Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Principais cirurgias plásticas faciais

Principais cirurgias plásticas faciais

Intervenções cirúrgicas podem melhorar a harmonia do rosto e devolver a autoestima aos pacientes

As cirurgias plásticas faciais são opções de tratamento que têm a finalidade de melhorar o aspecto visual e o contorno do rosto, além de reduzir os danos na pele causados pelo tempo, excesso de exposição solar e até mesmo situações como acidentes.

Hoje, existem diversos procedimentos disponíveis capazes de melhorar o aspecto da pele e da harmonia do rosto em geral. A escolha do método a ser realizado depende das necessidades os objetivos de cada paciente.

Conheça agora as principais cirurgias plásticas faciais e entenda se elas podem se encaixar no procedimento que você busca para potencializar a autoestima.

Quais as cirurgias plásticas faciais mais feitas?

Rinoplastia

A rinoplastia é uma cirurgia plástica facial realizada no intuito de remodelar o contorno das estruturas internas e externas do nariz, conferindo um aspecto melhor ao órgão. O procedimento está entre as cinco cirurgias plásticas mais realizadas no País, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

É possível realizar a rinoplastia tanto por questões estéticas — para melhorar deformidades ou tamanho —, quanto para recuperar a qualidade da respiração, já que, com a cirurgia, é possível corrigir estruturas nasais que causam disfunções respiratórias.

Otoplastia

Realizada principalmente em crianças, a otoplastia é uma das principais cirurgias plásticas faciais. O procedimento é indicado para a correção de orelhas proeminentes, conhecidas popularmente como orelhas de abano.

Entretanto, também é possível que o procedimento seja indicado para a correção de traumas, problemas congênitos ou outras necessidades de acordo com as características de cada paciente.

Ritidoplastia (lifting facial)

Muito procurada principalmente entre o público mais velho, a ritidoplastia, também conhecida como lifting facial, é uma intervenção capaz de melhorar as expressões faciais que foram prejudicadas com o envelhecimento. Os principais aspectos que podem ser tratados com a cirurgia são:

  • Flacidez da pele;
  • Queda de bochecha;
  • Redução dos sinais de envelhecimento;
  • Diminuição de rugas e linhas de expressão.

Mentoplastia

Com a mentoplastia, o paciente consegue remodelar a parte inferior do rosto, que compreende a mandíbula, o pescoço e uma parte da face. O principal resultado do procedimento é a alteração do formato do queixo, que pode mudar seu contorno, ficar maior ou menos.

Por causa do impacto que seus resultados causam no terço inferior da face, a mentoplastia é uma das cirurgias plásticas faciais mais realizadas com o intuito de afinar ou alongar o rosto, ou deixar o contorno do queixo mais harmônico.

Blefaroplastia

Recomendada como um procedimento estético, a blefaroplastia suaviza os contornos das pálpebras através do posicionamento dos tecidos dessa região do rosto. A cirurgia pode ser realizada apenas na pálpebra superior, inferior ou em ambas.

A blefaroplastia pode ser indicada a homens e mulheres adultos de qualquer idade. No entanto, é uma das cirurgias plásticas faciais mais buscadas pelos mais velhos, que procuram remover a flacidez que ocorre naturalmente com o passar do tempo, principalmente das pálpebras inferiores, que formam bolsas capazes de prejudicar a aparência e a visão.

Tratamentos no rosto

Além das cirurgias plásticas faciais, também existem outros procedimentos estéticos menos invasivos que têm sido cada vez mais realizados para melhorar o contorno e o aspecto do rosto. Geralmente, os procedimentos são realizados por meio da aplicação de substâncias por via injetável ou com a ajuda de equipamentos específicos.

Atualmente, os tratamentos no rosto mais realizados são:

Harmonização facial

A harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos pode modificar totalmente o contorno do rosto de um paciente sem nenhum corte. A técnica é realizada por meio da aplicação de elementos como a toxina botulínica e o ácido hialurônico, que atuam para equilibrar os traços do rosto sem nenhum corte.

Além disso, é possível, por meio da harmonização facial, suavizar linhas de expressão, potencializar ângulos e corrigir imperfeições sem nenhum corte.

Preenchimento labial

Com o uso de ácido hialurônico, o contorno, o volume e a projeção dos lábios podem ser melhorados sem a necessidade de nenhum tipo de corte.

Primeiro, o responsável pelo procedimento realiza uma anestesia no local. Logo na sequência, o ácido hialurônico é injetado de acordo com a necessidade do paciente. Depois, uma leve massagem modela os lábios para que os resultados sejam atingidos.

Como procurar um bom profissional para a realização das cirurgias plásticas faciais?

Quaisquer cirurgias plásticas faciais devem ser realizadas por bons profissionais. Por isso, é importante estar atento a alguns passos para garantir a qualidade e segurança dos resultados com a menor possibilidade de complicações.

Para isso, o primeiro passo é buscar se o cirurgião plástico é um membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Na sequência, o paciente deve agendar uma avaliação profissional completa para conhecer o profissional e entender se ele está alinhado com suas expectativas.

É importante buscar por recomendações de pessoas conhecidas, além de visitar os espaços onde o procedimento é realizado para conferir a segurança, qualidade e a higiene do local. Analisar a formação e experiência de toda a equipe envolvida nas cirurgias plásticas faciais também é um passo importante para garantir bons resultados.

Entre em contato e saiba mais sobre esse e demais assuntos.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica