Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Mamoplastia redutora sem prótese: quando fazer?

Mamoplastia redutora sem prótese: quando fazer?

Entenda quando é melhor optar pela redução das mamas sem o implante de silicone

A mamoplastia redutora é uma cirurgia que pode ser realizada com ou sem uso de prótese de silicone. A decisão pela mamoplastia redutora sem prótese vem muitas vezes acompanhada de queixas de saúde relacionadas a um volume natural muito grande das mamas.

Geralmente, são mulheres que possuem seios grandes demais para a sua estrutura corporal, o que impacta na falta de harmonia das mamas com o resto do corpo e pode causar intensas dores nas costas e no pescoço, por exemplo.

Para resolver o problema do tamanho das mamas, a mulher pode escolher pela mamoplastia redutora sem prótese ou com prótese de silicone. Entenda a diferença entre as duas cirurgias e quando optar por cada uma delas.

Quando é indicada a mamoplastia sem prótese?

A cirurgia de mamoplastia redutora sem prótese costuma ser indicada para aquelas pacientes que optam pela redução das mamas, mas não se importam muito com características como a projeção, flacidez ou rigidez.

Isso porque, com a mamoplastia sem prótese, a paciente se livra do excesso de peso causado por mamas naturalmente muito grandes. No entanto, com o passar do tempo, a ação da gravidade pode atuar da mesma forma nas mamas já reduzidas e causar um efeito estético indesejável, como a queda das mamas e perda do volume do tecido mamário.

Nesse tipo de cirurgia, o cirurgião devolve à paciente seus contornos originais e deixam os seios da paciente como eram antes, apenas com a retirada do excesso de tecido mamário.

Como se preparar?

Antes de optar ou não pela mamoplastia redutora sem prótese, a paciente precisa conhecer bem os seus desejos e traçar um plano de cirurgia ao lado do seu médico que leve em conta os seus contornos corporais.

Com a cirurgia já estabelecida, alguns cuidados precisam ser tomados para o melhor acompanhamento médico, como:

  • Realização de exames laboratoriais e de imagem;
  • Ajuste no estilo de vida, com uma dieta saudável e prática de exercícios físicos;
  • Abandonar o uso de cigarro e evitar as bebidas alcoólicas;
  • Uso de medicamentos recomendados pelo médico.

Como funciona a mamoplastia sem prótese?

Ao optar pela mamoplastia redutora sem prótese, a paciente decide reduzir o tamanho das mamas retirando três elementos do seu corpo:

  • Tecido mamário;
  • Gordura;
  • Excesso de pele.

Para isso, o médico cirurgião faz uma pequena incisão nas mamas para remodelá-las, devolvendo o formato original e retirando o peso em excesso que atrapalhava a paciente. A única diferença da mamoplastia redutora sem prótese em relação à cirurgia com o implante é que não ocorre sua colocação.

Como é o pós-operatório?

O ideal é sempre que a paciente siga as recomendações do seu médico cirurgião. Ao optar pela mamoplastia redutora sem prótese, a paciente deve manter um período de repouso — retomando as atividades diárias gradativamente —, evitar a exposição ao sol e utilizar o sutiã cirúrgico.

O último item é essencial para uma boa cicatrização e sustentação dos seios após a mamoplastia redutora sem prótese. Isso porque o corpo precisa se acostumar com a nova realidade das mamas, e o sutiã cirúrgico ajuda neste processo.

Quanto ao formato da cicatriz, podem existir três tipos:

Cicatriz em âncora

Possui um formato que lembra uma letra “T” invertida. Ocorre quando a incisão é feita em formato de âncora pelas aréolas, e não costuma deixar uma marca muito evidente.

Cicatriz curva

Essa cicatriz segue o sulco mamário, ou seja, a dobra dos seios. Por conta da sua localização, ela fica mais escondida e só pode ser vista observando as mamas por baixo.

Cicatriz hipertrófica

Quando se forma um queloide no local da incisão, chamamos de cicatriz hipertrófica. Pode acontecer ou pela falta de cuidados da paciente com o pós-operatório ou pelo processo de inflamação do próprio corpo. Além disso, algumas pessoas têm predisposição para esse tipo de cicatriz.

O que esperar da redução de mama sem prótese?

A mamoplastia redutora sem prótese traz diversos benefícios para a paciente. Além de deixar o formato original das mamas e melhorar a autoestima da mulher, a cirurgia também devolve a qualidade de vida e melhora a saúde com a diminuição de dores na coluna, cabeça, pescoço e outros lugares.

Entre em contato e saiba mais sobre esse e demais assuntos.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica