Saiba o que é a lipoenxertia mamária, cirurgia plástica para aumento mamário sem prótese, mas que também pode ser associada à mamoplastia de aumento.
A lipoenxertia mamária é uma opção de aumento mamário sem prótese, mas também consiste em uma cirurgia plástica, o que demanda uma série de cuidados antes e depois do tratamento.
A lipoenxertia consiste no preenchimento com gordura autógena. A seguir, entenda mais sobre esse tratamento e a opção de lipoenxertia de mama.
Entre em contato para agendar uma consulta!
O que é a lipoenxertia de mama?
A lipoenxertia de mama consiste em uma cirurgia plástica que tem como objetivo promover o aumento mamário sem prótese de silicone. Isso é possível por meio da aplicação de gordura autógena, ou seja, gordura obtida da própria paciente.
Para a coleta da gordura, a primeira etapa da lipoenxertia mamária consiste na lipoaspiração, cirurgia plástica voltada à remoção de depósitos de gordura localizada que, na sequência, será usada para aumentar o volume dos seios.
Para quem é indicada?
Apesar dos benefícios, o aumento mamário sem prótese apresenta limitações no que se refere ao volume possível de ser alcançado com o tratamento.
Assim, o aumento mamário sem prótese é indicado para pacientes que desejam aumentar um pouco o volume das mamas ou para quem almeja modelação dos seios, como corrigir assimetrias ou harmonizar o formato dos seios.
A lipoenxertia de mama não é a abordagem cirúrgica mais indicada para pacientes que almejam ganho significativo de volume mamário.
Quais são os riscos da lipoenxertia de mama?
Apesar de muitas pacientes darem preferência à lipoenxertia mamária devido ao receio relacionado à colocação da prótese de silicone, os riscos não são muito diferentes entre os procedimentos. Entre eles, podemos citar:
- Inchaço e edema;
- Má cicatrização;
- Infecções pós-cirúrgicas;
- Trombose venosa profunda;
- Reações à anestesia;
- Lesão nos tecidos adjacentes;
- Alterações na sensibilidade das mamas;
- Menor previsibilidade do resultado, dada a possibilidade de absorção das células adiposas pelo organismo;
- Alterações no tamanho dos seios posteriormente devido à perda ou ganho de peso.
Tais riscos devem-se à necessidade de realização da lipoaspiração para obtenção da gordura autógena, mas também pela própria enxertia das células adiposas.
Quais cuidados tomar antes da cirurgia plástica?
Como se trata de uma cirurgia plástica tradicional, os cuidados pré-operatórios são semelhantes aos da maior parte dos tratamentos do tipo, incluindo:
- Exames pré-operatórios de sangue, urina e coração;
- Interrupção de algumas medicações prejudiciais à cirurgia, como as com ativos anticoagulantes;
- Interrupções de hábitos danosos como fumar.
A avaliação de saúde da paciente é o principal cuidado antes da cirurgia plástica e viabiliza o encaminhamento do caso com o planejamento cirúrgico.
Quero entrar em contato com a Clincer
Como é realizado o procedimento?
Na lipoenxertia mamária, é utilizada anestesia geral ou local com sedação. A duração do procedimento varia de 2 a 3 horas, a depender da complexidade do caso e deve ser realizado em ambiente hospitalar.
Na primeira parte da cirurgia, é feita a lipoaspiração para remoção da gordura localizada de depósitos indesejados por meio de pequenas incisões de cerca de 1 cm cada. É comum a retirada de gordura do abdômen, culotes, flancos e parte interna das coxas.
Em seguida, as células adiposas são purificadas no próprio centro cirúrgico em uma centrífuga que separa as células dos demais líquidos, como anestésico, soro e sangue.
A parte final da lipoenxertia de mama é o preenchimento dos seios propriamente dito. O cirurgião plástico utiliza seringas e cânulas para injetar a gordura purificada conforme planejado.
As incisões cirúrgicas são suturadas e a cinta e sutiã pós-cirúrgico são colocados ainda no centro cirúrgico para estabilidade e proteção do local.
Quais são os cuidados pós-operatórios?
Após o aumento mamário sem prótese, a paciente deverá adotar uma série de cuidados em casa para ter uma recuperação mais adequada e prevenir complicações pós-operatórias. As recomendações incluem:
- Repouso de 7 dias, em média;
- Uso de cinta e sutiã pós-cirúrgicos continuamente por cerca de 30 dias;
- Não levantar peso ou fazer atividades intensas;
- Fazer sessões de drenagem linfática;
- Usar a medicação prescrita, incluindo analgésicos, anti-inflamatório e antibiótico;
- Não dirigir por cerca de 15 dias;
- Higienizar corretamente as incisões e mantê-las secas;
- Não fazer atividades físicas pelo período de 30 a 90 dias.
Em adição a esses cuidados, é importante que a paciente faça o acompanhamento médico pós-operatório, o que garante monitoramento da resposta do organismo após a cirurgia e minimiza os riscos de complicações.
Qual a diferença entre lipoenxeria mamária e mamoplastia de aumento?
A lipoenxertia de mama consiste em um aumento do volume mamário exclusivamente com o preenchimento com gordura autógena. As células adiposas, entretanto, podem ser absorvidas pelo organismo e apresentar mudanças no tamanho das mamas com o ganho ou perda de peso.
A mamoplastia de aumento consiste em uma cirurgia plástica na qual o aumento do volume mamário está relacionado à inserção da prótese de silicone, sendo estável ao longo do período de permanência da prótese.
Uma questão interessante é que a lipoenxertia mamária pode ser associada à mamoplastia de aumento para modelação dos seios, especialmente para um resultado esteticamente mais natural e harmônico com a estrutura corporal.
Apesar disso, tanto a lipoenxertia de mama como a mamoplastia de aumento são cirurgias plásticas complexas que demandam avaliação e acompanhamento de um cirurgião plástico devidamente qualificado.
Entre em contato com a equipe da Clínica Clincer e marque uma consulta para tirar dúvidas sobre esse e outros procedimentos.
Entrar em contato com os especialistas da Clincer
Fontes: