Ainda assim, a mulher deve considerar que é comum continuar inchada no puerpério, com o corpo se restabelecendo aos poucos.

Portanto, quem faz abdominoplastia pode engravidar sim, mas é importante que haja um bom acompanhamento médico, bem como expectativas realistas quanto à estética posteriormente.

Entre em contato e agende uma consulta com a Clínica Clincer.

Fonte:

Clínica Clincer