A lipoaspiração é indicada para remoção de gordura localizada que resiste a dietas e práticas regulares de exercícios físicos
A lipoaspiração é uma cirurgia plástica estética que remove o acúmulo de gordura em áreas específicas do corpo do paciente, ajudando a melhorar a definição e os contornos do corpo. Muitas pessoas podem acreditar que o procedimento é voltado ao emagrecimento, mas isso não é verdade. Entenda a seguir para quem é indicada a lipoaspiração.
Quem pode fazer a lipoaspiração
Por ser uma cirurgia bastante popular, muitas pessoas podem não saber para quem é indicada a lipoaspiração, acreditando que o procedimento pode ser realizado em qualquer paciente que assim deseje. Na verdade, são considerados candidatos ideais aqueles indivíduos que estejam saudáveis e com IMC (índice de massa corpórea) menor que 30.
Além disso, é necessário que o paciente apresente pele firme e bom tônus muscular, bem como expectativas realistas quanto aos resultados que podem ser alcançados a partir da cirurgia. Pessoas com sobrepeso devem ser criteriosamente avaliadas pelo cirurgião plástico, que poderá identificar se esse é o procedimento mais adequado às necessidades do paciente.
É importante sempre destacar que esse não é um recurso voltado à perda de peso. Neste sentido, a resposta para o questionamento sobre para quem é indicada a lipoaspiração é: indivíduos que não conseguem eliminar o restante do tecido adiposo, mesmo após adoção de dieta adequada e prática regular de exercícios físicos.
Quando não pode ser uma boa escolha
Tão importante quanto entender para quem é indicada a lipoaspiração, é necessário saber identificar os casos em que a cirurgia não é indicada. São eles:
- Sobrepeso (sendo indicado primeiro eliminar a gordura com dieta e exercícios, optando pela lipoaspiração para remover o tecido adiposo que resistir a esse processo);
- Doenças crônicas ou metabólicas que podem comprometer a cicatrização;
- Gestantes ou mulheres com menos de 6 meses de maternidade;
- Diabéticos;
- Presença de infecções de pele ou sistêmicas;
- Expectativas irreais em relação aos resultados que podem ser alcançados.
Como é feita a lipoaspiração
Para quem é indicada a lipoaspiração, o procedimento é realizado em ambiente hospitalar e com o paciente devidamente anestesiado. O cirurgião realiza pequenas incisões na região a ser operada, por onde é administrada uma solução líquida estéril que ajuda a reduzir o sangramento.
Em seguida, é inserida uma cânula que ajuda a soltar o excesso de gordura com um movimento de vaivém. Esta gordura descolada é, então, aspirada para fora do corpo com auxílio de um aparelho específico.
Como é a recuperação
Nos casos em que a cirurgia é bem recomendada, isto é: quando respeitado para quem é indicada a lipoaspiração, os riscos são mínimos e o processo de recuperação é equilibrado. É fundamental que o paciente adote alguns cuidados pós-operatórios para garantir resultados estéticos satisfatórios, a fim de evitar complicações à sua saúde.
Os principais cuidados recomendados são:
- Tomar a medicação prescrita pela equipe médica;
- Não tomar sol na área operada;
- Respeitar o tempo de repouso recomendado;
- Não praticar atividades físicas até liberação médica;
- Usar cinta elástica modeladora conforme indicado pelo especialista;
- Adotar uma alimentação leve e saudável, especialmente nos primeiros dias após o procedimento;
- Ingerir bastante água, mantendo o corpo hidratado;
- Higienizar e cuidar do local operado, sempre seguindo a orientação do cirurgião;
- Comparecer às consultas de retorno.
Todas essas recomendações devem ser passadas ao longo das consultas pré-operatórias, que permitem a identificação de para quem é indicada a lipoaspiração, e exames no momento da alta hospitalar.
Saiba mais sobre essa e demais cirurgias com a Clínica Clincer. Entre em contato agora mesmo!
Fontes: