Conheça os principais cuidados pós lipoaspiração que vão contribuir para aumentar o bem-estar da paciente, minimizar as chances de complicações e entregar melhores resultados
Os principais cuidados pós lipoaspiração devem ser planejados antes mesmo da cirurgia plástica, a fim de garantir um repouso mais apropriado, o que beneficia diretamente a recuperação.
A lipoaspiração é uma cirurgia plástica recomendada para eliminação de depósitos de gordura localizada, podendo ser realizada em vários locais — como flancos, abdômen, glúteos, costas, coxas, braços e até mesmo na papada e axilas.
Como é feita e para quem é indicada a lipoaspiração?
Na lipoaspiração utiliza-se anestesia local ou geral, sendo aplicada uma substância responsável por reduzir o sangramento e facilitar o descolamento das células adiposas dos tecidos adjacentes, como vísceras e músculos.
Em seguida, são feitas pequenas incisões pelas quais são inseridos os instrumentos cirúrgicos e sugador. Movimentos de vai-e-vem ajudam a soltar as células adiposas que, em seguida, são aspiradas.
A lipoaspiração é indicada para pessoas dentro do peso ideal, em bom estado de saúde e que tenham depósitos de gordura difíceis de remover com exercícios e alimentação.
7 principais cuidados pós lipoaspiração
Os principais cuidados pós lipoaspiração contribuem tanto para a segurança da paciente, visto que a técnica apresenta riscos de complicações pós-operatórias locais e sistêmicas, e melhora o resultado estético alcançado com o tratamento. Confira a seguir!
1. Repouso
Um dos principais cuidados pós lipoaspiração ou qualquer cirurgia plástica é o repouso, que deve ser mantido por cerca de 7 dias.
Deve-se evitar esforço em demasia, mas não significa que a paciente deve ficar deitada o tempo todo. Curtas caminhadas em casa são indicadas para prevenir trombose venosa profunda.
A paciente também deve evitar a posição sentada nos primeiros dias, pois ela pode forçar mais o local operado. Atividades que demandam mais movimentos, assim como pegar peso leve, poderão ser retomadas dentro de três semanas, em média.
2. Cinta pós-operatória
A utilização da cinta pós-operatória está entre os principais cuidados pós lipoaspiração, pois ela ajuda a dar sustentação e proteger o local operado.
A cinta deve ser removida apenas para tomar banho e fazer sessões de drenagem linfática, devendo ser usada até para dormir no primeiro mês, conforme orientação da equipe médica responsável.
A escolha da cinta também deve seguir orientação especializada, pois ela deve ser de tecido resistente, confortável, respirável e antibacteriano. O ideal é que exerça pressão mediada.
3. Drenagem linfática
As sessões de drenagem linfática manual com fisioterapeuta são indicadas para ajudar a amenizar os desconfortos pós-operatórios, como edemas, hematomas e retenção de líquidos, além de ajudar a prevenir complicações como seromas, trombose e outras.
A drenagem linfática também acelera a recuperação do quadro, sendo por essa razão um dos principais cuidados pós lipoaspiração.
4. Alimentação
Uma alimentação balanceada que priorize alimentos naturais, orgânicos e leves é indicada no pós-operatório, apesar de não haver nenhuma dieta específica a ser seguida.
Reduza especialmente alimentos gordurosos, processados, condimentados, açúcares e sódio. Alimentos com maior potencial inflamatório também devem ser evitados, como frutos-do-mar, leite e derivados, refrigerantes, bebidas alcoólicas e outros.
Outro aspecto importante é manter um consumo diário suficiente de água, pois ela é indispensável no pós-operatório.
5. Higienização das incisões
As incisões da lipoaspiração são pequenas, de cerca de 1 centímetro cada, de forma que problemas na cicatrização não são os mais comuns, mas é importante adotar bons cuidados, como manter o local limpo com sabonete neutro e secá-lo bem.
6. Medicação
Deve-se tomar apenas a medicação prescrita pelo médico, o que costuma incluir analgésicos para o caso de dor, antibióticos e anti-inflamatórios.
O uso de medicações de uso contínuo deve ser conversado com o médico antes da cirurgia plástica.
7. Atividades físicas
A retomada de atividades físicas é possível, mas deve ser feita com cautela. Após 20 a 30 dias é possível iniciar atividades mais leves, com caminhadas e, posteriormente, conforme liberação médica, ir retomando as demais práticas, sempre respeitando o tempo de recuperação do corpo.
Os principais cuidados pós lipoaspiração contribuem diretamente no bem-estar da paciente e vão permitir uma recuperação mais satisfatória e em menos tempo. Portanto, sempre siga as recomendações da equipe médica responsável.
Entre em contato conosco e marque uma consulta para tirar dúvidas sobre esse e outros procedimentos.
Fontes: