Alguns casos da cirurgia de implante de silicone podem ser impactados com essa condição. Entenda por que isso acontece.
A realização do sonho da cirurgia de implante de silicone nem sempre é uma conquista que vem sem problemas. Isso porque, como todo procedimento invasivo, ela pode ter complicações, que podem ser causadas por diversos fatores, como não seguir adequadamente as recomendações pós-operatórias.
Uma das complicações mais comuns nas mamoplastias que envolvem a aplicação de implantes é o deslocamento da prótese de silicone. Diversos fatores podem levar ao aparecimento da condição, como a movimentação dos braços, não seguir uma dieta equilibrada e até mesmo a forma como a paciente dorme.
Saiba quando o deslocamento da prótese de silicone pode acontecer e como é possível evitar o aparecimento da condição.
Sintomas do deslocamento da prótese
O principal sinal de deslocamento da prótese de silicone é a evidente mudança de aparência dos seios, que parecem estar assimétricos. Essa alteração visual costuma despertar a suspeita de que o silicone está fora do lugar que deveria estar, como se uma ou ambas as mamas não estivessem no local idealmente projetado pelo cirurgião.
Isso pode ser percebido pois, antes da cirurgia, o cirurgião projeta a prótese para que a ponta do silicone esteja no local em que se encontra a aréola da paciente. Com o deslocamento da prótese de silicone, ocorre o desalinhamento da projeção.
Geralmente, o sinal visual indicativo do deslocamento da prótese de silicone pode ser percebido quando mulher se posiciona em pé diante do espelho. Assim, é possível reparar a mudança de posição da ponta do implante, que pode estar mais para cima ou mais para baixo da aréola, além de, como dito, estar em assimetria em relação ao outro seio.
O que pode causar o deslocamento da prótese
As causas do descolamento da prótese de silicone costumam estar relacionadas a falta de atenção aos cuidados pós-operatórios — como evitar grandes impactos, utilizar sutiã pós-cirúrgico adequadamente e atenção à posição de dormir —, uma vez que a maioria dos casos ocorre em até três meses após o procedimento. Além disso, alguns incidentes e reações do corpo também podem estar relacionados à complicação.
Grandes impactos
Grandes impactos nas mamas são causas muito comuns do deslocamento da prótese de silicone, principalmente traumas muito intensos, como acidentes e esforços físicos muito grandes antes da liberação médica.
Ainda que alguns tipos de acidentes não possam ser previstos ou evitados — como uma batida de carro —, é sempre fundamental seguir as orientações médicas relacionadas a repouso e atividades físicas para evitar que grandes impactos sejam um problema para a recuperação da cirurgia e estabelecimento das próteses.
Contração capsular
Como parte da cicatrização natural do organismo após a mamoplastia, é comum que seja formada uma cápsula ao redor do implante de silicone, para que ele não fique junto ao tecido mamário. Essa ação é realizada pelo sistema imunológico com o intuito de proteger o tecido.
No entanto, algumas pacientes podem apresentar uma condição chamada contração capsular, que se instala quando a resposta do sistema imunológico é exagerada. Além de causar deslocamento da prótese de silicone, podem ocorrer outros sintomas, como dores, inchaço e endurecimento das mamas.
Cuidado ao dormir
Uma das principais indicações pós-operatórias de uma cirurgia de implante de silicone é a posição para dormir. Geralmente, é indicado que se durma de barriga para cima por pelo menos 30 dias após o procedimento. Dessa maneira, evitam-se complicações na cicatrização e o deslocamento da prótese de silicone.
Como prevenir
Diversos cuidados podem ser tomados para prevenir que o deslocamento da prótese de silicone ocorra. Como vimos, ter atenção às recomendações pós-operatórias é fundamental para que o implante se estabeleça adequadamente.
Por isso, é importante ficar atenta ao período estabelecido pelo médico para retomar atividades físicas e o trabalho, dormir em qualquer posição e dirigir, por exemplo. Além disso, o especialista precisa ser comunicado sobre qualquer sinal de deslocamento ou outro sintoma durante esse período.
Outra ação que pode ser benéfica na prevenção da complicação é a atenção à alimentação. Consumir mais alimentos naturais, com pouca gordura, e menos ultraprocessados, contribui para uma melhor cicatrização, o que evita o deslocamento da prótese de silicone. Alguns dos alimentos que devem ser preferidos são:
- Vegetais;
- Frutas;
- Legumes;
- Carnes magras.
O que fazer caso aconteça o deslocamento da prótese de silicone?
O primeiro passo ao notar a assimetria dos seios é buscar o cirurgião responsável pelo implante de silicone. Com alguns exames, ele poderá comprovar se houve ou não o deslocamento da prótese de silicone.
Para solucionar o problema, o médico deverá solicitar uma segunda cirurgia para reposicionar a prótese de acordo com a aréola da paciente. Na sequência, ela deverá seguir todas as recomendações para evitar que o deslocamento da prótese de silicone ocorra novamente.
Entre em contato e saiba mais sobre esse e demais assuntos.
Fontes: