Saiba em quais situações a cirurgia de redução das mamas é recomendada
A mamoplastia redutora, ou cirurgia de redução da mama, é um procedimento cirúrgico para retirada do excesso de gordura, tecido e pele das mamas. A cirurgia é normalmente procurada por mulheres que desejam obter um contorno mamário esteticamente agradável e com seios com tamanho proporcional ao seu corpo, além de outras razões que conheceremos neste texto.
Menos peso, mais conforto: a mamoplastia redutora como aliada da saúde e bem-estar.
O que é mamoplastia redutora?
A mamoplastia redutora é a cirurgia plástica que visa reduzir o volume das mamas, deixando-as mais harmoniosas e proporcionais ao restante do corpo. Além de diminuir o tamanho dos seios, ela também corrige a flacidez e a queda de mamas muito grandes.
Durante o procedimento, o cirurgião remove o excesso de gordura, o tecido glandular e a pele para deixar os seios mais proporcionais, além de aliviar o desconforto causado pelo tamanho das mamas.
Quando a mamoplastia redutora é indicada?
Existem algumas situações vivenciadas pela mulher que possui seios grandes que podem justificar a realização da mamoplastia redutora, como nos casos de:
- Desconforto com o tamanho dos seios;
- Dores no corpo pelo peso das mamas;
- Limitação nas atividades físicas;
- Irritação abaixo do sulco mamário;
- Baixa autoestima.
Entenda melhor essas situações a seguir:
Desconforto com o tamanho dos seios
A mamoplastia redutora pode ser realizada por questões estéticas, quando a mulher se sente incomodada com o tamanho das mamas, causando desde problemas físicos, como dores no corpo, até emocionais, como queda da autoestima.
Dores no corpo pelo peso das mamas
A mamoplastia redutora é indicada quando a mulher sente dores nas costas e no pescoço ou, ainda, apresenta o tronco curvado, provocando alterações na coluna devido ao peso dos seios.
Limitação nas atividades físicas
Quando as mamas são grandes, elas podem dificultar e incomodar a prática de atividades físicas, por isso a mamoplastia redutora é indicada nesses casos. Um estudo publicado em 2019 em uma revista científica apontou que o tamanho dos seios pode afetar a maneira como as mulheres se exercitam e a decisão de começar a treinar, inclusive levando ao sedentarismo.
Irritação abaixo do sulco mamário
Mulheres com mamas grandes geralmente sofrem com irritações na pele localizada abaixo do sulco mamário. Quando os seios são avantajados e não sustentam seu peso, eles podem formar uma dobra de pele que fica quente e úmida, tornando-se um ambiente propício para a presença de fungos, aumentando o risco de desenvolvimento da chamada candidíase mamária. Assim, a mamoplastia redutora é indicada para evitar esses riscos.
Baixa autoestima
Entre as características que muitas vezes são vistas como fundamentais para a feminilidade e a autoimagem da mulher, está a aparência dos seios. Mamas muito grandes – ou muito pequenas – podem impactar a autoestima e a confiança pessoal. A insatisfação com o tamanho ou formato dos seios pode causar constrangimento e desconforto físico, além de influenciar a imagem corporal. Por isso, a mulher que apresenta baixa autoestima devido ao tamanho dos seios pode ter a mamoplastia redutora indicada pelo seu cirurgião.
Entre em contato com uma clínica especializada e realize o procedimento ideal!
Onde encontrar uma clínica especializada?
Ao decidir realizar esse tipo de procedimento, é importante que a mulher busque informações sobre clínicas e cirurgiões plásticos que sejam especializados nesse tipo de cirurgia. Como dito anteriormente, a mamoplastia redutora é indicada para algumas situações, não sendo o procedimento, portanto, recomendado para qualquer mulher.
Contar com uma clínica respeitada faz toda a diferença, desde o planejamento até o pós-operatório. A Clínica Clincer possui um corpo clínico renomado, com profissionais capacitados para oferecerem a melhor solução para as suas necessidades.
Para saber mais sobre quando a mamoplastia redutora é indicada, entre em contato com a equipe da Clínica Clincer.
Fontes