Mastoplastia de aumento permite corrigir flacidez mamária e volume das mamas no mesmo procedimento cirúrgico. Entenda mais sobre essa cirurgia plástica.
A mastoplastia de aumento é uma das cirurgias plásticas mais demandadas por mulheres que querem resgatar a autoestima na meia idade, quando as mamas já apresentam flacidez e volume insatisfatório.
Apesar de a mastoplastia de aumento ser uma opção eficaz e segura para muitas pacientes, é fundamental entender melhor essa cirurgia plástica antes de decidir pela intervenção cirúrgica.
Fale com nossa equipe e entenda qual a cirurgia mais indicada para o seu caso!
O que é mastoplastia de aumento?
A mastoplastia de aumento consiste na associação da mastopexia com a colocação da prótese de silicone.
A mastopexia, ou lifting mamário, é a cirurgia plástica indicada para correção da ptose mamária que consiste na flacidez das mamas devido ao excesso de pele.
A segunda etapa da cirurgia plástica é a colocação da prótese de silicone para promover a correção do volume mamário, visando seios mais proporcionais e harmônicos com a estrutura corporal e torácica da paciente.
Quando a mastoplastia de aumento é indicada?
A mastoplastia de aumento deve sempre ser avaliada por um cirurgião plástico de confiança. Isso garante uma indicação correta, o que reflete nos resultados e na satisfação posterior da paciente. Algumas indicações comuns incluem:
- Ptose mamária causada por envelhecimento ou amamentação;
- Volume mamário desarmônico com a estrutura corporal;
- Assimetria entre as mamas.
Essas insatisfações podem motivar a paciente a buscar auxílio especializado, entretanto, apenas o cirurgião plástico está apto para avaliar se a mastoplastia de aumento é a abordagem adequada ao caso.
Como é o preparo cirúrgico?
O pré-operatório da mastoplastia de aumento não difere daquele necessário em outros tipos de cirurgia plástica. As recomendações básicas incluem:
- Avaliação do cirurgião plástico do caso e de informações adicionais como histórico médico, expectativas, motivações, estrutura física etc.;
- Realização de exames de sangue, urina, cardiológico, raios-x do tórax, mamografia e ultrassom das mamas para verificar o quadro geral de saúde da paciente;
- Planejamento cirúrgico, definindo aspectos como anestesia, prótese, local das incisões e demais direcionamentos cirúrgicos.
Após toda essa etapa de preparo, a data da cirurgia será agendada e a paciente receberá as instruções relacionadas ao pré-operatório, incluindo jejum, interrupção de medicamentos, como deve comparecer ao hospital, entre outras recomendações.
Agende agora a mastoplastia de aumento perfeita para você!
Como funciona a cirurgia?
A mastoplastia de aumento é realizada em ambiente hospitalar com uso de anestesia geral ou anestesia local com sedação, a depender das preferências do cirurgião e particularidades do caso.
O local da incisão cirúrgica pode variar de acordo com as particularidades do caso, sendo comum a opção pela incisão no sulco mamário, ao redor da aréola (areolar) ou na região da axila.
Essa decisão depende de aspectos, como nível e região da flacidez mamária, volume da prótese, formato do tórax e até mesmo assimetrias das mamas.
Após a incisão, a primeira etapa consiste na remoção do excesso de pele responsável pela ptose mamária. Em seguida, é feita a colocação e posicionamento da prótese mamária para um resultado mais natural e harmônico.
A prótese de silicone pode ser subglandular ou submuscular, a depender das expectativas da paciente e características torácicas.
Em seguida as incisões são fechadas e o sutiã pós-operatório é colocado ainda dentro do centro cirúrgico, já garantindo proteção e estabilidade aos tecidos.
Como é o pós-operatório?
As recomendações do pós-operatório serão informadas pela equipe médica antes da alta hospitalar. Elas são personalizadas às necessidades da paciente, devendo sempre ser seguidas corretamente. Algumas orientações incluem:
- Repouso relativo de 7 a 14 dias com pequenas caminhadas para evitar complicações;
- Uso contínuo do sutiã pós-operatório no primeiro mês;
- Não levantar os braços, mantendo-os juntos à lateral do corpo nas primeiras semanas;
- Descansar e dormir de barriga para cima;
- Não apoiar o peso do corpo nos braços ao levantar-se;
- Higienizar as incisões cirúrgicas com água corrente e sabão neutro, secar bem e colocar os curativos.
Progressivamente, a paciente vai se sentir mais disposta e poderá ampliar as tarefas realizadas de acordo com a liberação do médico responsável.
Atividades mais intensas e com levantamento de peso e exercícios físicos poderão ser retomados em cerca de 90 dias, conforme a evolução pós-operatória.
A mastoplastia de aumento é uma cirurgia plástica segura e eficaz na entrega dos resultados estéticos almejados, entretanto, é fundamental contar com uma equipe qualificada e experiente.
Para saber mais sobre a mastoplastia de aumento entre em contato com a equipe da Clínica Clincer.
Fonte: