Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Qual a idade mínima para a lipoaspiração?

Qual a idade mínima para a lipoaspiração?

Conheça a idade mínima para a lipoaspiração de acordo com as orientações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e saiba mais sobre a realização desse procedimento

Com o aumento da busca de cirurgias plásticas por adolescentes, uma dúvida que surge entre jovens e pais é sobre qual a idade mínima para a lipoaspiração.

A lipoaspiração é uma cirurgia plástica indicada para remoção de depósitos de gordura localizada, como nos flancos, abdômen, costas, glúteos e pernas.

Qual a idade mínima para a lipoaspiração?

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) faz recomendações sobre qual a idade mínima para a lipoaspiração. De acordo com a instituição, esse tipo de procedimento só deve ser realizado a partir dos 18 anos.

No Brasil, com 18 anos o indivíduo torna-se responsável legal por seus atos, o que inclui a decisão para realizar uma cirurgia plástica. Mesmo a partir dessa idade mínima na qual a lipoaspiração torna-se possível, entretanto, é preciso cautela para avaliar se esta intervenção é mesmo necessária.

A SBCP indica que, a depender do caso e conforme avaliação do cirurgião plástico, a paciente que busca esse tipo de cirurgia plástica precocemente seja avaliada por um psicólogo e psiquiatra, visando identificar se há transtornos de imagem associados.

Isso porque a lipoaspiração é uma cirurgia plástica que vai ser necessária apenas quando houver a formação de depósitos de gordura que são mais difíceis de perder com exercícios físicos e reeducação alimentar.

Esse cenário é incomum em jovens de 18 anos, de forma que uma intervenção estética desnecessária não terá suporte do especialista.

Isso não quer dizer que qualquer cirurgia plástica é contraindicada na infância ou adolescência. A otoplastia para correção da orelha de abano, por exemplo, pode ser feita a partir dos 5 anos, enquanto a mamoplastia redutora pode ser realizada em adolescentes com hipertrofia mamária.

Portanto, conhecer qual a idade mínima para a lipoaspiração é uma forma de fazer boas escolhas pessoais antes de recorrer à cirurgia, evitando insatisfações ou arrependimentos.

Quais os riscos da lipoaspiração?

Saber qual a idade mínima para a lipoaspiração e a contraindicação para adolescentes deve-se também aos riscos dessa cirurgia plástica.

Ela vai ser indicada para pessoas que, por exemplo, perderam peso, mas ficaram com depósitos de gordura localizada, para quem tem tendência a esses acúmulos ou para pessoas que, devido à idade, tem dificuldade de perder gordura com a associação de exercícios e alimentação.

A avaliação desses critérios é importante, pois a lipoaspiração é uma cirurgia plástica invasiva. A técnica de descolamento das células adiposas dos tecidos adjacentes para que elas possam aspiradas pelo equipamento cirúrgico, por exemplo, é agressiva.

Além disso, a lipoaspiração é uma das cirurgias com mais riscos de complicações pós-operatórios, incluindo quadros locais de infecções, seroma, alterações na sensibilidade, equimoses, edema prolongado, hiperpigmentação, ondulações na pele, dermatite, úlceras e necroses.

A lipoaspiração também pode desencadear complicações sistêmicas como perfurações viscerais, infecção, arritmias cardíacas, taquicardias, anemia, choque hipovolêmico, tromboembolismo pulmonar e trombose, embolia gordurosa, síndrome da embolia gordurosa, sepse e, infelizmente, óbito.

As complicações, especialmente as sistêmicas e mais graves, são mais comuns quando a paciente não tem a assistência adequada, como quando recorre à lipoaspiração com pessoas não qualificadas ou clínicas sem estrutura para realização da cirurgia plástica.

Esse aspecto deve ser ressaltado até mesmo porque costumam ser profissionais não qualificados que ignoram as recomendações da SBCP sobre qual a idade mínima para a lipoaspiração, aceitando realizar o procedimento em menores de 18 anos.

Qual profissional procurar?

É indispensável que, ao desejar fazer uma cirurgia plástica, seja a lipoaspiração ou qualquer outro procedimento, a pessoa busque auxílio especializado do cirurgião plástico.

O profissional deve ser membro ativo da SBCP, o que pode ser pesquisado no site da instituição, a fim de garantir sua especialização na área.

Portanto, saber qual a idade mínima para a lipoaspiração, mas também as indicações, possibilidades e riscos desse procedimento é um primeiro passo para uma decisão mais consciente e acertada sobre uma intervenção cirúrgica.

Entre em contato conosco e marque uma consulta para tirar dúvidas sobre esse e outros procedimentos.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

Revista Brasileira de Cirurgia Plástica.