Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Mentoplastia: quando realizar?

Mentoplastia: quando realizar?

Entenda quando realizar a mentoplastia e quais são as técnicas cirúrgicas mais usadas na cirurgia plástica para correção estética e/ou funcional do queixo

 

Informações como o que é e quando realizar a mentoplastia são indispensáveis para uma decisão mais consciente e bem-informada quanto à realização dessa cirurgia plástica.

A mentoplastia consiste na cirurgia que visa corrigir deformidades ou insatisfações estéticas no mento (queixo) que afetam tanto a harmonia facial do paciente como podem gerar desconfortos funcionais na mordida devido ao posicionamento da mandíbula.

A indicação de quando realizar a mentoplastia deve ser feita por um cirurgião plástico de confiança. Entenda a seguir as recomendações e técnicas dessa cirurgia.

Entre em contato para agendar uma consulta!

Falar com especialista!

Clincer

Quando realizar a mentoplastia?

O mento pode apresentar diferentes tipos de alterações estéticas e/ou funcionais que justificam quando realizar a mentoplastia.

Macrogenia

A macrogenia consiste em um queixo desproporcional grande e proeminente em relação às demais estruturas faciais mais evidentes, como nariz e testa.

Microgenia

A microgenia consiste no mento pequeno, também chamado de queixo deficiente, pois ele é menor e mais retraído do que o seria adequado de acordo com as proporções faciais.

Assimetria

O mento assimétrico é aquele no qual apenas um dos lados apresenta microgenia ou macrogenia, resultando em falta de harmonia facial ou mesmo problemas funcionais.

Quero realizar a cirurgia de mentoplastia!

Falar com especialista!

Clincer

Mentoplastia: quais são as técnicas realizadas?

Mesmo sabendo quando realizar a mentoplastia, a técnica cirúrgica varia de acordo com as necessidades do caso.

Essa definição ocorre no pré-operatório, quando o cirurgião plástico considera não apenas as insatisfações estéticas do paciente, mas também as alterações na mandíbula que afetem a mastigação.

Cirurgia ortognática

A cirurgia ortognática na mentoplastia consiste na técnica cirúrgica na qual são realizadas fraturas ósseas planejadas e fixadas por meio de placas de titânio e parafusos para que a posição maxilas/mandibular seja adequada.

Geralmente, a mentoplastia é realizada após a preparação ortodôntica a fim de corrigir a posição dos dentes antes da realização da cirurgia plástica.

Redução óssea

Nos casos de macrogenia, a mentoplastia, recorre-se à técnica de redução óssea ou reposicionamento mandibular com o objetivo de retrair o posicionamento do mento.

Nesses casos, pode ser feita a fratura óssea planejada com reposicionamento por meio de placas e parafusos ou lixar o osso para reduzir sua projeção.

Essas técnicas podem ser executadas por meio de incisões intra bucais, de forma que as cicatrizes não serão aparentes.

Uso de Porex

Entre as indicações de quando realizar a mentoplastia está o tratamento cirúrgico da microgenia, sendo necessário aumentar o queixo ou alterar sua projeção.

Nesses casos, o uso de próteses de aumento é a opção preferencial, sendo o uso do Porex, que consiste em um material plástico poroso e sintético, também chamado de polietileno, o mais indicado. As vantagens do Porex incluem:

  • Resistência;
  • Durabilidade;
  • Flexibilidade na aplicação.

A opção pela prótese desse ou de outro material, entretanto, dependerá diretamente da avaliação especializada.

Prótese de silicone

A prótese de silicone também é uma opção para tratamento da microgenia ou da assimetria do mento.

O objetivo da prótese pré-fabricada, de acordo com as especificações do cirurgião plástico, é promover o aumento do queixo e a melhora da projeção da estrutura.

Qual a idade mínima para realização da mentoplastia?

Além de entender quando realizar a mentoplastia no que se refere às indicações cirúrgicas desse tratamento, também é preciso considerar a idade do paciente.

Em geral, a mentoplastia deve ser realizada apenas quando a estrutura óssea facial está completamente desenvolvida, de forma que a cirurgia plástica do mento é mais indicada para pacientes a partir dos 16 anos.

Além da idade, entretanto, outros fatores individuais deverão ser considerados na indicação da mentoplastia, sendo indispensável a avaliação e orientação do cirurgião plástico.

Com um bom suporte médico, o paciente tem a garantir de saber quando realizar a mentoplastia e também como será esse processo a fim de obter um tratamento mais seguro e resultados esteticamente mais satisfatórios.

Entre em contato com a equipe da Clínica Clincer e marque uma consulta para tirar dúvidas sobre esse e outros procedimentos.

Entrar em contato com os especialistas em mentoplastia!

Falar com especialista!

Clincer

 

Fonte:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica