Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Cuidados com a cicatriz da rinoplastia

Cuidados com a cicatriz da rinoplastia

Conheça os principais cuidados com a cicatriz da rinoplastia que devem ser adotados após o procedimento

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais comuns em todo o mundo. O procedimento é realizado nas estruturas ósseas e cartilaginosas do nariz, e pode ter finalidade estética ou funcional. Junto com a lipoaspiração e a

, a rinoplastia está entre as cirurgias mais procuradas pelos brasileiros e brasileiras.

Apesar de ser um procedimento, de modo geral, considerado simples, um dos fatores para o sucesso de seus resultados depende dos cuidados com a cicatriz da rinoplastia. Continue a leitura e entenda mais sobre esse assunto!

Como é a cicatriz da rinoplastia

Apesar de o nariz ser uma área muito visível e exposta, em geral as cicatrizes da rinoplastia são discretas, na área entre as narinas, chamada columela. Nas rinoplastias internas, as cicatrizes ficam fora do campo de visão. Em alguns casos, quando há a necessidade de realizar corrigir as laterais do nariz, a cicatriz lateral pode ser mais aparente, mas ainda assim discreta.

Os únicos casos em que uma cicatriz mais aparente pode surgir são nos pacientes que têm tendência a desenvolverem cicatrizes hipertróficas ou queloides. Ainda assim, as chances de essas características aparecerem são pequenas, principalmente se houver atenção aos cuidados com a cicatriz da rinoplastia.

Como cuidar corretamente das cicatrizes

De modo geral, as cicatrizes são estruturas muito sensíveis a fatores externos, como a luz solar e às mudanças de temperatura. Por isso, os principais cuidados com a cicatriz da rinoplastia envolvem evitar expor o nariz a esses fatores durante e após o período de cicatrização para que se mantenha discreta e sem complicações.

Durante a cicatrização, é importante se atentar também aos cuidados com os curativos, com a higiene local e com a utilização de acessórios, como óculos. Essas recomendações são muito importantes para que ocorra uma cicatrização adequada, e por isso também são cuidados com a cicatriz da rinoplastia. É importante também ficar atento a qualquer sinal ou sintoma que indique complicação na recuperação.

Alguns cuidados, como evitar a exposição solar e a friagem, devem ser estendidos após a cicatrização completa, já que a incidência de raios solares e mudanças de temperatura podem alterar a aparência das cicatrizes e deixá-las menos discretas.

Por isso, é fundamental usar protetores solares adequados para a face e evitar exposição nos horários de maior incidência solar. Da mesma forma, deve-se também evitar expor o nariz diretamente a temperaturas muito frias por longos períodos.

Tempo de cicatrização

Como dito, os cuidados com a cicatriz da rinoplastia devem se estender por todo o período de cicatrização. Isso porque as estruturas da face podem levar de seis meses até um ano para que se reorganizem adequadamente. Por isso, somente após esse período pode-se afirmar que a cirurgia cicatrizou completamente.

Apesar disso, nos primeiros três meses já é possível ver uma diferença relevante na aparência do nariz. Como vimos, nesse período, já sem os curativos, os cuidados com a cicatriz da rinoplastia devem continuar, principalmente em relação à exposição solar, para que ela se mantenha discreta e sem complicações.

Demais cuidados após a rinoplastia

Os cuidados com a cicatriz da rinoplastia começam ainda no período pós-operatório. Nessa fase, o paciente pode sentir incômodo, sobretudo nas primeiras 48 horas. O inchaço e sensibilidade do rosto podem gerar desconforto no paciente. No entanto, estes sintomas tendem a desaparecer, principalmente se os cuidados corretos forem observados.

Na ausência de complicações, o paciente é liberado em até 12 horas após a cirurgia. O curativo funciona como modelador e imobilizador das estruturas nasais, e só deve ser trocado pelo médico após avaliações periódicas que começam, geralmente, nos primeiros 7 dias após o procedimento.

Nesse período, é importante se atentar a algumas recomendações para que os resultados da rinoplastia sejam satisfatórios e a cicatriz se estabeleça de forma discreta. Os principais cuidados desse período são:

  • Manter o local do curativo limpo, de acordo com as instruções médicas;
  • Tomar as medicações e utilizar as pomadas prescritas pelo médico, sem nunca se automedicar;
  • Manter repouso e ter uma alimentação equilibrada de acordo com a recomendação médica;
  • Não coçar ou assoar no nariz;
  • Evitar exposição excessiva ao sol;
  • Evitar utilizar óculos e outros acessórios sobre o nariz nos primeiros 14 dias.

Outro fator consideravelmente importante desde o pré até o pós-cirúrgico da rinoplastia é contar com profissionais capacitados, que focam na segurança e no bem-estar do paciente de forma individualizada e cuidadosa.

Entre em contato e saiba mais sobre esse e demais assuntos.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial