Saiba em quais situações a cirurgia das pálpebras pode ser recomendada
Por possuir uma pele fina, a região ao redor dos olhos costuma ser a primeira a apresentar sinais de envelhecimento. Um dos tratamentos indicados para recuperar a jovialidade da região é a blefaroplastia, um procedimento cirúrgico que elimina rugas, flacidez e excesso de gordura, realçando os olhos e revitalizando a área ao redor. Saiba quando a blefaroplastia é indicada, e se pode ser uma opção para você, lendo o texto a seguir.
Rejuvenesça o olhar e recupere a confiança com a blefaroplastia.
O que é blefaroplastia?
A blefaroplastia é uma cirurgia plástica que consiste na retirada do excesso de pele e gordura das pálpebras, além de posicioná-las corretamente, diminuindo a aparência cansada e envelhecida. O procedimento pode ser realizado na pálpebra superior, na inferior ou em ambas.
Além da indicação estética, a blefaroplastia é uma cirurgia funcional, pois em alguns casos o excesso de pele pode reduzir o campo de visão.
Apesar de ser realizada com mais frequência em pessoas mais velhas com sinais de envelhecimento, a blefaroplastia é indicada também em pessoas mais jovens, quando o problema está relacionado a fatores genéticos.
O procedimento é realizado em ambiente hospitalar, com anestesia geral ou sedação intravenosa com anestesia local, dependendo do caso, e tem duração média de 40 a 90 minutos. A alta hospitalar costuma ser no mesmo dia. A blefaroplastia pode ser associada a outros procedimentos de rejuvenescimento facial, como:
- Preenchimento;
- Lifting facial;
- Suspensão dos supercílios;
- Rinoplastia.
Quando a blefaroplastia é indicada?
A blefaroplastia é indicada, na maioria dos casos, para pessoas acima dos 40 anos, devido ao aparecimento dos sinais de envelhecimento que ocorrem com mais intensidade a partir dessa idade, como consequência da perda da elasticidade da pele. Ela é recomendada nos seguintes casos:
Excesso de pele nas pálpebras superiores
A blefaroplastia é indicada para retirada do excesso de pele e de gordura que se acumulam nas pálpebras superiores por conta do envelhecimento e consequente aspecto mais cansado e envelhecido do rosto. A blefaroplastia das pálpebras superiores também pode melhorar o contorno dos olhos que têm um formato caído.
Excesso de pele nas pálpebras inferiores
A blefaroplastia é indicada nas pálpebras inferiores para ajudar a reduzir o inchaço, as olheiras e as rugas na região, proporcionando assim um aspecto mais rejuvenescido ao rosto.
Entre em contato com uma clínica especializada e realize o procedimento ideal!
Bolsas salientes nas pálpebras
Outra razão pela qual a blefaroplastia é indicada é para a remoção de bolsas de gordura nas pálpebras inferiores, que causam olheiras e aumentam a aparência de cansaço, embora não atrapalhem a visão. Nesse caso, a blefaroplastia é indicada por proporcionar um contorno mais suave e rejuvenescido ao paciente.
Pálpebras caídas (ou ptose palpebral)
O principal tratamento para as pálpebras caídas, condição também chamada de ptose palpebral, é a blefaroplastia. Pacientes com essa condição parecem estar sempre com os olhos semicerrados, porque a pálpebra superior fica solta por cima dos olhos, cobrindo a córnea parcialmente. Nesse caso, a blefaroplastia é indicada por razões funcionais, e não apenas estéticas, pois pode tanto haver prejuízo na visão quanto prejuízos à aparência.
A cirurgia permite levantar a pálpebra ou recolocá-la na sua posição normal. Durante o procedimento, pode-se encurtar os músculos que elevam a pálpebra ou realizar uma dobra no músculo levantador para remover o excesso de pele. Em alguns casos, as pálpebras caídas podem causar desconforto ou irritação nos olhos. Ao levantar as pálpebras, a cirurgia pode ajudar a aliviar esse desconforto.
Para saber mais sobre quando a blefaroplastia é indicada, entre em contato com a equipe da Clínica Clincer.
Fontes