A cirurgia plástica das mamas é capaz de alterar o tamanho e o formato delas, mesmo sem o uso das próteses de silicone. Confira.
Melhorar o contorno, a simetria e remover a pele excedente das mamas: essa é a proposta da mastopexia sem prótese. Em voga atualmente, devido ao movimento de explante mamário, a técnica confere maior naturalidade ao colo feminino, restaura a firmeza das mamas e colabora para elevar a autoestima das mulheres.
A seguir, saiba mais sobre a mastopexia sem prótese!
O que é a mastopexia sem prótese?
A mastopexia sem prótese é a técnica cirúrgica para eliminar a flacidez dos seios (na literatura médica, denominada de ptose mamária) e reposicioná-los sem o uso das próteses de silicone. A plástica promove o lifting das mamas, respeitando o biotipo da mulher e seus desejos quanto ao resultado da cirurgia plástica.
Como é feita?
Com a paciente anestesiada, em cada mama é feita uma incisão, que pode ser: incisão em âncora, incisão vertical, incisão circumareolar ou incisão periareolar. Com isso, o cirurgião tem melhor visão sobre a quantidade de tecido a ser removido para a conclusão da mastopexia sem prótese.
Após a remoção de todo o tecido e da pele excedente, o cirurgião plástico reposiciona a aréola da paciente e fecha a incisão. Isso resulta em um novo formato aos seios, o que faz com que eles fiquem sem flacidez, mais empinados e simétricos, conferindo melhor harmonia ao tórax da paciente.
Cuidados pós-operatórios do lifting das mamas
Para colaborar nos cuidados pós-operatórios da mastopexia sem prótese, pode ser necessário o uso de drenos, além do sutiã pós-cirúrgico para evitar a movimentação da área. Além disso, se faz necessário:
- Não levantar peso ou praticar exercícios físicos;
- Não dormir de bruços ou de lado, dormindo preferencialmente com o dorso para cima;
- Fazer a correta higienização, para evitar infecções;
- Passar pelas consultas pós-operatórias previamente acordadas com o cirurgião plástico;
- Não se expor ao sol;
- Aguardar a alta médica para retomar as atividades laborais.
Tais cuidados ajudam na plena recuperação.
Quando é indicada a mastopexia sem prótese?
A cirurgia de lifting das mamas pode ser indicada para mulheres que já tiveram filhos e passaram pelo processo de amamentação que resultou na flacidez mamária. É indicada, ainda, para mulheres que perderam peso de forma acentuada, para mulheres que apresentam assimetria das mamas (um lado diferente do outro) e para mulheres que querem restaurar a firmeza dos seios.
Vale ressaltar que a mastopexia sem prótese não confere volume, melhora apenas o aspecto caído e o posicionamento dos seios no tórax. Para volumização, é indicada a mastopexia com o uso de próteses de silicone.
Para saber qual metodologia trará o resultado esperado, é indispensável conversar com um cirurgião plástico de confiança.
Quais as vantagens?
A principal vantagem da mastopexia sem prótese é o rejuvenescimento das mamas. Os seios ficam mais bem posicionados no tórax feminino, o que confere uma melhor simetria da região, firmeza das mamas e, claro, uma melhora significativa na autoestima da mulher.
Entre outras vantagens, cabe destaque a tais fatores: tempo da recuperação pós-cirúrgica, que tende a ser menor quando comparado ao da mastopexia com prótese, com a cessação do inchaço em até três semanas; menor tempo de afastamento das atividades (isso depende da complexidade da cirurgia e do grau da ptose mamária); menor chance de haver necessidade de uma cirurgia revisional (como no caso dos procedimentos com uso de próteses quando ocorre rejeição ou contratura capsular).
Não é à toa que a mastopexia sem prótese vigora entre as principais cirurgias plásticas das mamas. Quer saber mais sobre mastopexia ou demais cirurgias plásticas? Entre em contato com a Clínica Clincer.
Fonte: