Conheça as principais diferenças entre esses dois procedimentos de redução de gordura
Não importa a época do ano: seja no frio, quando as roupas trazem a sensação de “nos engordar”, ou no calor, quando desejamos aproveitar uma praia, fato é que os brasileiros estão sempre em busca de eliminar gorduras localizadas. E é comum que, neste sentido, surjam dúvidas como: hidrolipo ou lipoaspiração? Qual a melhor decisão?
Se você chegou até aqui em dúvida entre hidrolipo ou lipoaspiração, é hora de esclarecê-las em relação a esses dois procedimentos estéticos. Com o avanço das técnicas da medicina estética, contudo, existem cada vez mais procedimentos que ajudam na melhoria da autoestima e na resolução de uma barriga chapada.
Hidrolipo ou lipoaspiração: qual técnica é menos invasiva?
Um dos medos de muitos pacientes que chegam até consultórios de cirurgia plástica em busca de melhorias na própria aparência está em relação a enfrentar um procedimento invasivo.
Portanto, para quem está em dúvida entre hidrolipo ou lipoaspiração, a resposta é que o primeiro procedimento é o menos invasivo. Dentre suas vantagens, podemos destacar que o paciente pode ficar despertado durante todo o procedimento, que dura cerca de duas horas, e ainda sair andando do consultório médico. Já com relação à lipoaspiração, a anestesia é geral e a recuperação é mais demorada.
Hidrolipo: como funciona
A hidrolipo, em um aspecto geral, é indicada para pacientes que desejam eliminar pequenas gorduras localizadas, desde que não estejam muito acima do peso ideal. Esse procedimento está, normalmente, relacionado com a remoção da gordura localizada em áreas menores do corpo, envolvendo uma região menor do que a lipo comum.
Em geral, as regiões em que pode ser feita a hidrolipo são:
- Flancos;
- Parte interna da coxa;
- Culotes;
- Costas;
- Axilas;
- Abdômen;
- Papada;
- Braços.
Continuando nosso guia sobre as diferenças entre hidrolipo ou lipoaspiração, é preciso entender como funciona, na prática, a primeira opção. Nela, o cirurgião aplica uma solução à base de lidocaína, solução anestésica. Somente na sequência a gordura é removida, e a cirurgia, finalizada.
O pós-operatório da hidrolipo é muito mais rápido do que o da lipoaspiração. Em geral, é preciso um repouso de 20 dias até a retomada das atividades rotineiras. Dentre os cuidados que precisam ser adotados, estão:
- Evitar exposição ao sol;
- Utilização de cinta compressora por até 60 dias;
- Drenagem linfática para reduzir o inchaço.
Lipoaspiração: como funciona
Continuando as diferenças entre hidrolipo ou lipoaspiração, é hora de entender sobre a segunda opção. A lipo apresenta maiores riscos do que a hidrolipo. Através desse procedimento, a gordura é aspirada através de cânulas, podendo beneficiar diversas regiões do corpo.
Nesse tratamento, a gordura é aspirada através de um sistema a vácuo, deixando cicatrizes quase inexistentes, que compreendem um tamanho próximo de meio centímetro. Elas não trazem tantos incômodos e se tornam imperceptíveis com o decorrer do tempo.
A lipoaspiração é indicada para pacientes que desejam modelar o corpo, agindo diretamente sobre as gorduras localizadas, principalmente aqueles que não conseguem se livrar delas através de outros procedimentos, como atividade física e reeducação alimentar.
É válido salientar que esse tipo de cirurgia não deve ser escolhido apenas para a redução de peso, nem por pacientes que não tenham tentado, anteriormente, tratamentos menos invasivos de perda de gordura.
Dentre os riscos já citados, podemos destacar que a lipo pode trazer necrose local, desenvolvimento de fibrose, modificações na flacidez e rugosidade cutânea e depressão da região que foi lipoaspirada.
A lipo é contraindicada para pacientes obesos, cardiopatas, hipertensos, com diabetes não controlada ou com problemas de coagulação sanguínea. Sua recuperação é mais lenta que a da hidrolipo e pode requerer a necessidade de alguns medicamentos prescritos pelo cirurgião.
Agora que você já entendeu as diferenças entre hidrolipo ou lipoaspiração, é hora de decidir qual é a melhor escolha para o seu corpo. Para isso, conte com um dos médicos da equipe da Clínica Clincer, entre em contato agora mesmo e agende sua consulta.
Confira também: quanto custa uma lipoaspiração
Fontes
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica