Existem diferenças entre blefaroplastia superior e inferior, mas ambos os procedimentos podem ser realizados na mesma cirurgia
A blefaroplastia é uma cirurgia das pálpebras indicada para a remoção de peles e gorduras excedentes que atrapalhem o campo visual ou comprometam a autoestima do paciente. Esses acúmulos de tecidos costumam ser causados por diversos fatores, sendo o mais comum o processo de envelhecimento.
Nesses casos, podem ser realizadas a blefaroplastia superior e inferior ou apenas em uma das pálpebras. A intervenção também pode ser realizada nas pálpebras dos dois olhos ou somente em um deles. Como essa região é bastante expressiva, o resultado é uma aparência rejuvenescida e uma visão mais ampla.
Entre em contato para agendar uma consulta!
Qual a diferença entre blefaroplastia superior e inferior?
Ambas blefaroplastia superior e inferior são técnicas que podem ser feitas por razões estéticas ou funcionais. As pálpebras são afetadas pela diminuição na produção de colágeno e elastina com o passar dos anos, o que deixa a pele flácida, cobrindo parte do olho.
A intervenção é feita com anestesia local e demora em média de 1 a 2 horas, variando de acordo com a extensão. O cirurgião realiza incisões para reposicionar as estruturas e retirar excessos de pele e de gordura.
A diferença entre blefaroplastia superior e inferior consiste na motivação. A superior é feita na pálpebra que fica acima do olho para melhorar a visão e o aspecto de cansaço. A inferior trabalha a parte abaixo do olho com foco na diminuição de gordura e na correção da queda do olhar.
Algumas pessoas jovens também possuem bolsas de gordura acentuadas e podem obter os benefícios dessa intervenção. Hábitos relacionados à alimentação, exposição solar e consumo de cigarros são os principais responsáveis pelo aparecimento precoce desses sinais.
Como se preparar para as cirurgias?
A preparação para a blefaroplastia superior e inferior é semelhante. Durante a consulta, o médico ouve as queixas do paciente, alinha as expectativas e solicita exames para a liberação da cirurgia. Depois, orienta sobre a necessidade de:
- Interromper medicamentos que alteram a coagulação sanguínea;
- Cortar o consumo de cigarros e bebidas alcóolicas;
- Evitar ingerir comidas gordurosas no dia anterior à cirurgia;
- Não utilizar maquiagem no rosto no dia da intervenção;
- Fazer jejum pelo tempo indicado.
Quero entrar em contato e agendar minha consulta!
Como é a recuperação após a blefaroplastia?
A recuperação da blefaroplastia superior e inferior também são parecidas. É esperado inchaço e vermelhidão, que diminuem com o tempo. Por isso, é preciso seguir as recomendações e o acompanhamento médico. Algumas das orientações para essa fase são:
- Evitar maquiagem nos olhos;
- Passar as pomadas prescritas pelo médico em toda a região;
- Utilizar compressas frias para reduzir o inchaço;
- Dormir de barriga para cima e com a cabeça mais elevada que o restante do corpo;
- Usar óculos de sol e protetor solar para que a exposição ao sol não manche a pele;
- Fazer a higienização correta até a retirada dos pontos para impossibilitar infecções.
O resultado se torna evidente em aproximadamente 3 meses. As cicatrizes costumam ser imperceptíveis, pois as incisões são feitas nas dobras da pele de forma disfarçada, mas o processo de cicatrização depende do organismo de cada indivíduo.
As blefaroplastias superior e inferior podem ser realizadas simultaneamente?
Embora a cirurgia possa ser feita em apenas uma das pálpebras de cada vez, também existe a possibilidade da realização da blefaroplastia superior e inferior simultaneamente.
Mesmo no caso em que são combinadas as técnicas, o paciente costuma receber alta no mesmo dia. Isso porque a blefaroplastia é considerada uma cirurgia simples. Apenas nos casos em que ela é associada a outras intervenções pode ser necessária a internação.
A Clincer possui a estrutura adequada e os profissionais experientes para a realização de blefaroplastia superior e inferior.
Entrar em contato com os especialistas em blefaroplastia
Fontes: