Fale conosco pelo WhatsApp

Mamoplastia redutora sem prótese

Mulher com fita métrica na região das mamas - mamoplastia redutora sem prótese

Saiba quando a cirurgia de mamoplastia redutora sem prótese é indicada e quais benefícios pode trazer.

Quando as mamas são muito grandes elas podem, além de trazer incômodo, gerar problemas de saúde para a mulher. Não são incomuns reclamações de dores nas costas, dificuldade para praticar uma atividade física e até desconforto na hora de dormir, o que interfere na qualidade do sono. Para esses casos, é indicada a mamoplastia redutora sem prótese.

Na mamoplastia redutora sem prótese, o médico remove o excesso de gordura, o tecido glandular e a pele da mama, dando a ela um tamanho proporcional ao corpo, aliviando o desconforto físico e emocional que seios grandes podem acarretar às mulheres.

Além disso, a mamoplastia redutora sem prótese reduz a flacidez dos seios e a irritação que costuma ocorrer na pele que se localiza abaixo da mama ou que fica em contato com as alças de sutiãs e biquínis. O procedimento também pode ser realizado em homens que têm ginecomastia.

Cuidados pré-operatórios da mamoplastia redutora sem prótese

Em geral, o médico solicita exames pré-operatórios, como exames de sangue (hemograma e coagulograma), radiografia de tórax e eletrocardiograma, além de exames de imagem como mamografia e ultrassom — para que seja possível avaliar a mama de maneira mais detalhada e profunda. Há alguns casos em que ele pode solicitar a opinião de um mastologista, principalmente quando houver algum tipo de queixa em relação às mamas, como dor ou nodulações.

Na véspera da mamoplastia redutora sem prótese, a paciente deve fazer jejum de oito horas e se internar duas horas antes do procedimento. Na semana anterior ao procedimento, deve-se suspender o uso de qualquer medicação para evitar alterações na circulação. A necessidade de utilização de medicamentos deve ser informada ao cirurgião.

Como é feita a mamoplastia redutora sem prótese?

O médico faz três incisões: uma semicircular em volta da aréola, outra que desce verticalmente até a base do seio e uma que acompanha a curva do sulco mamário.

Depois de retirar os tecidos em excesso, o cirurgião costura as extremidades, remodelando as mamas. Assim, o resultado é um seio bonito, firme e proporcional ao corpo.

Cuidados no pós-operatório

O pós-operatório da mamoplastia redutora sem prótese é idêntico ao das outras mamoplastias. A paciente recebe alta hospitalar ao final do dia ou no dia seguinte à cirurgia, conforme o caso.

A cirurgia de redução mamária pode causar dor moderada e, por isso, o médico prescreverá alguns medicamentos: analgésico, anti-inflamatório, antibiótico (para prevenção de infecção) e protetor gástrico (para evitar irritação do estômago pelas outras medicações).

A paciente não deve levantar os braços nas primeiras semanas e nem fazer esforço físico. Também é essencial utilizar o sutiã pós-cirúrgico durante um mês e dormir de barriga para cima. Após esse período, utiliza-se o sutiã durante o dia por mais 30 dias.

Deve-se permanecer em repouso relativo (sem esforços exagerados) durante duas semanas. Após seis semanas, a paciente está liberada para fazer atividades físicas normalmente.

A região operada apresenta inchaço por um período de um a dois meses. Nesse período, a mulher pode fazer algumas sessões de drenagem linfática para evitar inchaços. Após seis meses, pode-se observar o resultado do procedimento, quando não há mais inchaço e o formato das mamas encontra-se natural. O período de recuperação é tranquilo, desde que a paciente siga as orientações do médico.

Benefícios da mamoplastia redutora sem prótese

Ao fazer a cirurgia, a paciente tem uma melhora na qualidade de vida. O procedimento evita a flacidez causada pelos efeitos da gravidade ao longo dos anos, diminui as dores na coluna, cabeça e pescoço, corrige a postura e aumenta a autoestima.

Entendeu o que é a mamoplastia redutora sem prótese e quando é indicada? Entre em contato e agende uma consulta para saber mais!

Fontes

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

Clínica de Cirurgia Plástica Clincer.