Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Como é a recuperação da Otoplastia?

Como é a recuperação da Otoplastia?

Fique por dentro das principais informações sobre o momento pós-cirúrgico da otoplastia

A otoplastia é uma cirurgia muito procurada por pais que querem corrigir o excesso de cartilagem da pele e reposicionar as orelhas dos filhos, melhorando a aparência das chamadas orelhas de abano. Por isso, é comum que haja preocupação com a recuperação da otoplastia.

Apesar de esta ser uma cirurgia relativamente simples, a recuperação da otoplastia requer alguns cuidados específicos e que devem ser seguidos à risca para o sucesso do tratamento.

Como é feita a cirurgia de otoplastia?

O procedimento é simples e pouco invasivo, sendo que o paciente costuma receber alta no mesmo dia sem a necessidade de internação.

Durante a cirurgia de otoplastia, o médico cirurgião responsável realiza uma incisão na parte posterior da orelha, acompanhando a curvatura natural da região. A partir dessa incisão, o excesso de pele é removido e a cartilagem é reposicionada para melhorar a flexibilidade da orelha.

Em casos de orelhas que precisam ter o tamanho reduzido, o médico também poderá remover um pouco de cartilagem para melhorar a harmonia do resultado no rosto do paciente.

Cuidados na recuperação da otoplastia

O resultado da cirurgia está ligado ao processo de cicatrização das incisões feitas pelo cirurgião, por isso, é importante que o paciente siga à risca as orientações do médico durante a recuperação da otoplastia.

Alguns dos principais cuidados na recuperação da otoplastia são:

Usar a faixa de otoplastia

A faixa pós-cirúrgica tem um papel fundamental para a cicatrização das orelhas. É por meio da compressão que ela promove que o inchaço fica menor e, além disso, a faixa ajuda as orelhas a permanecerem na posição ideal.

Cuidados com ambientes externos

Sol, vento, cigarro, bebidas alcoólicas, assim como qualquer tipo de adereço nas orelhas, devem ser evitados por, pelo menos, 30 dias após a cirurgia.

Repouso absoluto

O médico cirurgião deverá indicar o tempo de recuperação da otoplastia, mas geralmente o repouso total dura cinco dias, enquanto o resultado só será visto após três meses do procedimento.

Para quem a otoplastia é indicada?

A otoplastia é uma cirurgia de correção do formato da orelha, popularmente conhecida como orelha de abano.

Quando a criança nasce com as orelhas assimétricas, tanto por tamanho ou angulação, malformações congênitas ou quando há uma deformidade após um evento traumático, a otoplastia pode ser indicada.

Além de corrigir a questão estética, a otoplastia é capaz de melhorar a funcionalidade das orelhas, entregando mais harmonia ao rosto e alinhando volume e posição.

Para as crianças, o indicado é realizar a cirurgia de otoplastia a partir dos 6 anos de idade, que é quando as orelhas já estão mais desenvolvidas e próximas do seu tamanho final.

O tempo de recuperação da otoplastia costuma girar perto dos 30 dias, por isso muitos pais optam por realizar a cirurgia durante as férias escolares.

Como escolher um profissional para realizar a cirurgia

Apesar de ser uma cirurgia simples, a otoplastia ainda é uma intervenção cirúrgica e precisa ser feita por um médico qualificado para que os resultados sejam satisfatórios.

Outro ponto importante para escolher o profissional que vai realizar a cirurgia de otoplastia é conferir se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, já que esse é um importante diferencial para garantir a qualidade do atendimento do início ao fim.

Contar com uma clínica especializada e com profissionais atenciosos faz toda a diferença também para um pós-operatório mais tranquilo, já que a experiência e o cuidado melhoram o tempo de recuperação do paciente.

Entre em contato em saiba mais sobre as cirurgias plásticas com a Clínica Clincer.

Fonte:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

Clínica Clincer.