Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Como acabar com a flacidez dos seios?

Como acabar com a flacidez dos seios?

Flacidez nos seios com caimento indesejado pode ser revertida por meio da mastopexia. Conheça as indicações e como é feita essa cirurgia plástica

Saber como acabar com a flacidez nos seios é uma dúvida recorrente entre as mulheres, pois trata-se de uma estética recorrente principalmente na meia-idade e após a amamentação.

A motivação para saber como acabar com a flacidez nos seios deve-se ao incômodo relacionado a essa estética.

Atualmente, existem cirurgias plásticas específicas para corrigir a flacidez nos seios. A seguir conheça as causas do problema e opções de tratamento.

Fale conosco e saiba como acabar com a flacidez dos seios!

Falar com especialista!

Clincer

Causas da flacidez nos seios

A flacidez nos seios pode ser causada por diferentes fatores e, especialmente, pela convergência entre os diferentes responsáveis pelo excesso de pele. Conheça abaixo!

Oscilação de peso

Um dos principais fatores associados à flacidez é a oscilação de peso frequente, como em mulheres com tendência ou hábitos que favorecem o efeito sanfona.

Gravidez

Durante a gestação, os níveis do hormônio prolactina aumentam para estimular as glândulas mamárias na produção de leite materno, o que aumenta o volume dos seios.

Mesmo mulheres que não amamentam após o parto podem apresentar níveis variados de flacidez nas mamas devido a esse crescimento glandular durante a gestação.

Amamentação

Durante a amamentação, ocorre o aumento do volume mamário devido ao estímulo às glândulas lácteas e também ao armazenamento de leite.

Quando a produção de leite acaba, é comum que haja sobressalência de pele, causando flacidez, pois as glândulas mamárias retornam ao tamanho normal.

Envelhecimento

Com o processo natural de envelhecimento, ocorre a diminuição na produção de colágeno e elastina, tecidos responsáveis pela elasticidade e firmeza da pele.

Esse processo, somado à ação da gravidade, tende a resultar na flacidez da pele, incluindo dos seios.

Exposição solar

Apesar de ser benéfico à saúde, a exposição excessiva ao sol, especialmente sem o uso adequado de protetor solar, pode resultar em flacidez.

A radiação solar causa a degradação acelerada das células colágenas, reduzindo as fibras dérmicas e prejudicando a estrutura da pele.

É por conta desse processo que áreas do corpo mais expostas ao sol tendem a ficar mais enrugadas com o passar do tempo.

Fatores genéticos

Algumas pessoas têm maior tendência à flacidez cutânea do que outras devido a características individuais herdadas dos pais.

Quando uma pessoa com esse tipo de predisposição passa por algum dos fatores anteriormente citados, pode apresentar um grau de flacidez mais elevado do que o normal.

Além desses fatores que podem influenciar a flacidez nos seios, outros aspectos também estão associados ao problema, como: maus hábitos alimentares, sedentarismo, tabaco, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e má qualidade do sono crônica.

Como acabar com a flacidez nos seios?

Com a recorrência da flacidez nos seios entre o público feminino, mesmo com a adoção de cuidados, há opções para correção dessa estética indesejada.

A mastopexia, cirurgia plástica também conhecida como lifting mamário, tem como objetivo levantar os seios promovendo a remoção do excesso de pele.

A indicação da mastopexia deve ser realizada por um cirurgião plástico de confiança após avaliação detalhada do caso. A recomendação é que o procedimento seja realizado por mulheres com insatisfação relacionada à flacidez mamária.

O especialista vai avaliar, por exemplo, o grau de flacidez, o nível de insatisfação da paciente e suas características físicas, como estatura e estrutura torácica.

Um equívoco comum é a paciente com flacidez nos seios desejar colocar prótese de silicone para correção do problema, no entanto, essa abordagem prejudica ainda mais a flacidez e caimento, pois sobrecarrega as fibras.

Portanto, a abordagem correta para tratamento da flacidez é a mastopexia e, opcionalmente, a colocação da prótese de silicone.

Agende uma consulta para realizar a mastopexia!

Falar com especialista!

Clincer

A mastopexia para flacidez nos seios

A mastopexia é uma cirurgia plástica que exige cuidados pré-operatórios completos, como a realização de todos os exames de saúde, incluindo: hemograma, coagulograma, glicemia, creatina, exames de urina, mamografia e exames cardíacos.

Para realização da cirurgia é necessária internação hospitalar de, em média, 12 horas, sendo a duração do procedimento entre 2 e 3 horas, a depender da complexidade do caso.

A mastopexia pode ser realizada com anestésico local com sedação ou anestesia geral, a depender da preferência do cirurgião plástico responsável.

A incisão da mastopexia vai depender do grau de flacidez das mamas, sendo possível que ela seja em T invertido, em L ou areolar.

Durante a cirurgia, o especialista faz a remoção do excesso de pele e reposiciona as estruturas para um desenho mamário esteticamente mais satisfatório e harmônico.

O reposicionamento da aréola pode ser necessário para uma estética mais satisfatória em casos nos quais há uma grande remoção de pele. Isso garante resultados mais satisfatórios à paciente e atendimento às expectativas relacionadas ao tratamento.

Como visto, a mastopexia, com a remoção do excesso de tecidos que resulta na flacidez das mamas, pode ser associada à colocação da prótese de silicone para garantir uma estética mais desejada, com maior volume dos seios e aparência mais elevada.

Essa indicação, no entanto, dependerá das características do caso, das expectativas da paciente e da avaliação especializada.

Quais são os cuidados pós-operatórios?

Para uma recuperação mais satisfatória é indispensável que, após a alta hospitalar, a paciente siga corretamente as instruções da equipe médica acerca do pós-operatório imediato.

A indicação é que seja feito repouso por 15 dias após a cirurgia plástica, minimizando a exposição solar e atividades que demandam esforço, especialmente associadas ao levantamento de peso e atividades físicas, que poderão ser retomadas em cerca de três meses.

O uso do sutiã pós-operatório é fundamental para uma recuperação adequada dos tecidos, sem sobrecarregar a região operada. O uso deve ser contínuo e varia entre 30 e 90 dias, de acordo com as recomendações médicas.

As sessões de drenagem linfática são recomendadas para prevenir complicações pós-operatórias e melhorar a recuperação, acelerando o processo de cicatrização.

O resultado da mastopexia na correção da flacidez nos seios poderá ser visto conforme haja a diminuição dos edemas, mas ele é considerado definitivo em cerca de 12 meses.

Portanto, apesar de saber como acabar com a flacidez nos seios ser um passo importante, é essencial buscar um cirurgião plástico de confiança que instrua e acompanhe todo esse processo.

Como prevenir a flacidez das mamas?

A prevenção da flacidez mamária não é certa, pois mesmo com a adoção de hábitos saudáveis, a predisposição genética ou perda de peso em algum momento podem favorecer a perda de elasticidade e firmeza dos seios.

Apesar disso, algumas formas de minimizar as chances de ter seios flácidos incluem:

  • Hidratação diária da pele;
  • Alimentação saudável e balanceada;
  • Consumo adequado de água diariamente;
  • Manutenção do peso adequado;
  • Minimizar hábitos prejudiciais.

Portanto, os cuidados preventivos contribuem com a firmeza da pele, mas não é possível evitar totalmente o surgimento do problema, especialmente em casos de amamentação, perda significativa de peso e envelhecimento.

Entre em contato para agendar uma avaliação da estética dos seus seios!

Falar com especialista!

Clincer

Fontes:

Clínica Clincer

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)