Mamoplastia é o nome do procedimento cirúrgico que altera o formato e volume das mamas, promovendo autoestima às mulheres
A mamoplastia é uma cirurgia plástica que altera ou corrige o formato e volume das mamas, conferindo um aspecto mais harmonioso e proporcional em relação ao restante do corpo. Esta intervenção pode ser realizada com as mais diversas finalidades, tais como aumentar, diminuir ou modificar a aparência dos seios.
A mamoplastia de aumento, que consiste na colocação de implantes de silicone para aumentar as mamas e recuperar o seu volume, está entre uma das cirurgias plásticas mais procuradas em todo o mundo. Mesmo com sua alta popularidade, este tipo de procedimento ainda gera muitas dúvidas entre as pacientes. Confira as respostas para as principais delas!
Quais são os tipos de mamoplastia?
Embora todos os tipos de cirurgia plástica nas mamas sejam classificados como mamoplastia, esta é uma intervenção que pode ter diferentes finalidades — demandando diferentes recursos e métodos para que os objetivos do procedimento sejam alcançados. Levando em consideração seus objetivos, a mamoplastia pode ser dos seguintes tipos:
Mamoplastia de aumento
Consiste na implantação de próteses de silicone para dar mais volume aos seios ou para restaurar o volume mamário perdido após gestação ou redução de peso.
Mamoplastia redutora
Remove o excesso de gordura, tecido e pele, conferindo um resultado mais proporcional e minimizando os desconfortos relacionados a seios muito grandes — como dor nas costas e pescoço, por exemplo.
Mastopexia
Também conhecida como lifting de mamas, consiste na redução da flacidez e promoção de um aspecto mais levantado aos seios.
Mamoplastia reconstrutiva
É realizada nos casos em que a paciente precisou remover os seios por causa de um tumor mamário, optando pela colocação de uma prótese de silicone para reconstruir as mamas.
A mamoplastia interfere na amamentação?
A amamentação é uma das principais preocupações das mulheres que desejam ter filhos. Esta é uma preocupação válida especialmente no caso da cirurgia de redução de mamas, em que são removidos tecidos e, dependendo da técnica aplicada, conexões nervosas. No caso da cirurgia de aumento, a maioria das pacientes consegue amamentar normalmente.
É importante lembrar que, assim como qualquer outra intervenção cirúrgica, a mamoplastia certamente envolve riscos. De modo geral, se a cirurgia foi conduzida de maneira a preservar as terminações nervosas, vasos e ductos, a amamentação é possível.
Como são as cicatrizes da mamoplastia?
As cicatrizes da mamoplastia podem ter formatos diferentes, dependendo da técnica que foi aplicada no momento da realização da cirurgia. Cabe ao cirurgião plástico identificar a melhor metodologia para cada paciente, levando em consideração as características da mama e os objetivos da cirurgia.
Em todos os casos, porém, a cicatriz resultante da mamoplastia é bastante discreta, podendo ficar sob as axilas ou escondida debaixo das roupas íntimas.
Quais os cuidados pré-operatórios da mamoplastia?
Os cuidados pré-operatórios da mamoplastia consistem na realização de exames específicos para avaliar as condições de saúde da paciente e identificar possíveis alterações que podem comprometer sua recuperação. As principais avaliações solicitadas são: hemograma, mamografia, ultrassonografia e eletrocardiograma.
Outras recomendações necessárias devem ser passadas ao longo das consultas preparatórias para a cirurgia. É o caso, por exemplo, do tempo de jejum necessário e demais cuidados prévios à cirurgia.
Como é a recuperação após a mamoplastia?
O pós-operatório, assim como muitos detalhes referentes ao procedimento, variam de acordo com a técnica aplicada. Em geral, os principais cuidados envolvem o uso de sutiã pós-cirúrgico por, no mínimo, um mês após a cirurgia. O uso deste acessório deve ser diário, inclusive para dormir.
Outros cuidados dizem respeito à limitação de movimento dos braços, evitando principalmente elevá-los acima dos ombros. Nos primeiros dias, portanto, a paciente poderá precisar de ajuda para lavar e pentear os cabelos.
Para saber mais a respeito da mamoplastia e tirar suas dúvidas sobre este procedimento, entre em contato e agende uma consulta com os profissionais da Clínica Clincer.
Fontes: