Conheça a blefaroplastia, cirurgia para retirar excesso de pele dos olhos que tem indicações estéticas e funcionais e está entre as mais procuradas no Brasil
A cirurgia para retirar excesso de pele dos olhos está entre as cirurgias plásticas mais procuradas no Brasil, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS).
Trata-se da cirurgia de pálpebra, também chamada de blefaroplastia, procedimento que viabiliza o rejuvenescimento da região dos olhos, contribuindo para a estética facial como um todo.
Entre em contato para agendar uma consulta!
Quando é indicada a cirurgia de pálpebra?
A cirurgia da pálpebra pode ter indicações estéticas ou funcionais, a depender do caso.
Quando indicada para correção da flacidez, por exemplo, a cirurgia para retirar excesso de pele dos olhos é voltada para amenizar a pseudoptose.
Já em pacientes com ptose palpebral, ocorre a queda da estrutura muscular, o que além de prejuízos estéticos, também pode resultar em comprometimento da visão, fazendo com que a cirurgia tenha demandas funcionais.
Além da flacidez e da ptose, a cirurgia para retirar excesso de pele dos olhos também pode ser indicada para amenizar insatisfações estéticas variadas, como a presença de xantelasmas (bolinhas de gordura) e rugas leves.
Apesar de ser um procedimento com alta procura, a cirurgia da pálpebra deve ser indicada por um cirurgião plástico de confiança após avaliação individualizada do paciente.
Como é realizada a cirurgia para retirar excesso de pele dos olhos?
A blefaroplastia é realizada em ambiente hospitalar. Utiliza-se, geralmente, anestesia local e sedação ou anestesia geral, a depender da preferência do cirurgião, e o procedimento demora, em média, de 1 a 2 horas, de acordo com a complexidade do caso.
Já no centro cirúrgico, o especialista faz as marcações na área das incisões e das correções estéticas ou funcionais, de acordo com o planejamento cirúrgico.
As incisões da cirurgia da pálpebra costumam ser bastante discretas, ficando escondidas posteriormente nas dobras naturais da pele, como na linha dos cílios.
Em seguida, o cirurgião plástico remove o tecido excedente, como a pele ou bolsas de gordura, contribuindo enormemente na estética facial. No caso da correção da ptose palpebral, é necessário fazer o reposicionamento dos músculos e sutura para estabilidade dos tecidos no local correto.
Por fim, as incisões cirúrgicas são fechadas com suturas a fim de melhorar a estética posterior das cicatrizes. Ainda no centro cirúrgico, são feitos os curativos que protegem o local operado e melhoram o processo de cicatrização.
Em geral, o paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia ou em até 24 horas, normalmente, mas isso depende da evolução pós-cirúrgica.
Quero entrar em contato com a Clincer
Quais são os cuidados antes e depois da cirurgia de pálpebra?
Para melhor condução da cirurgia para retirar excesso de pele dos olhos e posterior recuperação do procedimento, o paciente recebe uma série de orientações antes e depois da blefaroplastia.
No pré-operatório do procedimento, por exemplo, as recomendações e cuidados incluem:
- Fazer avaliação com cirurgião plástico de confiança;
- Realizar os exames médicos pré-operatórios;
- Interromper hábitos nocivos, como tabagismo;
- Interromper o uso de medicamentos que possam afetar o sucesso do procedimento.
Já no pós-operatório, os cuidados prescritos pela equipe médica são essenciais nos resultados estéticos alcançados. Eles incluem:
- Repouso;
- Não se expor à luz solar e usar óculos de sol em ambientes externos;
- Não usar dermocosméticos faciais não autorizados;
- Fazer compressas frias;
- Usar apenas a medicação prescrita pelo médico;
- Higienizar bem a região operada conforme orientado pela equipe.
Os cuidados pós-operatórios devem convergir com as consultas de acompanhamento com a equipe visando monitorar a evolução pós-operatória.
Quais são os riscos da cirurgia para retirar excesso de pele dos olhos?
A cirurgia de pálpebra é um procedimento seguro, entretanto, apresenta riscos como qualquer abordagem cirúrgica. Eles incluem:
- Incômodo nos olhos, como secura e dificuldade de fechar os olhos no pós-operatório imediato;
- Prejuízo temporário da visão;
- Dor e desconforto pós-cirúrgico;
- Formação de edema e hematomas;
- Alteração na sensibilidade;
- Cicatrizes inestéticas;
- Resultados inestéticos e necessidade de cirurgia revisional.
Todos os riscos da blefaroplastia devem ser conversados com o cirurgião plástico durante o pré-operatório a fim de ponderar os prós e contras do procedimento.
Em geral, a cirurgia para retirar excesso de pele dos olhos apresenta resultados satisfatórios e riscos mínimos, mas todo caso deve ser avaliado individualmente.
Para saber mais sobre a blefaroplastia, entre em contato com a equipe da Clínica Clincer.
Referência
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS)